Tour Cultural na Paulista: Japan House, Casa das Rosas, Itaú Cultural, Centro Cultural Fiesp e Instituto Moreira Salles! Diversão e cultura de graça!

Ultimamente o que mais se divulga na Av. Paulista, é justamente os domingos, com a via fechada, perfeita para passear a pé, andar de bicicleta, curtir a família, comer nos Food Trucks, etc.

Mas uma das coisas mais legais para se fazer pela mais paulista das avenidas, que nada nada é o cartão postal de Sampa,  é visitar os pontos culturais, que, na maioria das vezes, são gratuitos.

E nosso tour começa pela Japan House. Chegamos cedo, então conseguimos entrar sem filas! E vale muito a visita! Além da fachada linda, o local conta exposições que exaltam e promovem os artistas nipo-brasileiros. Ainda é possível degustar delícias orientais na cafeteria, comprar produtos típicos na lojinha ou aproveitar um almoço delicioso do Chef Junji Sakamoto, no caprichado restaurante do local. O local conta também com jardins internos. A entrada é gratuita.

Fotos acima ilustram as duas exposições do dia da visita


Restaurante Junji Sakamoto

Na sequência, fomos para a Casa das Rosas. Num dia de sol, é perfeito passear pelos seus jardins e claro, aproveitar também para entrar na casa e ter a vista da paulista, do seu enorme terraço. Um dos poucos casarões preservados da cidade, vale a visita. Não deixe de tomar um café na cafeteria do local, com mesinhas ao ar livre, em meio ao famoso jardim.

Depois dessa pausa, o destino foi o Itaú Cultural e fomos surpreendidos por uma exposição interessantíssima, regional, de arte em madeira do artista Véio. Sempre gratuitas também!

Próximo destino foi o Centro Cultural Fiesp, que tem, atualmente, uma exposição de arte belga em cartaz e, no andar de baixo (sempre tem exposições por la) uma bem lúdica e divertida que até a criançada vai adorar. Gratuitas também! E não deixe de comer um dos deliciosos doces servidos na cafeteria do local.

Para encerrar, o tour finalizou no novíssimo Instituto Moreira Salles e sua maravilhosa arquitetura! Está linda!! Lá o foco é a fotografia e claro, a linda vista da Paulista com o belíssimo por do sol. No local, também há o badalado restaurante Balaio, do mesmo chef do Mocotó.

a linda arquitetura, vista e por do sol do local

O acervo para consulta eletronica é bem legal!

Para o almoço, a pausa foi no famoso e delicioso Pastel da Maria! Muito bom e baratinho. Apesar de estar sempre cheio, a fila é rápida, e tem mesinhas no local, para comer com calma. Não deixe de pedir o caldo de cana, que é delicioso!

 

Para saber mais sobre os locais e acompanhar as programações culturais:

Centro cultural Fiesp: http://www.centroculturalfiesp.com.br/

Itaú Cultural: http://www.itaucultural.org.br/

Japan House: http://www.japanhouse.jp/saopaulo

Casa das Rosas: http://www.casadasrosas.org.br/

Instituto Moreira Salles: http://ims.com.br