Parque Nacional de Itatiaia: simplesmente deslumbrante!

O ponto principal de nossa estadia em Resende foi conhecer o Parque Nacional de Itatiaia! Simplesmente deslumbrante, vistas incríveis, montanhas, cachoeiras, tudo de bom para o amante do ecoturismo.

O Parque é dividido entre Parte Baixa e Parte Alta, com ingressos distintos e portarias localizadas em diferentes pontos. A melhor coisa é consultar o site oficial, tanto para o endereço de cada portaria, quanto para escolher o seu roteiro (especialmente da parte alta) e compras os ingressos antecipadamente.

Parte Baixa

Chega-se de carro, num caminho fácil, até a portaria principal.  Possui trilhas fáceis e, praticamente, acessível a quase todos.  Na parte baixa do parque,  é possível acessar:

Mirante do Último Adeus

Acesso fácil, de carro bem em frente ao mirante, vista incrível da região



Lago Azul

Trilha de 15 minutos nível fácil, leva a esse incrível lago de águas cristalinas. É possivel parar o carro no início da trilha.

Cachoeira Véu da Noiva,

No último ponto do parque, é possível deixar o carro no estacionamento.

Com uma trilha mais longa, porém fácil, passa por grutas, pequenas cachoeiras e mata nativa, para chegar nessa incrível queda d´água. Tem um pequeno poço para banho.

Museu

Também há um museu, contando sobre as especies. Tem uma parte legal, que agrada a criançada, com as pegadas de diversas especies, gravadas no cimento.

Parte Alta

O acesso à Parte Alta já é mais sofrido e longo. A estrada é bem ruim, com muitos buracos, e subida. Eu preferi estar com carro 4×4, mas, com calma dá para chegar com outros carros tbe.

É nessa parte que estão as grandes travessias, montanhas e picos. Alguns deles, somente para escaladores ou com muita prática em trekking na montanha. É lindíssimo e ficam os famosos pontos como Agulhas Negras, Prateleiras, etc.

Como não somos escaladores nem tão experientes, nós escolhemos a trilha do Morro do Couto, segundo ponto mais alto do parque, considerado um trekking moderado, com pequenos trechos de escalaminhadas.

E o que dizer? Sensacional! Vistas de tirar o folego, numa caminhada de mais ou menos de 3 a 4 horas ida e volta (claro que incluindo parada para contemplação e apreciação do local). Valeu muito a pena!

Simplesmente imperdível!

Para todas as informações, horários, rotas e ingressos acesse https://parquedoitatiaia.tur.br