Santos: passeios interessantes, que vão muito além das praias!

Uma vista das pequenas praias de Santos

Qual paulistano nunca “desceu” para a Baixada Santista, para curtir uma praia, um dia de sol ou passar um feriadão prolongado?

Pertinho de São Paulo, a cidade de Santos é perfeita também para um bate e volta! E proporciona passeios interessantes, que vão muito além de pegar uma praia! Afinal trata-se de uma das cidades mais antigas do Brasil, que, além das praias, tem um centro histórico muito interessante que esta sendo totalmente revitalizado, além do maior Porto da América Latina.

Considerando que fui somente para passar o dia, foi possível fazer três passeios, para aproveitar bem cada um deles!

Para começar o dia, bora conhecer o Aquário de Santos. O local é pequeno e simples, mas bem cuidado. Conta com várias espécies de peixes e animais marinhos, dentre elas os tubarões, fofíssimos pinguins e a estrela da casa: o leão marinho. Quando visitamos, tivemos a oportunidade de ver o show do leão marinho, e, claro, a criançada tava adorando! E o melhor, o ingresso é bem baratinho, então vale a pena conhecer. Fica localizado na Ponta da Praia.

A fachada do Aquário A fachada do Aquário

Os tubarões Os tubarões

Fofíssimos pinguins Fofíssimos pinguins

O show do leão marinho, a criançada adora! O show do leão marinho, a criançada adora!

Da próxima parada, também localizado na Ponta da Praia, saem os agradáveis Passeios de Escuna, perfeitos para um dia de sol! São duas opções de roteiros e escolhemos o mais curto, que dura pouco menos de duas horas, e faz o trajeto da Baía de Santos, passa pelo Forte, orla marítima e Porto de Santos. No caminho dá para ver uma vila de pescadores, com uma praia quase deserta, além de uma ilha. Fica até como sugestão para ir em outra ocasião (barcos levam o turista até elas e depois voltam para buscar). Mas voltando  ao passeio, ainda tem uma pausa em alto mar para quem quiser mergulhar! Na volta, é possível ver toda a orla de Santos com suas centenas de prédios e ainda, passar pelo Porto e ver os grandes navios e cargueiros bem de pertinho! O passeio vale a pena!  Dá para ver paisagens bem bonitas, numa área onde o mar é limpo e cercado de verde. Um guia acompanha o passeio e fala bastante sobre a região. O ingresso tem um preço bem acessível!

Embarcando para o Passeio de Escuna Embarcando para o Passeio de Escuna

A primeira vista é do Forte A primeira vista é do Forte

Uma vista da vila de pescadores e sua praia quase deserta Uma vista da vila de pescadores e sua praia quase deserta

Belas paisagens Belas paisagens e a vista da Ilha de Palmas

Na volta, a vista da orla com seus incontáveis prédios Na volta, a vista da orla com seus incontáveis prédios

Conhecendo o Porto de Santos, ao lado de enormes cargueiros Conhecendo o Porto de Santos, ao lado de enormes cargueiros

Para fechar o dia, o Passeio de Bonde, um dos mais famosos e disputados atualmente. As filas são grandes, mas é bem interessante e vale a pena esperar. Os antigos bondes que rodavam pela cidade nos anos 20 foram restaurados e viraram atração turística! O passeio parte da Praça Mauá, no centro da cidade, e percorre o centro histórico, passando por pontos como o Santuário Santo Antônio do Valongo, o Museu do Café, o Conjunto do Carmo, o Monte Serrat e o Teatro Coliseu. Um guia bilíngue (Sim!! Tem alguns estrangeiros que fazem o passeio) acompanha o trajeto e explica sobre os lugares e suas curiosidades. Muito interessante e cultural! O ingresso é bem baratinho! A fila é longa, mas os bondes saem a cada meia hora.

O Bonde que faz o passeios pelo centro histórico. As explicações do guia estavam tão interessantes, que esqueci de fotografar o percurso..... O Bonde que faz o passeio pelo centro histórico. As explicações do guia estavam tão interessantes, que esqueci de fotografar o percurso…

Para quem tiver um tempo a mais, vale conhecer na volta do passeio, o histórico Museu do Café, onde no passado funcionou a Bolsa do Café, e o Museu Pelé. Pena que não tive tempo…Vai ficar para a próxima vez.

Claro que Santos conta com toda a infra-estrutura de uma grande cidade e também com muitas opções de restaurantes, de todos os tipos e para todos os bolsos.

Mas…. apesar de eu adorar um bom restaurante, entre um passeio e outro, nada como comer um petisco na praia, acompanhado de uma cervejinha gelada! Nada combina melhor com os pés na areia em um dia de sol! E não se preocupe em levar guarda sol ou cadeiras. Todos os quiosques ao longo da praia oferecem essa regalia, mediante consumo, claro!

Praia e sol, combina com uma porção e cervejinha! Impossível resistir! Restaurante fica para a próxima! Praia e sol combinam com uma porção e uma cervejinha! Impossível resistir! Restaurante fica para a próxima!

Passeio perfeito para um dia de sol, e  que vai agradar adultos e crianças!

Dica: bom, chegue cedo. Quanto mais cedo chegar, mais poderá aproveitar!

Para mais informações do Aquário de Santos: http://www.vivasantos.com.br/aquario/info/main.htm

Para mais informações sobre o Passeio de Escuna: http://www.melhordesantos.com/2011/03/passeio-de-escuna-em-santos.html

Para saber mais informações sobre o Passeio de Bonde: http://www.santoscidade.com.br/bonde.php