Pinacoteca: um dos passeios culturais “obrigatórios” em Sampa!

A construção em si já é muito bonita!

A Pinacoteca é um dos museus de arte mais importantes de Sampa.  O prédio onde está localizada foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, antes de 1900, inicialmente para o Liceu de Artes e  Ofícios e, posteriormente para a Pinacoteca, que, aliás foi o primeiro museu de artes em São Paulo.

Muito agradável e bem iluminada! Muito agradável e bem iluminada!

Peças do acervo permanente Peças do acervo permanente

O museu conta com um acerco permanente, riquíssimo, focado em diversas obras de artistas brasileiros de grande importância, mas também tem muitas peças de artistas internacionais, como Rodin, etc. São dez salas com mais de cem mil peças!

E além do acervo permanente, sempre programa exposições de muita relevância artística e cultural. Este ano, inclusive, tive a oportunidade de ver a Exposição Fora de Ordem, com parte do acervo da artista Helga de Alvear.

Do acervo de Helga de Alvear, uma das exposições que tive o prazer de visitar Do acervo de Helga de Alvear, uma das exposições que tive o prazer de visitar

Uma das peças de mais sucesso, na exposição Fora da Ordem Uma das peças de mais sucesso, na exposição Fora da Ordem

Para tomar um “banho de cultura”, considero este um dos passeios obrigatórios em São Paulo, tanto para moradores, quanto para turistas! Imperdível!

Dica: Vá de sábado! A entrada é gratuita.

Para saber mais e consultar a programação: http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca-pt/