Extrema: localizada no sul de Minas, local perfeito para o turismo de aventura, com lindas paisagens naturais! Com almoço no Armazém Bertolotti!

A entrada da cidade

A linda cidade de Extrema está localizada no sul de Minas, à aproximadamente 120 km de Sampa, na divisa. E realmente vale muito a visita! Muitas paisagens, montanhas, lindas vistas, trilhas, cachoeiras, etc. Tudo de bom para um dia maravilhoso!

A cidade também é conhecida pelo turismo de aventura, com o rafting no rio Jaguari (Classe IV e V), rapel, trekking, voo livre, trilhas, etc. O turismo na cidade é tão diversificado, que foi divido em rotas, cada uma com um perfil diferente: Rota das Águas, Rotas dos Ventos, Rota do Sol, Rota das Rosas e Rota das Pedras. 

 Aliás, a cidade tem muitas placas indicando as atrações, então é bem fácil se localizar. Mas, se preferir, no centro da cidade existe um centro de informações ao turista.

Claro que o ponto de partida, foi uma das atrações mais famosas da cidade, que garante uma linda vista de toda a região: O Pico do Lopo.

O acesso ao pico pode ser feito de carro, mas somente até as rampas de salto.  O ideal, para subir essa trilha, é ter um carro com motor mais potente, pois é bem íngreme e com trechos de terra.

De um lado a vista maravilhosa da região e suas paisagens.. De um lado a vista maravilhosa da região e suas paisagens…

... do outro, a linda vista da cidade … do outro, a linda vista da cidade

Essa trilha de carro leva a duas rampas de salto de asa delta, que garantem uma vista maravilhosa! De um lado a serra e do outro a cidade!

A partir dai, para continuar na Trilha das Flores, que leva à Pedra das Flores e à Pedra do Cume, o acesso é feito a pé. Para o acesso, é cobrada uma taxa simbólica de manutenção (em dinheiro), pois o local é uma propriedade particular.

Acesso para a Trilha da Pedra das Flores, que leva também à Pedra do Cume Acesso para a Trilha da Pedra das Flores, que leva também à Pedra do Cume

Caminhada em meio a muito verde! Caminhada em meio a muito verde!

Primeira parada em um lago em meio à mata Primeira parada em um lago em meio à mata

A caminhada tem mais ou menos 3,5 km e até a Pedra das Flores é bem tranquila, com alguns trechos em mata mais fechada, mas tudo bem sinalizado. Já o acesso até a Pedra do Cume é de dificuldade avançada, recomendado para quem tem mais experiência em trilhas. Claro, leve muita água e um lanche!

img_5793

A recompensa é curtir a natureza, as lindas paisagens e vista da região! Para quem gosta de caminhada em meio a muito verde, o passeio é perfeito!

Pedra das Flores Pedra das Flores

img_5797

E a linda vista! E a linda vista!

img_5791

O Rio Jaguari é uma das outras atrações da região, e para os corajosos, permite inclusive a prática de rafting em nível avançado. Como eu não sou muito de esportes que envolvam água fui conhecer o Parque da Cachoeira do Jaguari.

A entrada do Parque Da Cachoeira Jaguari A entrada do Parque Da Cachoeira Jaguari

O parque é bem estruturado, com área de playground, estacionamento, restaurante, etc. E é bem bacana!

A vista do rio e da Cachoeira do Rio Jaguari é maravilhosa! Dá para descer e chegar bem pertinho (mas não pode entrar na água, por causa da correnteza) ou andar pelas pontes e rampas de acesso, com mirantes, que circulam todo o local! Adorei!! Muito relaxante apreciar a vista e o barulho das cachoeiras!

Na entrada ja dá para ver a primeira queda d´´água Na entrada já dá para ver a primeira queda d´água

Trilha e mirantes circundam toda a cachoeira Trilha e mirantes circundam toda a cachoeira

img_5839

Linda vista! Linda vista!

img_5858

img_5846

Para almoçar na cidade, escolhemos o Armazém Bertolotti, um dos mais famosos e tradicionais na cidade. O ambiente é simples e aconchegante, com várias mesas ao ar livre. A comida é no sistema buffet à vontade, feita em fogão a lenha, bem com cara de interior. Comida caseira e muito saborosa! Inclusive, a porção de torresmo e o pudim de leite condensado do local já foram premiados diversas vezes! Não provei o torresmo, mas o pudim realmente é muito bom! É de comer ajoelhado! E o preço é bem acessível!! Excelente custo benefício!

Restaurante Bertolotti: ambiente simples e aconchegante Restaurante Bertolotti: ambiente simples e aconchegante

Mesas ao ar livre Mesas ao ar livre

Comida caseira e saborosa, de fogão a lenha, a vontade Comida caseira e saborosa, de fogão a lenha, à vontade

O premiado pudim de leite condensado O premiado pudim de leite condensado

Adorei a cidade!! O passeio vale muito a pena e, com certeza, dá para ficar pelo menos três dias, pois tem muita coisa para conhecer! Super recomendo!

Para saber mais sobre Extrema: http://www.extrematur.com.br/

Para saber mais sobre o Armazém Bertolotti: http://armazembertolotti.blogspot.com.br/