Juquitiba: pequena cidade do interior com muito verde e mata preservada, perfeita para o ecoturismo!

A pequena cidade de Juquitiba está localizada a aproximadamente 80 km da capital. O município está inserido na Unidade de Conservação da Serra do Mar, uma das maiores reservas de Mata Atlântica e suas espécies do Brasil, declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

E realmente a cidade é cercada de verde por todos os lados, além de ter uma represa linda e o famoso rio Juquiá, perfeito para o rafting. A cidade é uma boa opção para quem curte ecoturismo e esportes de aventura, como arvorismo, rafting, tirolesa, motocross, trekking, trilhas de carro, etc.

Inclusive, o rafting no rio Juquiá é o esporte mais procurado na região, pois chega a atingir, em alguns trechos, corredeiras para percurso nível IV. Claro que eu não testei, pois confesso que morro de medo. Mas dizem que a Canoar é a melhor empresa da região para este serviço.

O Rio Juquiá e o rafting oferecido pela Canoar

A região da Represa Cachoeira do França, além de muito bonita e tranquila, é perfeita para passar algumas horas relaxando e curtindo a paisagem, ou até mesmo andar de barco ou jet ski.

A linda Represa Cachoeira do França

A cidade é bem pequena e tranquila, com um clima tipicamente interiorano. Uma das atrações do centro é a Aldeia do Artesanato, que tem diversos chalés vendendo produtos artesanais e típicos da região.

No centro da cidade, a Aldeia do Artesanato

Para quem gosta de fazer trilha, seja a pé ou de carro, o local também é perfeito. Se tiver um carro próprio para terrenos mais acidentados, não deixe de explorar as estradinhas de terra. Muitos buracos, mas muitas paisagens e muito verde!

Muita mata cerrada, lagos e riachos, que foram verdadeiros “mundinhos” de tranquilidade

Adoro fazer trilhas de carro. Neste trecho, já tava bem suave e a estrada ótima!

Achei a cidade meio fraquinha em termos de opções de restaurantes mais “badalados”. Almoçamos em um que fica na beira da estrada, mas esqueci o nome! Bem bonitinho, principalmente na área externa (tem playground e lago com pedalinho), com comida bem caseira e saborosa, com excelente preço! Pelo que vi, todos os restaurantes da região são simples, mas servem comida bem caseira, saborosa e barata!

Pena que não lembro o nome do restaurante, mas fica na beira da estrada, sentido São Paulo, bem na direção da entrada da cidade.

Comidinha simples, mas saborosa e barata!

Recomendo a cidade, vale conhecer! Principalmente para quem curte rafting!

Para saber mais sobre a cidade: http://www.juquitiba.sp.gov.br/

Para saber mais sobre o Canoar: http://canoar.com.br/