Santana do Parnaíba: muito pertinho de Sampa, a histórica cidade vale a visita!

A cidade de Santana do Parnaíba, fica muito pertinho de Sampa, do lado da região do Alphaville!

Quando entramos na cidade, o ponto principal para visitação é o Centro Histórico. E realmente, parece que voltamos no tempo, das antigas vilas, com suas pequenas ruas de paralelepípedos, a arquitetura histórica de seus casarões, as muitas lojas de arte e artesanato, etc.

Os casarões antigos do Centro Histórico

Além de ser palco de eventos importantes, como o de Corpus Christi, quando a cidade fica forrada pelos tapetes de serragem para a passagem das procissões, a cidade também encanta em seus atrativos.

Como toda cidade do interior, Santana de Parnaíba tem uma charmosa praça principal, onde você pode sentar para tomar um sorvete e ver o tempo passar. É no local também onde se encontra a Igreja Matriz, e, nos finais de semana, as barraquinhas de comida e, agora no Natal, um enorme presépio que será inaugurado!

Em volta da praça principal, também ficam a maioria dos bares e restaurantes do local, alguns com mesinhas na calçada para curtir melhor o visual do local. O Restaurante São Paulo Antigo é um dos principais e mais antigo da cidade e serve comida tropeira/mineira em sistema de self-service.

Outro ponto que vale a visita é o Museu Anhanguera, que fica num casarão antigo, da segunda metade do século XVII, e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional. Construída em taipa de pilão, a casa tem um grande valor histórico e arquitetônico. Dizem até que o próprio Anhanguera morou nesta casa.



 

Museu Anhanguera

Vale visitar também o Centro de Apoio ao Artesão, que promove o artesanato tradicional da cidade com cursos e workshops. Além deste, há também a Galeria dos Artistas, que conta com exposições de artistas, artesões, escultores, pintores e fotógrafos locais. Na casa tem um lindo e agradável jardim, para descansar e curtir o local.

Centro de Apoio ao Artesão

Aliás, a cidade toda conta com várias lojinhas de artesanato, cafés charmosos, lojas de comes e bebes artesanais, etc. Vale destacas o Sabor e Arte, com artesanatos bacanas e moveis de madeira rústica e o Jardim da Anna – Plantas e Café, com um espaço muito agradável para cafés, salgados e lanches e um jardim lindíssimo!

As lojinhas da região

Para almoçar, optamos por comer porções acompanhadas de uma cervejinha gelada, no Bartolomeu Bar, que fica em frente à praça central, com mesinhas na calçada. As porções têm um preço um pouco salgado, mas são diferentes do tradicional e gostosas!

Porção de bolinho de queijo e rúcula, delicioso e diferente

Porção de coxinhas de sabores variados: pernil, carne seca e três queijos

A cidade super vale a visita!! Vá num dia de tempo bom e ande a pé, por todo esse roteiro, aproveitando para ver os lindos casarios da região.

E um algodão gigante colorido na praça para fechar o dia!