A Casa Modernista da rua Santa Cruz tem sua localização no bairro da Vila Mariana, em Sampa. O projeto foi feito pelo arquiteto russo, Gregori Warchavchik, sendo projetado em 1927 e construída em 1928. A casa é considerada a primeira residência modernista do Brasil, tida como exemplar de uma nova postura no âmbito da arquitetura. A casa foi projetada como uma residência para o arquiteto e sua esposa e gerou forte impacto nos formadores de opinião e críticos, muito disso por conta de não possuir excesso de ornamentos, algo recorrente no período em que foi construída. Foi assim um marco da transição do estilo clássico para o inovador e moderno.
A casa foi considerada como patrimônio cultural e histórico em 1984 pelo Condephaat, pelo Iphan e também tombada pelo Conpresp, devido à sua importância histórica, artística, arquitetônica e cultural.
Além da casa, o bacana e forte do local, são os imensos jardins, projetados pela esposa do arquiteto, Mina Klabin, priorizando diversas espécies de plantas tropicais.
A entrada é gratuita e este é um dos locais praticamente obrigatórios de se conhecer em Sampa!
Para saber mais: http://www.museudacidade.sp.gov.br/casamodernista.php