Piracaia: a linda cidade do Circuito das Serras e Águas e suas muitas belezas! Vale muito a visita!

Amo a cidade de Piracaia, localizada a mais ou menos 89 km de São Paulo, próxima de Joanópolis, Nazaré Paulista e de cidades ao sul de Minas Gerais, que fazem parte do Circuito de Serras e Águas. Ela é perfeita para um bate volta, ou para uma viagem de final de semana!

A cidade é um pequeno paraíso bucólico, cercado de verde e lindas paisagens. Um dos pontos altos, é a represa da região, mas também merecem destaque os mirantes, trilhas cheias de verde, morros e cachoeiras. Isso só falando em belezas naturais!



Em língua tupi, Piracaia é a junção das palavras “pirá”, que significa peixe, e “caiá”, frito ou queimado. O nome representa um dos destaques da gastronomia local, a truta. Que por sinal é deliciosa!

Além da gastronomia e das paisagens, a cidade se destaca também na arquitetura, com prédios que têm mais de 100 anos, na religião, pelas igrejas magníficas, e nas manifestações folclóricas, que mantêm viva a tradição de seu povo.

Por isso, a cidade de Piracaia tem bastante coisa para fazer, tanto no turismo religioso quanto no ecoturismo e turismo rural.

Para relaxar e curtir a natureza, com uma certa estrutura, uma opção é Parque Ecológico da Boa Vista, uma área de proteção, com algumas boas trilhas cercadas por muito verde. No parque, fica o mirante do Morro da Boa Vista, com uma bela vista da cidade a 1.500 metros de altura.

Cortada por muitos rios, Piracaia tem um grande lago do sistema Cantareira, com represas dos Rios Cachoeira, Atibainha e Jaguari. E a vista da represa é lindíssima, além de ser uma delícia aproveitar ao redor, ou até mesmo praticar esportes náuticos.

A cidade também conta com duas cachoeiras que ainda não tive a oportunidade de conhecer, a do Pião e a Escondida!

Além desse turismo ecológico, que permite aproveitar e curtir lindas e relaxantes trilhas e paisagens, a cidade também é famosa pelo turismo religioso.

 Se destaca na cidade a Igreja Matriz Santo Antônio da Cachoeira, uma igreja do final do século 19 com um belíssimo teto com detalhes dourados e a pintura do rosto de todos os 265 papas, desde São Pedro até o atual Papa Francisco. A matriz de Piracaia e a Igreja de São Paulo Apóstolo, em Roma, são as únicas duas igrejas no mundo que possuem todas as figuras dos papas pintadas no teto.

 

O visitante tem a oportunidade de conhecer também a história do Santo Cruzeiro, crucifixo de 14 metros de altura localizado no alto do Morro da Penha, a 1200 metros de altitude. Para subir no Cruzeiro, o bacana é fazer o percurso dos 590 degraus a pé! Mas também é possível o acesso de carro. No alto do morro, após subirem 590 degraus, com paradas para descanso, os turistas avistam toda a cidade.

Neste Morro do Cruzeiro, também tem a Gruta de Nossa Senhora de Aparecida, ponto de parada para muitos dos romeiros que seguem para Aparecida.

Outra Igreja da cidade, mais modesta que a matriz, porém ainda mais antiga é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Um detalhe que a torna singular é a construção em taipa, executa por braços escravos.  Bem pequena, mas também antiga, fica localizada no centro da cidade a Igreja Santa Cruz do Leopoldo, dedicada às almas.

Logo na entrada da cidade, também tem um charmoso centro de artesanato, a Casa do Artesão José Benetti, com expositores locais, que vendem produtos artesanais.

Agora falando em gastronomia, claro, a atração da cidade são as trutas! Que tanto podem ser pescadas na represa, compradas em pesqueiro, etc, ou claro, degustadas em todos os restaurantes da região.

A cidade também é famosa pela produção de pinga, e um dos lugares mais bacanas, com pinga artesanal, é o Alambique Lafayette! Para degustar no local, ou levar para casa! O ambiente é bem agradável, cercado de verde, e a pinga é uma delicia! E de quebra, vc ainda vê parte da produção!

 

Um dos mais tradicionais, e o Breda Restaurante, localizado no centrinho da cidade. O ambiente é simples, mas amplo e o atendimento super atencioso. Claro, apesar de outras opções, o forte da casa são os diversos pratos de trutas, que dá para dividir em dois. Todos gostosos! E a dica é pegar o bolinho de truta como entrada, acompanhado de uma cervejinha bem gelada, para ir abrindo o apetite. Uma delícia!

 

Já com uma carinha de bistrot, o descolado Armazém Santa Sofia, fica numa rua bem tranquila de paralelepípedos. Tipo de lugarzinho charmoso que adoro! O ambiente é bem bacana e bem decorado, e ainda por cima tem uma adega, com os vinhos e espumantes de fabricação própria! O forte são porções para petiscar, acompanhadas de uma cervejinha. O atendimento é bem carinhoso e simpático! Pena que nem sempre está aberto, quando estou pela cidade! Adoro e super recomendo!

E além das trutas, a cidade também se orgulha de produzir uma boa cachaça. E um dos locais é a Cachaçaria do Portal, localizada logo na entrada da cidade. Além das cachaças, o local também vende produtos como linguiça de Bragança, queijos de Minas, etc. E conta também com um restaurante com comidinha boa, super farta e de preços acessíveis!

Também logo na entrada da cidade, tem a Cachaçaria Portal Empório, que, além claro da cachaça, serve porções e pratos bem generosos, com preços condizentes.

Linguiça artesanal de Bragança, para preparar na chapa, acompanhada de pão, vinagrete, farofa, arroz e tutu de feijão. Dá e sobra para dois!

Também no Portal, tem a opção do Choperia do Mauricio, com mesinhas também ao ar livre, pratos simples e caseirinhos, com preço bacana, cervejinha gelada.

A cidade é linda e sou particularmente apaixonada por ela! Então super recomendo!!

Dicas de hospedagem

Recanto Monte Sinai

O lugar é bem simples em termos de acomodação. O quarto econômico tem um banheiro bom e espaçoso, com um chuveiro ótimo, porém, não tem frigobar nem TV (tem ventilador) e sofá cama de casal. Entretanto a simplicidade do quarto é compensada por uma vista linda de morros, uma area de lazer agradável com piscina grande e climatizada, piscina infantil, casa de bonecas (que tava meio desarrumada no dia que fui) area de churrasco com valor de aluguel simbólico, TV na area externa, wi-fi, café da manha simples mas gostoso e o melhor: um maravilhoso acesso exclusivo para a represa! Que passa pelo meio de um pomar! NO fundo da pousada, aliás, tem a vista para parte da represa e os morros. Não tirei fotos do quarto, porque nao vale a mençao, mas de toda a area externa, que é show! Em tempo, fica afastada do centro da cidade e o acesso é por estrada de terra em boas condições desde que nao seja dia de chuva. O atendimento da equipe é muito bom!

Pousada Casa Amarela

Esta fica localizada antes do portal da cidade, tambem afastada do centro. Porém, o acesso é todo asfaltado, com um pequeno trecho de terra (bem pequeno mesmo) em ótimas condições. O local tem muito verde, mas nao tem vista nem acesso á represa. Porém, é bem bacana em termos de area de lazer, com muito verde no jardim, árvores frutiferas, duas piscinas adulto, duas piscinas infantil, sala de jogos, churrasqueia, cafe da manhã simples e saboroso. O atendimento é muito bom também e o chale é bem confortável, de madeira, com TV, ventilador de teto, varanda e uma cama enorme e deliciosa! Não tem restaurantes, nem nada. Porém serve bebidas e tem frigobar no quarto, para caso prefira levar de casa. Eles indicam locais na cidade para comer ou para pedir delivery.