Baependi: a terra de Nhá Chica e de muitas belezas naturais, com vistas bacanérrimas e cachoeiras!

A pequena cidade de Baependi é parte do Circuito das Águas e está localizada no maravilhoso sul de Minas, do ladinho da Estrada Real.

A cidade é um paraíso ecológico, cheio de cachoeiras e muito verde, perfeita para o ecoturismo.  Mas também se destaca no turismo religioso, pois centenas de devotos vão ao Santuário de Nhá Chica.



Quando estive em Caxambu (clique aqui para saber de lá), dei uma esticadinha, para um rápido bate e volta na cidade, afinal, são apenas 5 km de distância! Mas certamente, a cidade merece uma viagem só dela, afinal, só de cachoeiras, são mais de 50!! Pena que só tive tempo de visitar uma, pois o acesso a todos é de terra e distante do centro.

Santuário de Nhá Chica

Super famosa na região, após a beatificação de Nhá Chica. O Santuário atualmente é um dos principais pontos turísticos da cidade, recebendo milhares de peregrinos. Tudo na cidade, aliás, indica para o Santuário.

Casa de Nhá Chica

Localizada bem perto do Santuário. a casa humilde onde Nhá Chica morou com sua família desde que mudou para a cidade, é conservada até hoje com a exposição de objetos pertencentes à beata e também recebe milhares de peregrinos.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Montserrat

Localizada na praça matriz, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Montserrat é uma mistura de diversos estilos arquitetônicos.

Igreja do Rosário E Praça da Bíblia

Datam de época e, mais uma vez, refletem a religiosidade da cidade

Pontilhão

 Pequeno trecho que já foi uma linha de trem, e hoje dá acesso a uma das cachoeiras da cidade, a Cachoeira da Usina

Cachoeira de Itaúna

Como nossa passagem pela cidade foi rápida, tivemos que escolher apenas uma cachoeira para conhecer e nossa escolha foi a Cachoeira do Itaúna, devido a sua localização ser a mais fácil.

Ela está localizada a aproximadamente 20 Km do centro da cidade, com fácil acesso por uma boa estrada de terra, sendo uma das cachoeiras mais visitadas da cidade.

Com vários degraus de pedra e alguns poços, é ideal para um bom banho de cachoeira em dias de sol.

Com entrada gratuita, a cachoeira tem estacionamento (bem ao lado), bar e banheiros.

A cidade certamente vale um final de semana, para dar tempo de explorar todas as belezas naturais e inúmeras cachoeiras da região