Pertinho de Sampa e do ladinho de minha cidade, a famosa Pedra Grande, que na verdade é o Monumento Estadual da Pedra Grande, tombado pela CONDEPHAAT em 1983, é uma unidade de conservação ambiental, que abrange parte da cidade de Atibaia.
Para quem gosta de contemplar a vista do alto de uma montanha, ir a Pedra Grande em dia de sol, é uma boa pedida! Na rodovia, tem muitas placas indicando o caminho, é bem fácil. GPS também funciona!
Eu e o maridão fomos de carro, mas é possível também subir pela trilha de caminhada ou de bike. Para subir de carro, é bem mais comum e tranquilo se tiver um carro 4×4, pois a estrada de terra tem partes com diversos buracos e subida íngreme. Sendo assim, se estiver indo com um carro baixo ou 1.0, vai exigir muito esforço do veículo. Vale avaliar o risco, principalmente em dias chuvosos em que a estrada fica mais precária. Mas é bem comum saírem de Atibaia, diversos passeios em 4×4 para a pedra.
Ao chegar no alto, pode parar seu carro em cima da pedra mesmo. Lá também é como se fosse um grande estacionamento.
Uma coisa bem legal da Pedra Grande é que ela permite vários tipos de atividades. É muito democrática! Tem gente que sobe caminhando, gente que sobe escalando, gente que salta dela de asa delta, gente que vai de carro para caminhar só lá em cima mesmo e admirar a vista incrível.
Caminhar sobre essa pedra é bem fácil aliás, pois sua a superfície é plana. Portanto, um bom tênis e disposição é tudo o que você vai precisar. E claro, contemplar!
No dia em que fomos o céu estava azul, com boa visibilidade, um dia maravilhoso! Do alto da Pedra, pudemos avistar Atibaia, Bragança Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista e minha cidade de Piracaia.
É um passeio imperdível! E o melhor, gratuito!