Tiradentes: a linda e imperdível cidade histórica de Minas!

Tiradentes é uma das cidades históricas mais famosas do Brasil. A cidade tem um charme incomparável, que te leva para uma viagem no tempo.

Apesar de pequena, tem muitas atrações interessantes, construções históricas, Igrejas maravilhosas, ruas charmosas, lojas e ateliês, restaurantes, etc. E se isso ainda não bastasse, vistas maravilhosas da natureza, já que a cidade fica encravada na Serra de São José.



Toda essa arquitetura histórica e a natureza que a envolve, fazem de Tiradentes um lugar único. O ideal é flanar pela cidade, aproveitando cada cantinho e cada preciosidade da região!

Centro Histórico

Nada mais clássico que caminhar pelo centro histórico de Tiradentes. As construções antigas e ruas de pedras, dão um charme sem igual para a cidade! Fotografar nas portas coloridas, suas ladeiras, sua vista, é imperdível!! E a maioria das atrações de época, estão no Centro Histórico de Tiradentes.

Largo das Forras

O Largo de Forras é a principal praça de Tiradentes. Para os turistas, é um ótimo lugar para encontrar bares, restaurantes e lojas de artesanato. Também para se hospedar, pois fica na melhor localização possível.

Capela Bom Jesus da Pobreza

A singela Capela Bom Jesus da Pobreza fica em frente ao Largo das Forras. Pequena e charmosa acredita-se que ela tenha sido levantada em 1771.

Largo do Sol

O Largo do Sol fica no centro histórico, e é onde está a estátua de Tiradentes (indo para a forca), e também o Museu Padre Toledo. Um lugar muito bonito, tranquilo e arborizado, também muito bom para curtir a vista.

Estátua Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, foi um dentista, tropeiro, militar e ativista político. Foi uma grande figura da inconfidência mineira, e também da história do Brasil. Protagonista na cidade!

Igreja Matriz de Santo Antônio

A Igreja Matriz de Santo Antônio é o primeiro e mais importante templo católico de Tiradentes. É também um grande símbolo de arte e arquitetura barroca e rococó.

Sua última ampliação, foi concluída em 1737, e em 1810, sua fachada foi toda substituída, trabalho encomendado ao Mestre Aleijadinho.

Curiosidade: Esse foi o último trabalho assinado por Aleijadinho.

Com mais de 480 kg de ouro em seu interior, essa é a igreja mais rica em ouro do estado de Minas Gerais, e a segunda do Brasil.

Localizada no topo de um morro, do pátio da igreja pode-se ter uma vista linda do centro histórico de Tiradentes, e da incrível paisagem que cerca a cidade.

Ao lado da Igreja, há um cemitério e em frente, um Cruzeiro.

Ela [e simplesmente maravilhosa, em seu exterior e especialmente, em seu interior. Paga-se uma entrada simbólica, e vale muito a pena. Uma das principais atrações da cidade!

Fora que, do alto de sua ladeira, a vista é de tirar o fôlego.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Acredita-se, que foi erguida entre 1740 e 1770, e sua arquitetura segue a arte barroca. Muito bonita também, porém mais simples, era utilizada pelos escravos.

Chafariz de São José

O Chafariz de São Jose é um marco de símbolo de Tiradentes. Construído em 1749, era a principal fonte de abastecimento da cidade. Sua arquitetura assemelha-se muito com a utilizada em igrejas, com predominância barroca. Na frente, jorra água potável para refrescar a todos e, atrás, há um espaço onde era utilizado para lavar roupas e para os animais beberem

Museu Sant’Ana

Como diz no próprio site do Museu, esse lugar é um encontro arte, história e fé. O Museu Sant’Ana foi criado em 2014, e está localizado onde era a antiga Cadeia Pública de Tiradentes. Como era uma cadeia, o local ainda mantém a porta original de ferro e o calabouço (que dá até calafrios)!

Como o próprio nome sugere, o museu é todo focado em Sant’Ana, a santa protetora dos lares e da família. São muitas imagens da santa, produzidas nos mais variados estilos

Capela de São João Evangelista

Bem ao lado do Museu Casa Padre Toledo encontra-se a Capela de São João Evangelista, uma igrejinha bem simples se comparada às demais, mas muito bem preservada. Seu interior é modesto, com talhas no estilo Rococó. 

Igreja de São Francisco de Paula

Uma coisa que não pode ficar de fora da sua lista com o que fazer em Tiradentes é subir até essa Igreja e ver a incrível vista da cidade, do alto, e parte da beleza da Igreja matriz.

Passeio de Mara Fumaça até São João Del Rey

A charmosa Maria Fumaça, a mais antiga em operação no país, transporta passageiros entre as cidades históricas Tiradentes e São João del-Rei, em Minas Gerais. As duas, fundadas no comecinho do século XVIII, preservam a arquitetura colonial e as igrejas barrocas características das cidades históricas mineiras. 

Ateliês e lojas

A cidade é forrada de muuuitas lojas de arte, artesanato, madeira, moveis, peças de ferro e estanho, comidinhas, cachaça, queijos e doces, etc. Uma mais charmosa que a outra e muitas com peças incríveis e bom preço!! Impossível sair de lá sem levar algumas lembranças!

Restaurantes, bares e padarias

A cidade é super conhecida também por sua gastronomia! São centenas de opções, para todos os gostos e bolsos. Claro que o foco é comida mineira, mas você consegue encontrar até comida tailandesa. E além dos bares e restaurantes, também há muitas lojinhas vendendo guloseimas, queijos, cachaça de qualidade, etc.

Barouk Restaurante

Localizado bem no centro, próximo ao Largo das Forras, com mesinhas internas e externas. Usa detalhes da cozinha local, chopp artesanal. Pratos a la carte ou self-service e música ao vivo.

Mia Confeitaria

O convite está na porta: “Não deixe para amanhã o que você pode comer hoje”. Bom para um café à tarde, é bem aconchegante. Tortas doces e, claro, o famoso pão de queijo mineiro.

Ouro Canastra Q’jaria

A estreita loja é bonita e deliciosa, lugar para degustar e comprar queijo artesanal das várias regiões mineiras (Carrancas, Serro e Alagoa, entre eles), além da especialidade que a casa leva no nome, o queijo da Canastra. Delicia de lugar!! Para provar tudo e levar um gostinho de Tiradentes pra casa.

Dicas extras

– Vá de tênis. As ruas são do tipo “pé de moleque”, pedras bem irregulares e há muitas ladeiras. Tênis mesmo, esportivo, de caminhada, solado apropriado. E claro, roupas confortáveis, afinal você vai conhecer a cidade a pé.

– Uma garrafinha de água também ajuda! E mantenha ela abastecida, utilizando a água do Chafariz São José. Dependendo da época do ano (fomos em dezembro) faz um calor infernal

–  Leve dinheiro em espécie, pois muitos estabelecimentos, especialmente as igrejas e museus, não aceitam cartões.

Eu e o maridão, ficamos hospedados com AirBnb, em São João del Rei, outra linda cidade, super do lado de Tiradentes e igualmente imperdível. Para saber mais, veja a resenha de lá completa aqui.