A estância turística de Itu, está localizada próxima à capital, a mais ou menos 100 km, o que torna a cidade perfeita para um passeio “bate e volta”. A cidade conta com muitas atrações e, claro, para conhecer todas elas, o ideal seria até mesmo passar um final de semana.
É conhecida popularmente como a “cidade do exagero”, fama esta conquistada por causa do semáforo e orelhão gigantes, localizados na praça central.
O famoso orelhão gigante
E o semáforo gigante
Muito charmosa, conta com diversas praças, parques (como o Parque Maeda e o Varvito), museus, igrejas antigas, fazendas (como a Fazenda das Pedras), a famosa Cidade da Criança e a Fazendinha do Chocolate, que foi o foco deste passeio, além de conhecer o centro de Itu, claro.
A Fazendinha fica próxima ao centro, mas precisa pegar a Estrada do Parque, o que aliás, já garante umas paisagens bem bacanas ao longo do caminho. Inclusive, na estrada, você terá a oportunidade de ver parte do Rio Tietê limpo!!!
Entrada da Estrada do Parque, que leva à Fazendinha do Chocolate
Aproveite para ver no caminho: o Rio Tietê limpo!
A Fazendinha certamente vai agradar adultos e crianças, garantindo contato com a natureza e com os animais, diversos roteiros de passeios que são oferecidos pela própria fazenda, além de muitas lojas, especialmente as de produtos típicos e de chocolates, claro! O chocolate é saboroso e produzido no próprio local. As atividades são muitas e dá para passar o dia todo lá, além do que, conta com uma lanchonete para matar a fome e um restaurante de comida caseira, típica de fazenda. Um dia para se sentir “caipira”!
A Casa Grande na Fazendinha, local do almoço caipira
Alguns animais andam livremente pela fazenda
Muito verde e pequenas cachoeiras
Dá para fazer passeios a cavalo ou pônei, mas são pagos
Mas, na minha modesta opinião, a fazenda perde um pouco por ser extremamente voltada para o “comercial”. Claro que está muito bem cuidada e oferece diversas opções de passeios, como trilhas, visita à senzala, moinho de pedra, casa do caboclo etc, mas deixa um “quê” de ser caça níquel além da conta. Tudo é pago, menos a entrada em si. Você pode circular livremente por ela, mas, se quiser fazer passeios, atividades ou conhecer alguns locais mais a fundo, vai ter que pagar. Já que tem tantas lojas dentro, podia pelo menos oferecer algum passeio gratuito né?
Um dos espaços aconchegantes da fazenda, que também é uma das várias lojinhas do local
O restaurante em si tem um preço acessível, e se come a vontade… mas…. eu que já fui em diversos restaurantes de comida caipira, achei que faltava um pouco de “sabor”.
Mas, com certeza recomendo o passeio! Principalmente para a garotada!
Para mais informações: http://fazendadochocolate.com.br/
Para saber mais sobre Itu: http://www.itu.com.br/home/