Brunch no Mosteiro de São Bento: comida e cultura, uma combinação irresistível!

O concorrido brunch do Mosteiro de São Bento, acontece no último domingo de cada mês e já faz parte dos famosos eventos da cidade. O bacana do passeio é que une cultura, arte e muita comilança. Os próprios monges dizem lá que é “para cometer o pecado da gula com aval dos monges”!

O Mosteiro, localizado no centro da cidade, é uma das construções arquitetônicas mais antigas e importantes da cidade. E o passeio começa com a missa dominical, com o inspirador canto gregoriano, acompanhado pelo potente órgão alemão, datado de 1950. A missa fica lotada, justamente por conta dessa apresentação. É bem bonito de se ouvir!

A igreja principal A igreja principal, é linda por dentro e por fora!

O enorme orgão alemão, com um som muito potente, acompanha o lindo canto gregoriano O enorme órgão alemão, com um som muito potente, acompanha o lindo canto gregoriano!

Após a missa, começa o evento em si. Inicialmente, um guia acompanha o grupo ao anfiteatro da igreja, para uma apresentação. No dia que fomos, foi um solista de violão. Mas essa apresentação varia sempre a cada evento.

Após a apresentação, o grupo é guiado até o refeitório para começar a comilança! As mesas são coletivas, mas cada cadeira tem o nome do participante, então é fácil se acomodar. O ambiente é agradável, com as mesas bem postas e tudo muito iluminado. Todo o tempo tem uma apresentação de música ao vivo, para acompanhar. Eu, particularmente, achei que estava muito alto, então ficava tudo muito barulhento, o que dificultava um pouco a conversa.

Aproveitei para fotografar o ambiente, antes de lotar! Aproveitei para fotografar o ambiente, antes de lotar!

chegamos recebendo uma taça de champagne para dar as boas vindas e, nas mesas, tem uma entradinha de canapês muito caprichada. Na verdade, os canapés foram o que mais gostei, mas os únicos que não tem reposição. Fiquei triste, teria comido mais! O restante do buffet é composto de pratos frios, pães, queijos, pratos quentes e sobremesas, tudo a vontade, no sistema self-service! Mas claro, mesmo sendo self-service, tem vários garçons que atendem muito bem a todos.

Amei essas entradinhas! Pena que, justo essas, não tinha resposição Amei essas entradinhas! Pena que justo essas, não tinha reposição.

A cada evento é selecionada uma empresa ou chef diferente, que será responsável pelo buffet. Confesso que, nesta vez que participamos, apesar da comida ter sido farta e boa, dada a fama e principalmente ao preço elevado, eu esperava algo mais gourmet, mais selecionado e com mais variedades de pratos quentes. A comida não era nada assim que pudesse dizer “uau”. Gostei, mas não amei! Talvez até pela expectativa de sempre ouvir falar que era fantástica, eu esperava mais. Importante lembrar que o brunch não oferece bebidas alcoólicas, somente suco e água (aliás, o suco era artificial). A champagne era somente uma taça por pessoa, para brindar na entrada.

12115810_1129287403782016_8884873389246796050_n A mesa de entradas

Os pratos quentes Os pratos quentes. Particularmente, achei pouco variados.

Mesa de sobremesas Mesa de sobremesas

Pratinho de entradinhas, to pronta para começar! Pratinho de entrada, to pronta para começar!

Os quentes, achei pouca variedade de pratos. Continuando com os quentes

Um cafezinho para terminar Um cafezinho para terminar

Em dado momento do brunch, o grupo é dividido e convidado a iniciar a visita guiada ao mosteiro, acompanha por um dos monges do local! Eu adorei essa parte do passeio! O monge era muito divertido e dava explicações muito completas sobre cada local, com pitadas de humor. Na parte da clausura não é possível entrar, mas conhecemos algumas áreas que não ficam abertas ao público em geral, como o colégio, a faculdade, a capela interna, a sala papal, onde o Papa já esteve presente em ocasiões anteriores, etc. A visita termina na Igreja principal, onde são celebradas as missas e tivemos uma verdadeira aula de história! É tudo lindo, muitos vitrais, esculturas e imagens, que vão agradar quem curte arte sacra.

A Sala Papal A Sala Papal

Essa igrejinha interna é linda! Essa igrejinha interna é linda!

O teto é pintado para imitar o céu E o teto é pintado para imitar o céu!

São muitos vitrais, todos lindos! E refletem a luz, tornando tudo mais charmoso São muitos vitrais, todos lindos! E refletem a luz, tornando tudo mais charmoso

O teto da igreja principal! Lindo! O teto da igreja principal! Lindo!

A experiência no mosteiro é muito interessante pela música, pela comida e pela importância histórica e arquitetônica do lugar. Mas como disse, acho que o buffet podia ser um pouco mais gourmet, eu gostei da comida, mas não amei. O preço cobrado pelo evento é bem salgado, mas acho que vale a pena, para ir uma vez na vida!

Dica importante: esse evento precisa ser agendado com a empresa que o organiza, a Múltipla Eventos. E é muito concorrido, portanto, precisa reservar com meses de antecedência! Eu só consegui uma data disponível para três meses depois que fiz a reserva e efetuei o pagamento.

Para reservar: Múltipla Eventos – Tel (11) 2440-7837

Para saber mais sobre o mosteiro e o brunch: http://mosteiro.org.br/