Joaquim Egídio e Sousas: uma grata surpresa, com boa gastronomia, história e boemia!

As ruas e casas de Joaquim Egídio

Quando visitamos Joaquim Egídio e Sousas, fica até difícil saber onde começa uma cidade e termina a outra! Ambas estão coladinhas, localizadas a mais ou menos 100 km da capital, do ladinho de Campinas! E trazem um cenário de puro charme, recheados de história, badalação e boa gastronomia!

As cidades são resultado da antiga cultura cafeeira da região e possuem muitas construções e casas históricas, pontes, ruas de paralelepípedos, etc; além de tranquilidade e prosperidade, que juntas, formam uma agradável e surpreendente combinação. Também concentram muitas fazendas, perfeitas para o turismo rural, além de belas paisagens e muito verde!

Toda cidade tem sua Igreja Toda cidade tem sua Igreja

O charme das casinhas O charme das casinhas e lojinhas

A ponte é parada obrigatória para fotos A ponte é parada obrigatória para fotos!

Em outro quesito, Sousas é ideal para quem curte boemia, bares descolados e uma vida noturna mais agitada. Já Joaquim Egídio é mais calma e histórica, além de concentrar a maioria dos restaurantes bacanas da região, localizados principalmente na Av. Heitor Penteado, a principal da cidade. São muitas opções bacanas! Difícil escolher!

Em ambas as vezes que fiz esse bate e volta, acabei passando mais tempo e almoçando em Joaquim Egídio. E amei!!! Prefiro bons restaurantes à badalação!

Na primeira vez, minha escolha foi o bacanérrimo restaurante Vila Paraíso! O charme do local é estar localizado dentro de um bosque de Mata Atlântica, sendo assim, cercado de verde! Tinham até saguis na árvore central que fica dentro do restaurante!

Ambiente interno do Vila Paraíso Ambiente interno do Vila Paraíso

Essa árvore fica no meio do restaurante e é morada de alguns saguis Essa árvore fica no meio do restaurante e é morada de alguns saguis

A decoração do local, se já não bastasse ser cercada de verde, é estilo rústica-chique! O atendimento é impecável! Conta com um cardápio bem variado, repleto de pratos muito saborosos e bem servidos. O preço não é dos mais baixos, mas vale a pena, porque além da comida boa, o ambiente é muito acolhedor e convida a passar boas horas no local. É para a família toda, pois também tem entretenimento para a criançada. Super recomendo!

Um dos caprichados pratos.... Um dos caprichados pratos…

... e o outro, servido dentro de uma cestinha de queijo! para literalmente comer até o prato! … e o outro, servido dentro de uma cestinha de queijo! Para, literalmente, comer até o prato!

Esta sobremesa não deu para dispensar Esta sobremesa não deu para dispensar

Já na segunda vez que fui, optei por algo mais descolado e informal, mas igualmente bacana: o Bar da Cachoeira.

Ambiente rústico e agradável Ambiente rústico e agradável, com muitas mesinhas na área externa, no Bar da Cachoeira

Esse prato estava divino! perfeito, lindo e muito saboroso! Esse prato estava divino! Perfeito, lindo e muito saboroso!

Localizado no recanto de uma fazenda, com ambiente muito agradável e decoração rústica feita com madeira de demolição, também é cercado de verde por todos os lados. O cardápio é variado e bem diferenciado, focado principalmente em frutos do mar. Pratos lindos e muito saborosos! Eu amei o meu risoto de camarão, servido dentro de um côco! Além de lindo, é muito bom!!! Deu vontade de almoçar duas vezes! Vá em dia de sol e se acomode nas mesinhas externas! Momentos muito agradáveis são garantidos. Pode ir com toda a família, pois também tem atividades para a criançada. Preços um pouco salgados, mas condizentes com o local e a comida saborosa!

Muito verde e natureza! Muito verde e natureza!

Gosto de fazer graça! Gosto de fazer graça!

Amei a cidade e os restaurantes foram uma grata surpresa!! Recomendo muito!

Para quem quiser, a cidade também oferece turismo rural em fazendas, além de um Observatório.

Para saber mais sobre as cidades: http://www.campinasvirtual.com.br/galeria_je.html

Para saber mais sobre o restaurante Vila Paraiso: http://restaurantevilaparaiso.com.br/

Para saber mais sobre o Bar da Cachoeira: http://www.bardacachoeira.com.br/