A charmosa cidade de Paranapiacaba fica localizada a apenas 50 km da capital e é perfeita para passeios de bate e volta! A cidade tem ares londrinos e, dentre outras coisas, é famosa pela sua neblina intensa.
Chegando na cidade, já coberta pela neblina! É até difícil de me achar na foto!
Essa aura inglesa se deve não só à neblina, mas principalmente porque, por volta de 1860, muitos ingleses desembarcaram na região para construir a primeira estrada ferroviária paulista. Aliás, um dos cartões postais da cidade é a estrada de ferro e seu passeio de Maria Fumaça, feito em charmosos vagões. Dessa forma, a cidade mantém até hoje ícones dessa época; como o Castelo, uma construção em estilo vitoriano localizada no alto de uma colina, a Igrejinha na entrada da cidade, o Relógio que lembra muito o Big Ben de Londres, as casas dos moradores e sua arquitetura estilo inglesa, a Casa Fox (que hoje é um espaço cultural, meio com ares de pequeno museu) a sede do Clube União Lyra Serrano, uma das últimas edificações feitas pelos britânicos. Cercado pela Mata Atlântica, o lugar também abriga um roteiro de trilhas e o ideal é desbravar a cidade a pé. O cambuci, fruto azedinho oriundo das matas, é típico da região e você vai encontrar muitos opções de pratos, sucos, compotas, geleias, etc feitos com ele.
A antiga Igreja é a primeira parada na região
A famosa Maria Fumaça, que, inclusive, já esteve presente em várias novelas com temática de época
A sede do Clube União Lyra Serrano
A Casa Fox
Algumas casinhas da região
Eu já tive oportunidade de ir para a cidade e fazer o passeio de Maria Fumaça, que aliás é bem legal, mas este ano o foco foi conhecer o famoso Festival de Inverno de Paranapiacaba. E tive muita sorte, pois pude ver como é a neblina que cai sobre a cidade, quando está no ápice da intensidade e faz a fama do local! Alguns dizem até que dá um ar de “cidade fantasma”! Eu adorei!
E o festival anual realmente é muito concorrido e atrai muitos, muitos turistas! Tudo fica bem cheio! Inclusive, a cidade organiza o acesso, ou seja, não podemos entrar de carro na cidade. É preciso deixar o carro estacionado num amplo local (é seguro) e ônibus de turismo gratuitos levam os visitantes até ela. Mas tem custo para estacionar.
Com a neblina tomando conta de toda a cidade, a vista do relógio, das pontes, da estação ferroviária, etc fica bem prejudicada! Mas o ânimo dos turistas fica a todo vapor! A cidade estava lotada, pois são muitos eventos, shows, barracas de comidas, etc, espalhados por todo o local. Muito divertido!
Também é possível encontrar muitas lojinhas e barraquinhas, vendendo os produtos típicos da região, a base de cambuci.
Para o almoço, mesmo com tantas opções interessantes espalhadas pela cidade, optamos por conhecer um famoso restaurante da região: o Cavern Club Restaurant e Wine Bar.
O ambiente é muito acolhedor e charmoso, estilo mais rústico. Uma graça! Mas não sei se por conta do evento, que fez com que o local ficasse bem cheio, o atendimento estava bem atrapalhado e extremamente demorado. Levamos mais de duas horas e meia para conseguir terminar de almoçar!!! Tudo bem que o conceito é slow food, mas esse estava “slow “ demais da conta. A comida estava saborosa, bem caseira mesmo, mas como o cardápio é bem enxuto, não havia muitas opções a escolher. Talvez se não estivéssemos em pleno festival, fosse diferente, mas, não me anima a voltar para saber.
A entrada do restaurante, ambiente muito acolhedor
Fotos da parte interna do restaurante
O prato estava bom, mas era uma das poucas opções dísponiveis.
De qualquer forma, Paranapiacaba vale muito a visita e não somente no Festival de Inverno! É muito interessante ir em um dia de sol (apesar da neblina intensa ter dado todo um charme no local, vale conhecer a cidade sem ela) e bater perna para conhecer todas as atrações e, de quebra, fazer o passeio de Maria Fumaça.
Fala que este vagão de trem abandonado na ferrovia, com essa intensa neblina, não faz parecer que estamos dentro de um filme de terror?
Dica: partindo da Estação da Luz, é possível fazer o concorrido passeio de trem até Paranapiacaba, oferecido pela CPTM, no trem expresso turístico. Eu ainda não fiz, porque os ingressos esgotam muito rápido e nunca chego a tempo para comprar!
Para saber mais sobre o festival: http://www.paranapiacabaecotur.com/festival-inverno-sp/
Para saber mais sobre a cidade: http://www.paranapiacabaecotur.com/
Para saber mais sobre o restaurante: http://www.osmemorialistas.com.br/galeria-bar-estaurante
Para saber mais sobre o Trem Expresso Turístico: http://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Trajetos/Paginas/Trem-Expresso-Paranapiacaba.aspx