São Sebastião – as belas e famosas praias do litoral norte, valem a visita para curtir o solzinho de outono!

Eu e o maridão fazia tempo que queríamos ir até a famosa São Sebastião, no litoral norte de Sampa! Com casal de amigos convidando, ficou ainda mais legal!!

São Sebas, como é carinhosamente chamada, é um dos destinos de verão preferidos dos paulistanos. São inúmeras praias famosas, outras mais tranquilas e até mesmo lugares que quase ninguém conhece.  E em se falando de outono, com final de semana de sol, melhor ainda! A cidade fica mais vazia, sem a muvuca do verão!



Aliás, e estrada no trecho final de serra, está passando por obras de ampliação, o que pode complicar um pouco o trânsito.

Bom, hospedagem numa casa linda e com uma vista divina, companhia dos amigos, bora lá aproveitar o sol e calor gostoso dessa época, para conhecer um pouquinho da cidade!

Para começar o dia, demos uma paradinha na Satélite Livraria & Café, tem vários produtos! Os mais recentes livros, um grande número de revistas, uma lanchonete com café expresso, doces, sucos e salgados, acesso à internet, tudo isso dentro de um local agradável, em um prédio do século passado, com ar condicionado.

Com um solzão lindo, mais quente que um dia tradicional de outono, partimos para a Praia de Guaecá, de frente para o Canal de São Sebastião, ela é extensa e plana, boa para caminhadas. Tomada por casas, tem poucos bares e restaurantes. A água do mar é cristalina e estava calminha, ótima para banho de mar!

Em, São Sebas, a Rua da Praia, com estrutura revitalizada recentemente, tem parte do agito da cidade. Oferece pista de skate, parquinho infantil, quiosques e pista para caminhada com uma linda vista para Ilhabela. Suas praças são decoradas com canhões portugueses que serviam para proteger a cidade de piratas desde o século 16. A rua é lotada de restaurantes e bares, a maioria deles com mesinha na calçada e com frutos do mar como prato principal!

Na Rua da Praia, a pedida foi ir no Família Restaurante, com mesinhas na calçada e que tava bem cheinho! Bem gostoso, com porção saborosa, prato caprichado, cervejinha gelada e, claro, um bom papo com os amigos! Tudo de bom! O atendimento é bom, mas preços um pouco salgados.

No dia seguinte, solzão a pino e um calor gostoso, como era cedo ainda, bora conhecer a Praia das Pitangueiras, com águas limpas e tranquilas, é uma praia muito reservada que não permite a entrada de veículos, sendo necessário caminhar cerca de 100 metros a partir da rodovia. Suas areias são grossas e o mar é de tombo, porém calmo. Como o pequeno estacionamento que fica localizado na beira da estrada, lota rapidamente, tem que chegar cedo! Mas vale a pena, amei essa praia!

Depois de curtir a praia, o lance foi dar uma passada para conhecer o Centro Histórico, que é um bom programa para quem se esbaldou nas praias e depois quer caminhar pelo colorido centrinho histórico de São Sebastião, com preservado casario colonial dos séculos 17 e 18. Fica aqui também ao redor da Rua da Praia.

Na Rua da Praia, demos uma paradinha na cafeteria e doceria Pé de Café, com ambiente super charmoso e cafezinho coado!

Depois disso, cheios de fome, fomos comer no restaurante Sem Compromisso. Como o próprio nome sugere, é um local simples, porém a qualidade deles é um diferencial. Atendimento atencioso e ótimo preço! E a comida muito saborosa e bem preparada, em porção bem farta que serviu tranquilamente 4 pessoas!! E gente, a farofa de banana estava divina!!  De quebra, nas mesinhas externas tem uma vista para a Praia do Pontal. Uma delícia!!