Caxambu: a deliciosa e bucólica cidade que já foi um dos destinos preferidos da família real, conhecida pelas suas águas termais e minerais.

Caxambu é uma pequena e bucólica cidade no sul de Minas Gerais que faz parte da Serra da Mantiqueira e dos Circuitos das Águas de Minas Gerais.

A cidade era um dos locais preferidos da antiga aristocracia e vários pontos da cidade fazem homenagem a D. Pedro, Princesa Isabel, etc.  A cidade é famosa por suas águas termais, minerais e naturalmente gasosas que dizem ter diversas propriedades curativas.

As principais atrações da cidade, estão quase todas na área do Parque das Águas.  Vou descrever todas as atrações, que tive oportunidade de conhecer em um final da semana na cidade!

Parque das Águas

Conta com diversas atrações espalhadas em seus 210 mil metros quadrados. Um dos pontos principais são suas 12 fontes de águas terapêuticas, algumas delas construídas na época do Brasil Colonial. Cada uma destas fontes leva o nome de alguma personalidade da época. A fonte de D. Pedro, é a mais bonita e famosa.



Essas águas são conhecidas por possuírem compostos medicinais que são recomendadas para o tratamento de diversas doenças. A maioria delas, inclusive, é naturalmente gasosa.

Um dos pontos que não tive oportunidade de ver e faz a alegria dos turistas, é o Gêiser que jorra água termal todo dia às 10:30 hs da manhã. Se programe para estar lá nesse horário!

Dentro do parque, tem um dos mais famosos balneários hidroterápicos do Brasil. Está em reforma no momento, infelizmente!

Ainda dentro do parque, existe a piscina de Água Mineral, que foi a primeira piscina considerada natural a ser feita no mundo e é dividida em uma parte para crianças, e outra para adultos. Uma delícia! E o valor é bem baratinho, dando direito ao dia todo.

Aliás, a entrada no Parque também tem um valor simbólico. E dele é possível levar uma quantidade determinada de águas das fontes. Não deixe de levar seu galão para encher!

Mirante do Morro de Caxambu

É possível chegar ao Mirante do Morro de Caxambu, que possui mais de 1000 metros de altitude, por meio do teleférico ou após uma pequena viagem de 10 minutos de carro.

Lá é possível ter uma vista de 360° de toda a cidade de Caxambu, e o Cristo Redentor com braços abertos, além de muralhas e diversas bandeiras que representam o Brasil. A vista, aliás, é incrível!

Teleférico

Fica fora do Parque das Águas e é possível fazer um passeio com uma vista incrível do Parque, do lado e de muita área verde. Esse teleférico te leva até o Mirante do Morro de Caxambu. Um passeio bem legal e com valor bem justo!

Passeio de charrete

Na cidade, é impossível andar cinco minutos sem ser abordado por um dos muitos condutores de charrete. O passeio vale mais pela graça de andar de charrete. Eles dão uma volta na cidade, passando breve explicações sobre pontos de interesse e de época, como o Hotel Palace, as Igrejas, o Hotel Bragança e a Fazendinha (que vende produtos da região e tem uma carruagem de época no quintal), percorre um pedaço da Estrada Real (a famosa estrada que faz parte de Minas Gerais, patrimônio histórico), etc. Não é barato, mas sabendo negociar, eles chegam a diminuir o preço até pela metade! Vale pechinchar, pois a graça mesmo é só para andar de charrete, já que todos os pontos onde eles levam dá para fazer tranquilamente e pé, por conta própria.

Igreja de Santa Isabel

Depois de uns 15 minutos de caminhada, e de subir 126 degraus de escada (também dá para ir de carro), chegamos na Igreja de Santa Isabel, que é conhecida por sua arquitetura gótica, e por ser construída a pedido da princesa Isabel. A vista lá do alto é bem bacana, dá para ver a cidade!

Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios

Localizada no centro de Caxambu, a Matriz Nossa Senhora dos Remédios é mais uma igreja bem bacana. Apesar de ser uma catedral antiga, ela é bem conservada, com estilo arquitetônico neogótico. É a principal Igreja da cidade, bastante movimentada. Vale a pena a visita.

Museu Histórico de Caxambu

Em uma casa colonial de época e bem pequenininho. Dá para conhecer em cinco minutos. A casa é bem bacana e preservada.

Praça 16 de setembro

Como toda cidade do interior, não pode faltar a praça principal, com o coreto, a fonte, etc. Ao redor desta praça se concentra parte do movimento da cidade, com restaurantes, lojas, cafés e sorveterias.

Avenida Café

No centro da cidade, em uma esquina, com mesinhas na calçada, meio estilo bar, provei um dos melhores pães de queijo que já comi na vida! Delicioso, com café coado na mesa. Também funciona para almoço breve e bar a noite, com cerveja e porções. Imperdível!

Restaurante Coreto

No sistema de buffet por kilo, comida mineira variada. O local é casarão colonial, bem agradável, localizado bem no centro, em frente à praça. Nada de espetacular, comida normal, a preço razoável. Faltou um pouco de tempero.

A cidade certamente vale a viagem, para curtir um final de semana de passeios e sossego. Como hospedagem a cidade oferece muitas opções, até mesmo nos tradicionais de época como o Palace Hotel, o Hotel G=Bragança, o Lopes Hotel, etc. Eu e o maridão sempre preferimos utilizar o AirBnb em todas as nossas viagem! Sempre recomendo, pois oferece muitas opções, para todos os estilos e bolsos.