No final do ano, eu e o maridão decidimos dar um pulo em duas Cidades Históricas de Minas: São João del Rei e Tiradentes! Claro que, estando em Tiradentes, a ideia também foi conhecer a charmosa Bichinho, pertinho de lá!
Como sempre usamos AirBnb para nossas hospedagens, encontrei uma casa bem localizada e acessível em São João e ali acabou sendo nossa base. Então, vou fazer uma resenha separada para cada cidade, começando pelo nosso ponto de partida!
Como fomos logo após o Natal, ainda pudemos ver a cidade toda enfeitada! E nela, em qualquer época do ano, é possível ver o passado ainda presente e quase intocável no centro histórico, caminhar pelas ruas com casarões antigos e coloridos e ouvir o sino das igrejas. Os sinos tocam direto, é uma forma de comunicação com a população sobre missas e procissões e é uma linguagem ainda bem presente e interessante! E claro, as Igrejas são as protagonistas da cidade!
Como toda cidade histórica, o legal para conhecer é flanar e apreciar! Mais ou menos dois dias é o ideal para conhecer bem e curtir a cidade.
Paramos o carro perto da Estação Ferroviária e começamos o passeio. Por sinal, o prédio vale a visita, mesmo para quem não vai embarcar na Maria Fumaça (sai um passeio de trem par a Tiradentes, que não fizemos desta vez, pois íamos de carro). Ali fica o Museu Ferroviário, que conta a história dos trilhos e tem locomotivas e vagões antigos. Dai, partimos pela rua principal – que é dividida por pontes e um riozinho – para ir conhecendo cada atração da cidade! Aliás, a Ponte do Rosário e a Ponte da Cadeia, são as mais famosas da cidade! De um lado tem atrações e do outro também!
E claro, o Centro Histórico, é o local mais charmoso da cidade! A arquitetura é uma das principais características do centro histórico, em torno de 700 construções foram tombadas, para preservar a história da antiga cidade colonial. Nesses prédios funcionam restaurantes, lojas ou bares. Um charme!!
MUSEU FERROVIÁRIO E ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
Foi o nosso ponto de partida no centro histórico de São João del Rei. O Museu Ferroviário explica um pouco de como surgiu esse meio de transporte no mundo e ali também fica parada a charmosa Maria Fumaça, que faz passeios ate Tiradentes.
IGREJA DE SÃO FRANSICOS DE ASSIS
A mais imponente construção de São João del Rei, a igreja data de 1774 e chama a atenção pelo belo conjunto da obra. Localizada em meio a um jardim, foi projetada pelo Mestre Aleijadinho. Maravilhosa! Tem um valor simbólico para entrar que super vale a pena!
MEMORIAL TANCREDO NEVES
Pertinho da Igreja de São Francisco, o local é um Museu em homenagem a Tancredo e que conta muito da história da política do país.
IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi inaugurada em 1703, ela era frequentada por escravos na época do Império. Não chegamos a entrar pois ela estava fechada, mas ainda assim, vale foto na fachada.
SOLAR DOS NEVES
A poucos passos da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Largo do Rosário, o Solar dos Neves é uma bela casa colonial colorida e com plantas nas janelas, onde morou a família de Tancredo Neves.
RUA DAS CASAS TORTAS
Pegando a rua da direita ao lado da igreja e do solar, você chega na rua das casas tortas, onde as casinhas tem um formato curvo e algumas meio que caem para dentro. Um charme!
BASÍLICA NOSSA SENHORA DO PILAR
Ela foi construída em 1721, ela tem altar folheado a ouro e detalhes da arquitetura barroca mineira. Fica no centro histórico. A entrada em valor simbólico. Não chegamos a entrar nessa.
IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO
Maravilhosa, por dentro e por fora, fica bem no meio do centro histórico e sua fachada rende belas fotos. Visitamos por dentro, durante uma missa, e é impressionante!
IGREJA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E PELOURINHO
No alto da ladeira e ao lado o Pelourinho fica a Igreja Nossa Senhora das Mercês. Do algo dela, subindo a escadaria, uma vista linda da cidade!
CHAFARIZ DA LEGALIDADE, IGREJA SÃO GONÇALO E MONUMENTO DOS EXPEDICIONÁRIOS
Localizados na Praça dos Expedicionários, a praça é um dos marcos da cidade.
BELEZAS NATURAIS
A cidade é cercada pela linda Serra de São José, que já vale a vista! E além disso, possui grutas e cachoeiras, além, claro, de fazer parte da Estrada Real e possuir acesso para ela.
Fomos conhecer uma delas, a Cachoeira do Bom Despacho, que fica entre São João e Tiradentes. È bem bonita, mas como estava um dia de muito sol e calor, estava bem cheia. O truque foi subir a serra em uma trilha bem demarcada, para alcançar a segunda cachoeira, essa mais vazia.
ONDE COMER
Logo no dia que chegamos, a noite, estava muito muito calor! Dando uma volta na cidade, encontramos um bar, com mesinhas na calçada e resolvemos arriscar! Uma delicia!! Porções enormes, com bom preço e o delicioso pastel de Angu. E claro, a cerveja estava geladíssima!! Um achado.
Mas o pior?? Não lembro o nome!!!
No centro histórico, com a maravilhosa vista da Igreja, fomos na super charmosa Taberna D`Omar. Ambiente bem bacana, porções gostosas e cerveja artesanal mineira. Ao lado, tem uma padaria. Super recomendo também!
DICAS
– São João del Rei é uma cidade linda e com muita história para contar. E com uma “pegada” mais “real”, sem a coisa tão “cênica” da vizinha Tiradentes. É bacana até para observar o dia a dia dos moradores, em sua rotina.
– No calor, faz muuuito calor mesmo, é super abafada
– Leve calçados confortáveis, especialmente tênis, pois o mais bacana da cidade e andar e conhecer ela toda a pé.
– Independente de sua crença, visite todas as Igrejas! São pura história e as protagonistas da cidade.
– Tire muitas fotos das fachadas das casas, uma mais linda que a outra!