Maravilhoso e imperdível! Pertinho de Sampa, na cidade de Bragança Paulista, que é cercada de verde, com lindas paisagens e vistas deslumbrantes, especialmente da Represa do Rio Jaguari, o Festival Arte Serrinha acontece até dia 30 de julho.
A proposta do festival é estabelecer um momento de celebração e de imersão artística na natureza através de oficinas, vivências, shows, performances, palestras, teatro, cinema e exposições de arte.
É uma espécie de laboratório a céu aberto de vivências e experiências artísticas e tem como foco principal o cuidado e a preocupação com a região da Serrinha ressaltando sua cultura, natureza e paisagens, através da arte.
A entrada da Fazenda Serrinha
Os principais pontos do festival se encontram na Fazenda Serrinha, espaço de convivência e de experimentações artísticas e ambientais, e o Sítio Santo Antônio, que abriga o Teatro Rural e o Galpão Busca Vida (aliás, é lá que é produzida a famosa cachaça Busca Vida), lugares que acolhem a arte, música, o teatro e a dança em suas diversas manifestações. Também é possível encontrar obras de arte espalhadas ao longo da cidade de Bragança, na Exposição Paralela Lebre, promovida pela Casa Lebre.
O começo da trilha na fazenda, para chegar às obras
Nessa minha visita, o foco foi a Fazenda Serrinha e seu Parque de Instalações. E realmente, foi um passeio imperdível! E ainda por cima gratuito! A Fazenda acolhe gratuitamente todos os visitantes que desejam conhecer o local.
As instalações da Fazenda Serrinha são obras de arte desenvolvidas durante os Festivais por artistas convidados e se integram com a natureza, mostrando a degradação do material em contrapartida à exuberância da natureza e suas lindas paisagens.
E ao avistar a primeira obra, já somos surpreendidos com o inusitado. E a linda paisagem!
No local, recebemos um mapa, para percorrer e conhecer todas as obras, então vá preparado com roupas e calçados confortáveis e água. O trajeto é longo, em meio a trilhas e lindas paisagens, e vale muito a pena! Amei e super recomendo! Fora a vista do Mirante, com a obra do francês Jean Paul, de tirar o fôlego!
E mais uma…
E vamos chegando ao mirante, que antecipa uma vista de tirar o fôlego….
.. e a obra do francês Jean Paul Ganem, na natureza, que se mescla com a paisagem!
E ao longo do caminho, as obras se revelam em meio à paisagem!
E a interação é permitida não só com a paisagem, mas também com as obras
A natureza também é a arte
Pausa para descanso numa autêntica Oca
E depois do passeio, a dica foi almoçar no Lopo Restaurante, considerado um dos melhores da cidade. O local é charmoso e serve uma maravilhosa comida ao estilo caseiro, com opções muito bem servidas e bem-feitas de costelinha, trutas, casquinha de siri, etc e uma cervejinha gelada para acompanhar. Os pratos são deliciosos e muito bem servidos. O preço é condizente com o que é oferecido. Mas chegue cedo ou faça reserva, porque fica muito lotado!
Truta ao molho de catupiry e camarão, deliciosa!
Truta com molho de alcaparras e pirão
Para acompanhar: risoto, arroz e batata rústica
Para saber mais sobre o Festival: http://www.arteserrinha.com.br/
Para saber mais sobre o Restaurante: https://pt-br.facebook.com/Lopo-Restaurante-291395227552536/