MAM – Museu de Arte Moderna: exposição O Impressionismo e o Brasil, cultura e arte ao alcance de todos! E depois não deixe de provar o delicioso brunch da Pão!

Localizado no Parque do Ibirapuera, o Museu de arte Moderna de São Paulo é sempre palco de exposições muito interessantes! Cultura e arte ao alcance de todos!

Em cartaz no momento, a exposição o Impressionismo e o Brasil traz um pouco da história do impressionismo bem como um acervo muito rico de Renoir e de pioneiros da pintura no Brasil como Grimm, Castagneto e Parreiras.

“A pintura de paisagem ao ar livre passou a ser praticada no Brasil em 1884. Grimm foi o responsável pelo início de seu ensino na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro e, posteriormente, pela formação de uma escola de pintores identificados com seus ensinamentos. Castagneto e Parreiras foram os principais discípulos de Grimm. As mesmas duas condições para o surgimento do Impressionismo na França se repetiram no Brasil: a prática da pintura rápida ao ar livre e a variedade de novas cores de tinta industrial.

Reunimos aqui obras de Renoir como artista exemplar do Impressionismo. Há retrato, natureza-morta e estudo para mostrar como o Impressionismo nasceu da paisagem, mas se estendeu aos demais gêneros. A pincelada rápida e o uso de uma ampla gama de cores são marcas de Renoir.

Seguem-se os pioneiros da pintura rápida ao ar livre no Brasil: Grimm, Castagneto e Parreiras. Na sequência, as gerações de pintores brasileiros já conscientes do Impressionismo francês. Reunimos aqui apenas paisagens, pois é o gênero fundador do Impressionismo e permite identificar o interesse pelas paisagens pitorescas brasileiras, sobretudo no Rio de Janeiro, até hoje destino de turismo e objeto da produção de imagens amadoras com recursos industriais, como celulares.

No extremo da mostra, reunimos objetos que testemunham o comércio e o uso de materiais industriais de pintura no Rio de Janeiro, entre 1844 e a década de 1930. Ao longo da linha do tempo, mostramos a gama das novas cores industriais do século 19 da marca Lefranc, usada pelos impressionistas franceses. Começava, assim, a arte industrial no Brasil”

Durante a semana, o ingresso no MAM é bem baratinho, mas a dica é ir de sábado, com entrada gratuita. Estendo por lá, com ou sem crianças, não deixe de visitar também a interessantíssima e lúdica exposição Cidade da Língua, confira na integra aqui!

E depois de visitar e se deleitar com essas exposições, a dica é dar uma passadinha na unidade da Pão – Padaria Artesanal Orgânica do parque do Ibirapuera, e provar o seu delicioso e caprichado brunch, com mesinhas ao ar livre! Uma das minhas preferidas de Sampa, ficou melhor ainda com uma unidade no Parque. Confira mais sobre a Pão, clicando aqui!

 

Para saber mais sobre a exposição: http://mam.org.br/exposicao/o-impressionismo-e-o-brasil/