Paranapiacaba: pertinho de Sampa, a charmosa cidade com ares londrinos é perfeita para um bate e volta!

charmosa cidade de Paranapiacaba fica localizada a apenas 50 km da capital, na região do ABC, no distrito de Santo André. E ela é perfeita para passeios de bate e volta!

A cidade é um charme, com ares londrinos, ferrovias, casinhas e madeira e, dentre outras coisas, é famosa pela sua neblina intensa. Eu já havia tido a oportunidade de conhecer a cidade, com a intensa neblina, no último Festival de Inverno da região (clique aqui para ver), e agora, a ideia foi ir para aproveitar e ver tudo em um dia de sol!



O Parque ferroviários, com seus trilhos, vagões modernos, antigos.. Fala a verdade, tem uns que dão até um ar meio Silent Hill para o lugar ne?

Essa aura inglesa se deve não só à neblina, mas principalmente porque, por volta de 1860, muitos ingleses desembarcaram na região para construir a primeira estrada ferroviária paulista. Aliás, um dos cartões postais da cidade é a estrada de ferro, seus trens e vagões e seu passeio de Maria Fumaça.

Dessa forma, a cidade mantém até hoje ícones dessa época;  como o Castelo (antiga residência do construtor da ferrovia e hoje um museu), uma construção em estilo vitoriano localizada no alto de uma colina e que garante uma linda vista da região, a Igrejinha na entrada da cidade, o Relógio que lembra muito o Big Ben de Londres, as casas dos moradores em madeira e sua arquitetura estilo inglesa, a Casa Fox (que hoje é um espaço cultural, meio com ares de pequeno museu) a sede do Clube União Lyra Serrano, uma das últimas edificações feitas pelos britânicos. Cercado pela Mata Atlântica, o lugar também abriga um roteiro de trilhas e o ideal é desbravar a cidade a pé. A maioria das trilhas parque do parque ecológico da cidade e necessita de monitoria. Infelizmente no dia que fomos, o parque estava fechado!

O Castelo e sua linda vista da região!

As ruas de paralelepípedos e as casinhas de madeira

A Casa Fox, na Av. Fox, claro

O Clube União Lyra Serrano

Uma Antiga padaria

E uma das muitas opções de almoço na região, estão nas casinhas dos próprios moradores, que montam restaurantes de comida super caseira, a vontade! São muitas opções! E olha que o cheirinho de todas elas, que nos acompanha do longo do passeio, faz mesmo querer entrar em alguma e se fartar de comer!

Vale muito a visita, seja em dia de sol, em dia de neblina, a cidade é sempre um charme!