Campos do Jordão: a linda, charmosa e romântica cidade de serra vale muito a viagem, seja no frio ou no calor!!

Campos do Jordão é uma das cidades mais famosas do interior de Sampa. Cidade de serra, com clima frio, cercada de morros e muito verde, considerada a “Suíça Brasileira”, seja por causa da arquitetura de grande parte das casas, hotéis e do centrinho, seja por causa do clima frio, especialmente no inverno. Escolhemos este final de semana, por causa do clima de Natal, que deixa a cidade bacana, tanto no clima festivo, quanto, principalmente, na linda decoração!

A cidade tem fama de cara, por causa de uma vertente de turismo de alto padrão, mas eu acho ela bem democrática; com atrações, restaurantes e acomodações para todos os bolsos. Muitos restaurantes têm valores até inferiores aos praticados em Sampa.

E atrações realmente não faltam! Para conhecer tudo precisaria ficar uma boa temporada na cidade! Elas são para todos os estilos: aventura, natureza, compras,  cultura, gastronomia, etc e são separadas em roteiros diversos, tipo o Roteiro Gavião Gonzaga, Roteiro Abernéssia, etc. E claro, a maioria dos lugares é melhor ir de carro, alguns até estão distantes do centrinho.



Vale lembrar que a cidade é bacana seja no frio, onde claro, é a alta temporada, é o Festival de Inverno, etc, mas também no calor! E como o clima varia muito e pode esfriar de repente, sempre bom levar umas blusas! Nesse final de semana, eu e o maridão pegamos um dia com 9 graus e muito frio com garoa e no outro, 25 graus com calor e sol! Adorei!!

Vou separar as atrações e as fotos, para ficar mais fácil!! E claro, no final tem dica de restaurantes e pousada! Foi corrido para um final de semana, mas como eu e o maridão gostamos de passear e temos pique de não parar, deu para fazer bastante coisa e aproveitar cada lugar!

A caminho dos passeios

Aliás, logo no caminho para o centrinho, na Abernéssia, quando começamos o passeio, já encontramos uma praça que estava linda, na decoração de Natal!

Vila Capivari

É o centrinho da cidade, onde fica todo o burburinho! No local ficam a maioria dos restaurantes, lojas, chocolaterias, bares e shoppings da cidade, a maioria com a típica arquitetura enchamel.

O local fica cheio sempre, seja de dia ou a noite, e as pessoas além de curtir, também aproveitam para “verem e serem vistas”. O centrinho é bem legal e charmoso, parada obrigatória!

Morro do Elefante

Também é no centro, no bairro Capivari, que ficam as feirinhas de artesanato e a partida do teleférico, que leva ao Morro do Elefante, um dos pontos mais tradicionais da cidade, que tem uma vista linda! O passeio do teleférico é bacana também para ter uma vista.

Achei o Morro do Elefante muito cheio, e fora a vista, nada me atraiu. Também tem muitas barraquinhas vendendo coisas típicas da cidade, o que deixa o local ainda mais “tumultuado”.

Dali também partem os passeios de trenzinho e bonde pela cidade, que fazem um roteiro breve tipo city tour, com parada na estação Abernéssia. Achei bem bacaninha, principalmente o bondinho.

Eu e o maridão não fizemos, nem teleférico, nem trenzinho/bondinho, porque como estávamos de carro e querendo ir para outras atrações, a gente acaba deixando de lado esses passeios mais para turista.

Parque Amantikir – Jardins que Falam

Esse parque foi uma das minhas motivações de ir para Campos! Estava louca para conhecer!! E realmente, é lindo!! São vários jardins inspirados em diversos países. Há um jardim só com espécies de suculentas e cactos, outro completamente colorido, outros com toques orientais, outro com um labirinto, uma casa na árvore, etc! E tem uma vista da serra de tirar o fôlego!

O circuito dura aproximadamente duas horas, com tempo de apreciação, com pouco mais de 2,5 km de extensão! E vale muito a pena! Um detalhe mais lindo que o outro! Super recomendo! Pena que estava nublado e garoando, mas mesmo assim não tirou a beleza do lugar!

Museu Felicia Leirner e Auditório Cláudio Santoro

Uma atração que para mim foi uma gratíssima surpresa, é o Felicia Leirner! Principalmente para quem gosta de exposições/arte e muito verde, o local é perfeito! Uma enorme área verde abriga o acervo desta escultora polonesa que escolheu a cidade serrana para morar. As 85 obras expostas ao ar livre, feitas de bronze, cimento branco e granito, estão dispostas em ordem cronológica, sendo possível assim visualizar cada uma das fases da artista. Maravilhoso!

No local, também está o Auditório Cláudio Santoro, de linda arquitetura, e que abriga além de eventos culturais o famoso Festival de Inverno!

Também no local é possível apreciar a lindíssima vista da Pedra do Baú. Se estiver fora do horário de verão (pois o local fecha às 18:00 hs) dizem que o espetáculo à parte é o pôr do sol! Motivo para eu voltar novamente, já que, estando em horário de verão, não foi possível ver.

Ducha de Prata

Atração tradicional e gratuita da cidade, é meio que um parque, com cachoeiras artificiais e feirinha vendendo produtos. A gente não curtiu muito, apesar de ser bem famosa. Achamos muuuuito cheio e não é muito bonito. Fora que a água tem um cheirinho muito ruim. Dá pra deixar passar batido numa boa.

Pico do Itapeva / Parque Pico do Itapeva

Para mim, uma das atrações mais legais! Que na verdade fica em Pindamonhangaba (divisa), porém o acesso é por Campos!

O lugar é lindíssimo e fica a 2.030m de altitude!  Tem a forma gratuita de ver, indo até o topo de carro! Nem preciso falar da vista né? Um lago próximo ao pico também merece uma paradinha para fotos, é bem bonito! Dizem que é um dos lagos em maior altitude do Brasil.

Pagando a entrada e o estacionamento, é possível entrar no Parque do Pico do Itapeva, que tem uma estrutura bem bonitinha, com jardim de lavandas, castelinho com toalete e cafeteria, bancos, fonte dos desejos, etc! E o melhor é que em dias bons, além da vista linda, é possível ver dali 15 cidades da região como São José dos Campos, Aparecida etc.

Eu adorei! Vale a pena, claro, se o tempo estiver aberto, senão a vista fica prejudicada!

Mosteiro São João

Achei o lugar lindo, transmite muita tranquilidade! O espaço pertence às monjas beneditinas e, além do lindíssimo jardim, tem a igreja, capela e gruta! Muito gostoso para ficar um tempo, contemplando o local e aproveitando o sossego. Também tem uma lojinha com venda de produtos e venda de flores.

Palácio Boa Vista

Palácio Boa Vista é a residência de inverno oficial do governador do estado de São Paulo. Além da arquitetura e do jardim bem bacana, parte do palácio é um museu, com um acervo bem rico de móveis de época, obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, etc.

A casa ainda é funcional e utilizada pelo governador, então parte dela fica de fora do passeio, que é monitorado e bem bacana! Adorei a visita, gratuita, que dura mais ou menos 45 minutos. Pena que não pode fotografar por dentro!

Ah, ao lado do palácio tem a Capela São Pedro Apóstolo. Linda e super moderna! Super recomendo o passeio, especialmente para quem curte um algo cultural.

Em tempo, em frente tem uma cafeteria bem charmosa, também com uma vista linda do alto da cidade!

Mãostiqueiras

Amei conhecer esse local e esse projeto! Super bacana e muito fofo!! O lugar é uma graça, ainda mais com as ovelhinhas! E tivemos uma verdadeira aula sobre a produção artesanal da lã, desde a tosquia.

A maioria dos criadores de ovelhas da região jogavam a lã da tosquia anual fora! Daí veio a ideia do projeto! Essa lã que passou a ser recebida ali, é utilizada para a capacitação de mulheres da região, que fiam, preparam a lã, tingem, fazem os produtos lindos que são vendidos na lojinha! E o legal é que tudo é produzido artesanalmente, o que mantém a tradição também. Demais!

Claro, não resisti e comprei uma manta linda e super quentinha!

Chocolaterias

Campos é também considerada a cidade dos chocolates! Tem uma lojinha a cada esquina, vendendo cafés, chocolates em barra, em bombom, quente, frio, cremoso, de tudo que é jeito!  E as lojinhas são muitas, com preços variados, porém qualidade semelhante!

O Montanhês é um dos mais famosos, bem gostoso, mas com precinho mais salgado. Tem também o Spinassi, bem gostoso também e com precinho mais bacana! A terceira lojinha é o Sabor Chocolate, no Boulevard Geneve, gostosinho e com o melhor precinho!

Confesso que eu e o maridão, que somos exigentes com chocolates e conhecemos muitas marcas, esperávamos mais destes, ainda mais se considerarmos a fama e o fato de serem artesanais! 

Restaurantes

Campos tem muuuuitas opções de restaurantes ali no centro, a maioria bem charmosinho, com preços para todos os bolsos. Aliás, a gente é praticamente “atacado”, enquanto anda na rua, pelos hostess dos lugares, cada um vendendo seu peixe!

A truta e o fondue são típicos da cidade, então praticamente todos tem esses pratos no cardápio. E outra coisa interessante: quase todos os restaurantes tem música ao vivo, com rock antiguinho.

Escolhemos o We Lounge Veuve Clicquot para um a almoço.  Ficamos tentados com a promoção do lugar, de dois pratos de massa pelo preço de um, double chop e uma taça de vinho cortesia para mim! E claro, pela música! Adorei o cantor, com sua voz rouca e repertório bacana!

O atendimento foi ótimo e a comida estava muito boa! Chopp bem tirado e bem gelado e o vinho surpreendente! Tinto seco de ótima safra, do jeito que eu gosto!

Mas no final, o valor, na verdade, acabou ficando na média, mesmo com promoção! Como cada prato era meio carinho, participando desta promoção, na verdade acabamos pagando o preço normal de outras restaurantes de massas dos arredores.

Mas super recomendo! Boa comida, boa musica e bebida show!

Para o jantar, como a temperatura caiu para 9 graus, a pedida era fondue! Simplesmente todos os restaurantes oferecem o prato e, a maioria esmagadora, oferece o rodizio, que serve de queijo, de carne e de chocolate!

Escolhemos o Vemaguet 67, primeiro pelo preço bacana (era um dos que estava em promoção), depois pelo ambiente e música também,  bem agradáveis.

Como não comemos fondue de carne, foram bem maleáveis,  e substituíram por duas porções de queijo e claro, mantendo o de chocolate. Tava bem gostoso! Mas quase saímos rolando de tanto comer!

Pedi um vinho em taça que não estava tão bom, mas valeu! O importante era o prato.

Apesar de bem cheio, o atendimento foi bom, além da comida boa e da música bem bacana também. Super recomendo!

Pousada

Para a hospedagem, escolhi algo simples, porém muito acolhedor! A Pousada Florada na Serra. Na verdade, achei essa pousada, bem como as recomendações, em um grupo de facebook do qual faço parte. O local é bem familiar, cada quarto tem o nome de uma flor e é espaçoso, com cama queen size bem macia, roupa de cama quentinha e cheirosa. Achei legal deixarem dois bombons e duas garrafas de água de mimo de boas vindas! Ah, também deixaram um guia da cidade, bem completo, para nos ajudar com dicas de passeios e tal!

De manhã, nossa mesa de café da manhã já estava posta quando chegamos, muito carinhoso. Tudo simples, porém muito gostoso. Perfeito para começar o dia!

O atendimento também foi ótimo e o preço excelente para os padrões de  Campos do Jordão. A Esther foi super maleável com o horário de check in e check out!

Única coisa a considerar é que fica num bairro mais simples e afastado (fica perto do Portal), mas estando de carro, não vejo nenhum problema nisso. Super recomendo!

Para saber mais

Campos: https://camposdojordao.com.br/

Mãostiqueiras: http://maostiqueiras.com.br/

Amantikir: http://www.parqueamantikir.com.br/

Museu Felicia Leirner: https://www.museufelicialeirner.org.br/

Palácio Boa Vista: https://www.palacioboavista.com.br/

Restaurante We Lounge: https://we-lounge.business.site/

Restaurante Vemaguet 67: https://pt-br.facebook.com/vemaguet67/

Mosteiro São João: http://www.mosteirosaojoao.org.br/

Pousada Florada na Serra: https://www.pousadafloradanaserra.blogspot.com/

Chocolate Montanhês: http://chocolatemontanhes.com.br/

Chocolate Spinassi: http://www.spinassichocolate.com.br/

Chocolate Sabor Chocolate: https://saborchocolate.com.br/

Amei, amamos a viagem!!! Super recomendo!!! E olha só, que desfecho lindo, nesse pôr do sol, voltando pra casa!