Gonçalves: a linda cidade de serras, cachoeiras, mirantes, picos e boa comida, do sul de Minas!

Que o sul de Minas é lindo, ninguém questiona!! E desta vez, depois de tanto ouvir falar da cidade que desponta como um dos atuais e futuros “destinos do momento”, eu e o maridão nos animamos a passar uns dias por lá, em Gonçalves!

E as belezas já começam no caminho! Optamos pelo caminho mais curto, que significa 20 km de estrada de terra, e realmente, valeu a pena! Vale lembrar que a cidade é forrada delas e, quase todos os caminhos são nesse tipo de acesso (principalmente os que levam às atrações naturais). O que significa que, se chover, pode haver dificuldades. Por isso até, a cidade é destino frequente dos trilheiros de 4×4.

Porque o caminho, já faz parte da viagem.

Quem chega à cidade encontra um agradável e charmoso centrinho, cheio de lojas, cafés e pequenas pousadas. De clima muito variável, o tempo muda com frequência!! Aliás, eu e o maridão pegamos chuva, neblina, frio, calor intenso, sol… Tudo na mesma viagem!!

A Igreja Matriz e a praça principal. 

Vista da pracinha, com a famosa Padaria São Francisco ao fundo, um dos cartões postais da cidade

Algumas lojinhas

Lindas paisagens

Mas as principais delícias de Gonçalves ficam na zona rural, formada por  bairros cercados de cachoeiras, mirantes, serras, ateliês e mais restaurantes. Perfeito para quem curte o turismo rural, natureza, trilhas e comidinhas!



Confesso que a cidade me causou uma certa sensação dúbia. Que ela é charmosa, é inegável, que é cercada de paisagens belíssimas, principalmente de serras, também. Mas, ao mesmo tempo, achei pouco “amigável” com o turismo “gratuito”. Talvez como ainda está sendo descoberta, há uma certa exploração exagerada, seja nos preços de tudo, seja no fato de dificultarem o acesso e facilidade de indicações às principais atrações turísticas naturais. Dá a impressão que o turista acaba sendo “obrigado” a contratar as nada baratas empresas de passeios da região, seja justamente pela falta de indicação de como chegar nos locais, seja pela dificuldade de acesso nas estradas de terra para carros que não sejam 4×4.

Claro que, por conta disso, apesar de termos o carro 4×4, a falta de indicações de como chegar aos locais, acabou nos atrapalhando um pouco e tomando muito tempo para descobrirmos os acessos. Mas claro, como a gente não desiste nunca…

Vale lembra que a cidade é bacana tanto para quem quer só curtir, descansar muito e comer muito, quanto para quem quer fazer umas trilhas, um turismo de aventura e tal! Lembrando que muitos locais, como algumas cachoeiras, ficam dentro das pousadas da região, e só é permitido acesso para hóspedes ou para quem fechar passeios com as agências de turismo. Desta forma, eu e o maridão só fomos nos espaços abertos ao público em geral, e claro, é destes que vou falar e mostrar nas lindas fotos.

CACHOEIRAS

Cachoeira 7 Quedas, Cachoeira do Retiro e Cachoeira do Cruzeiro

O ponto de partida é a Cachoeira 7 Quedas, a mais bonita e com diversas quedas. A partir dela, é só seguir uma trilha de 800 metros, bem sinalizada e se chega à Cachoeira do Retiro. Depois desta, a trilha continua (por mais 2 km) e se chega na do Cruzeiro, a menorzinha. Essas três cachoeiras tem a saída para a sua trilha mais estruturada a partir de um quiosque (R$ 5, das 9h às 17h, sábados, domingos, férias e feriados) com estacionamento no local. Mas mesmo que esteja fechada, tem um acesso lateral aberto na porteira. Pode entrar sem medo e subir a pé (deixe o carro na estrada).  O acesso a esse local, se dá pela estrada que leva ao Bairro São Sebastião (em Gonçalves, os acessos são sempre indicados por bairros). Fique atento após andar mais ou menos 3 km nessa estrada, que haverá uma minúscula placa à direita, indicando Cachoeira 7 Quedas, que dá o acesso ao complexo.

Cachoeira 7 Quedas

Trilha que dá acesso às Cachoeiras do Retiro e do Cruzeiro.

Cachoeiras do Retiro e do Cruzeiro

Cachoeira do Simão

Outra das cachoeiras da região, com acesso gratuito. Para chegar ali, pegue a estrada à direita a partir da Praça São Benedito (perto do cemitério). A localização em si, é fácil, é só colocar Cachoeira do Simão no GPS ou Espaço Le Gourmet. Estacione em frente ao espaço Le Gourmet, onde ficam os famosos restaurantes Geminus e Juá do Capote. Você vai ouvir o barulho da água. O acesso à cachoeira se dá por uma pequena trilha, que não é tão fácil de se encontrar, mas dá para localizar pelo desgaste no chão. Siga à esquerda a pé e você sairá na parte alta.

Cachoeira do Simão

Cachoeira dos Henriques

Localizada na estrada do bairro dos Henriques, a cachoeira possui várias quedas e forma um ponto de banho em sua parte superior. Essa aliás é a parte de mais fácil acesso e bem interessante já que, por ser tranquila, permite o banho. Essa também é fácil de encontrar, pois tem indicações ao longo da estrada.

Cachoeira dos Henriques, que tem uma piscina natural grande, boa para banho

TRILHAS E MIRANTES

Mirante do Cruzeiro

Um dos cartões postais da cidade, bem fácil de ver, de vários pontos. Fica localizado logo ao lado do Portal de entrada da cidade. A subida é melhor ser feita a pé. Mesmo para mim, que tenho 4×4, foi complicado de subir de carro, pois corre o risco de atolar e deslizar, se tiver chovido. A vista é linda, vale muito a pena, principalmente para assistir ao por do sol.

Do alto é possível ver o Cruzeiro, a linda vista da cidade de um lado, o pôr do sol e as serras do outro lado.

Pedra Chanfrada

Uma das mais famosas, proporciona uma linda vista de toda a região e de outras pedras também! A trilha para a Pedra Chanfrada sai do Restaurante Ao Pé da Pedra, com bifurcações pelo caminho. Apenas o começo e parte desta trilha é sinalizada e vai passando por bosques, sendo que o final dela pode ser bem puxado. O legal é encontrar a famosa guardião Loba, que acompanha alguns visitantes ao longo da trilha! Para chegar ao local, vá pela estrada de terra em direção aos bairros de São Sebastião e Terra Fria e siga as placas para o restaurante Ao Pé da Pedra. Essa é bem fácil de encontrar.

Aliás, o local serve comidinha da roça por kilo. Não tivemos a oportunidade de comer lá, mas falam muito bem. Bacana para quem fizer a trilha de manhã e na volta quiser almoçar.

A Pedra Chanfrada

A vista do restaurante e de outras pedras da região.

 

A Loba nos esperando

O começo da trilha e parte do bosque

Vista do meio da trilha

Pico da Raposa

Um dos lindos picos da região, com 1480 metros, com uma vista de tirar o fôlego. Este é meio puxada, o ideal é ir de 4×4, mas dependendo da habilidade do motorista, dá para encarar com outro carro, se não tiver chovido. Bom, dá para ver que vale a pena! Já foi ponto também de asa delta e esportes do gênero. Na verdade, fica em Córrego do Bom Jesus, cidade vizinha de Gonçalves. É fácil de encontrar, com muitas indicações na estrada.

Subidinha boa pra quem curte uma trilha de carro

COMIDINHAS

A cidade também é ótima para as comidinhas e guloseimas! Como toda cidade de Minas.

Uma das paradas obrigatórias, e cartão postal da cidade, é a Padaria São Francisco, que além de guloseimas, vende o famoso queijo artesanal, parmesão curado, do Seu Jair de Alagoa. Esse queijo fez parte até de um programa de televisão, que falava sobre as rotas de queijos mineiros. Muito bom mesmo!

A florida Padaria São Francisco

A sorveteria artesanal  Amama também é sucesso na cidade! O atendimento super simpático do dono (não identificamos de qual nacionalidade ele é, acho que francês) e as receitas deliciosas e refrescantes, totalmente orgânicas e veganas, feitas com frutas frescas, algumas exóticas, e colocadas dentro de uma deliciosa casquinha de milho.. hum…. sem comentários! Só provando pra ver!

As delicias da Sorveteria Amama

Mais uma das paradas obrigatórias da cidade é a Senhora das Especiarias!! Um paraíso!! Primeiro que a gente pode provar absolutamente tudo! E sem ter que aguentar cara feia dos atendentes. São muuuitas opções de geleias e antepastos, desde as tradicionais,a té as mais exóticas. E vendidas não só no tamanho normal, quanto na versão pequena, para poder levar mais sabores. Impossível sair de lá sem comprar!

As muitas opções de degustação da A Senhora das Especiarias

Se curte uma cerveja artesanal o lugar é Cervejaria Artesanal 3 Orelhas. O nome vem do bairro, e o lugar é charmosíssimo, além de ficar lá todo o processo de produção, visível para todos os visitantes. E o que falar da cerveja? Deliciosa! Tirada com perfeição, são oito tipos para agradar a todos os paladares. Também tem venda de garrafas, para levar pra casa!

Delícia!! Só cuidado pra não se empolgar, senão a estradinha de terra vai parecer ainda mais difícil na volta!

A cidade também é lotada de cafeterias, desde as mais tradicionais, até as mais recentes, que servem muitas guloseimas. Eu me encantei com o Vila La Vida Cafe, pela simpatia enorme do dono, alem do cafezinho artesanal e gostoso, produzido por ele mesmo, e as guloseimas para acompanhar! Recém aberto, mas já um achado!

Um charme e deliciosas guloseimas

RESTAURANTES

Claro que nem preciso falar da gigantesca quantidade de restaurantes, seja tanto no centrinho, quanto afastado da cidade, em Gonçalves né? São muitas, para todos os gostos e bolsos. Desde o gourmet sofisticado, passando pelo gourmet mineiro, até a comida da roça autêntica. Fica até difícil escolher, mas, durante a semana, esses além de gostosos, também ficaram abertos!

O Janelas com Tramela fica numa esquina e tem uma cara super simpática. Rústico e acolhedor, tinha um cardápio variado, bem como música ao vivo. Acabamos escolhendo uma porção, que era bem servida para dois, acompanhado da cervejinha gelada. A receita aliás, de carne seca desfiada com mandioca e queijo curado mineiro é bem diferente do que estamos acostumados para este prato. Achei bem gostoso, podia só ter um pouquinho a mais de carne seca.

quiknho mais de carne seca.

Janelas com Tramela, bacana e rústico, com porção de carne seca com mandioca e queijo mineiro curado, que dá um sabor bem diferente do convencional

O Quintal da Bel também é um charme e também fica numa esquina! Atendimento impecável, tem também uma lojinha de artesanato no local. E o que falar desse prato, o Mexidão Mineiro? Simplesmente delicioso! Diferente, saboroso, bem servido, nunca tinha comido uma receita igual essa. Amei demais!! E o melhor, ótimo preço! Único problema, é que agora não passa mais a vontade de comer de novo!

Eu simplesmente amei esse prato, o Mexidão Mineiro

HOSPEDAGEM

Bom, também nem preciso falar que a cidade tem centenas de opções de hospedagem, muitas delas de alto padrão, bem cara de roteiro de charme, sejam para casais, famílias, aventureiros, para todos os estilos. Muitas, inclusive, oferecem quartos com vistas fabulosas, banheira, lareira, etc. E difícil achar alguma com preço que não seja salgado.

Não podermos indicar nenhuma dessas, pois eu e o maridão gostamos de viajar pelo AirBnb e, de preferência, nos hospedarmos em casas de particulares. Também foi este o caso em Gonçalves. Ficamos hospedados numa casinha com cara de chalé, bem bacana, de um casal. E adoramos! Sempre recomendo muito hospedagem nesse sistema!! Além de ter ótimo preço!

 

DICAS EXTRAS

– Leve dinheiro vivo: alguns estabelecimentos não aceitam cartões e na cidade há apenas uma agência do Banco do Brasil e um caixa eletrônico do Bradesco. Também há uma lotérica e, em dias uteis, se você tiver conta na caixa, consegue efetuar saques.

– Mais uma vez, vale lembrar que a maioria dos acessos para as atrações naturais é por estrada de terra e a maioria delas de difícil acesso para carros que não sejam 4×4 ou para motoristas inexperientes. A dificuldade aumenta em dias de chuva.

-Se você não for do tipo aventureiro e não se incomodar em utilizar empresas de passeios e turismo, pode ser uma alternativa (nada barata) de conhecer a região. Há varias no local.

– A cidade funciona mesmo a partir de sexta-feira e durante o final de semana. Durante a semana, muitas atrações, lojas e restaurantes não funcionam. Mas sim, há opções.