Fazenda Nossa Senhora da Conceição: turismo rural e cultural em Jundiaí!

12278851_1037636989613725_4667398675224198080_n

Na próspera cidade de Jundiaí, a aproximadamente 80 km da capital, esta a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, que data de 1810.

A grande propriedade se dedicou no passado ao plantio de cana-de-açúcar e posteriormente do café e das uvas, passando pelo período da escravidão e início da imigração dos italianos, que chegaram ao Brasil em busca de trabalho na lavoura. No apogeu do cultivo do café, a fazenda recebeu muitos visitantes ilustres, como Dom Pedro II, Princesa Isabel, etc.

A propriedade se mantém hoje com as características originais da época, com suas construções preservadas, plantio, etc, mas se dedica agora ao turismo rural e cultural.

E o passeio é realmente muito interessante! Um monitor muito simpático e atencioso, leva os visitantes para um percurso de mais ou menos uma hora e meia, apresentando diversos pontos da fazenda, como a horta (que aliás, abastece o restaurante do local), a Casa Grande, a Senzala, a Capela, o Museu do Café (onde, literalmente, ele dá uma aula sobre café), o Lago, terminando na lojinha, que vende além de produtos artesanais, o saboroso café produzido na propriedade. Durante este passeio, é possível ouvir em detalhes a história do local e da região, desde a época da escravidão, até a chegada dos imigrantes italianos. Muito interessante, tanto na parte cultural, quanto para ver as belas paisagens verdes, os animais da fazenda e as construções históricas.

Primeira parada do passeio: a horta que abastece o restaurante do local Primeira parada do passeio: a horta que abastece o restaurante do local

Uma das máquinas antigas, utilizadas na produção do café Uma das máquinas antigas, utilizadas na produção do café

A Casa Grande, moradia do Barão na época e hoje ainda é moradia da nova geração da família. Também foi usada na gravação de novelas A Casa Grande, moradia do Barão na época e hoje ainda é moradia da nova geração da família. Também foi usada na gravação de novelas

A Senzala, que fica embaixo da Casa Grande. Triste lembrança de um período negro da nossa história. A Senzala, que fica embaixo da Casa Grande. Triste lembrança de um período negro da nossa história.

A Capela, que ainda pode ser utilizada para casamentos na propriedade. A Capela, que ainda hoje celebra muitos casamentos!.

O cafezal O cafezal. Na verdade essa parte é mais para os visitantes verem como é o plantio

O café O café

O Museu do Café: muitas peças de época e ainda tivemos uma aula sobre café O Museu do Café: muitas peças de época e ainda tivemos uma aula sobre café! Muito interessante e divertido!

Para quem tiver dificuldades de locomoção ou não quiser andar muito, também é possível fazer este passeio no trenzinho da fazenda. E se ainda tiver pique, tem passeios a cavalo.

Vista do lago: muito verde por todos os lados! Vista do lago: muito verde por todos os lados!

Depois de tudo isso, a recompensa vem num delicioso almoço no Restaurante da Fazenda. Cardápio variado, com excelentes e fartas opções, todas caseiras e com cara de comida rural. Uma delícia e com ótimos preços! Vale a pena!

Comida farta, deliciosa e com ótimo preço! Recomendo! Comida farta, deliciosa e com ótimo preço! Recomendo!

Dica: O preço do passeio cultural é bem baratinho, e acontece sempre aos sábados. A fazenda não aceita cartões de débito ou crédito, nem para os passeios, nem para o restaurante. Leve dinheiro!

Para passar um dia divertido, ao ar livre, comer bem e ainda relembrar parte da história do Brasil! Adorei!

Para saber mais: http://www.fnsc.com.br/