Visconde de Mauá e Penado: o charme das cidades serranas do Rio!

Estando em Resende como base (clica aqui), resolvemos fazer um bate volta até Visconde de Mauá e Penedo. Impossível não ir conhecer essas duas charmosas cidades!

Como queríamos muito ver a decoração natalina da “Finlândia brasileira”, deixamos esta para visitar no final da tarde!



Visconde de Mauá, linda, cercada de verde, nas serras cariosas. Famosa pelo clima descontraído e romântico, suas cachoeiras, paisagens e boa comida!

E além de toda área verde, Visconde de Mauá é muito conhecida por suas três vilas: Maromba e Visconde de Mauá, no lado fluminense, e Maringá, que é dividida bem ao meio pelo rio Preto – metade da vila fica do lado de Minas, a outra metade no Rio.

Como estivemos lá por apenas um dia, claro, é impossível conhecer tudo! Dessa forma escolhemos conhecer a Vila de Maromba, super charmosa e com uma pegada exotérica. Cheia de lojinhas para quem curte ir ás compras.

A Cachoeira escolhida para visita foi a Cachoeira de Santa Clara. Dizem que essa é a cachoeira mais bonita de Visconde de Mauá. A água escorre mansa pela pedra lisa e é realmente um espetáculo da natureza.

Muita gente se aventura fazendo rapel na Santa Clara. Quem prefere ficar relaxando, pode aproveitar o banho no poço ou esticar uma canga na pequena praia de areia.

Claro que, para almoçar, a pedida são os restaurantes à beira do Rio Preto, que corta a cidade, e não dá para deixar de provar a truta, tão típica da região. Enquanto estivemos la, pegamos uma tempestade daquelas. E ainda pudemos notar a força do rio, com a chuva!

Penedo fica localizada na região serrana do Rio, próximo a Resende, Itatiaia e Visconde de Mauá. Por ser uma localidade mais fria, região de mata atlântica e serrana, é um destino muito procurado por casais, recém-casados, um destino romântico. Porém, famílias inteiras também se refugiam na pequena Finlândia (como é conhecida) para o descanso e passar tempo.

Aqui, a pedia e caminhar pelas vias de Penedo, respirar o ar puro da Serra, admirar o casario que remete aos traços da arquitetura finlandesa, conhecer as diversas galerias de lojas, namorar o artesanato das lojinhas, saborear as delícias gastronômicas do distrito e, claro, comprar chocolates!!

Escolhemos conhecer a cidade a noite para ver a tão famosa decoração natalina, que realmente surpreende!

O Portal de entrada de Penedo já é um charme, impossível não parar para fazer fotografias no letreiro.

A cidade, por ser tão turística tem muitas lojas e galerias. O Shopping Pequena Finlândia é o mais famoso. Se trata de uma galeria de lojas que vendem lembrancinhas, artigos personalizados da cidade, artesanato e lojas de café e chocolates. As lojinhas tem arquitetura que remetem traços da arquitetura finlandesa. É um local muito procurado pelos turistas para registros fotográficos. Para além da decoração em motivos natalinos, o espaço conta com sombrinhas coloridos, adornando o céu.

Um charme de cidade!