Resende: a cidade carioca, ponto de partida para muitas atrações incríveis!

Resende, é um município carioca que fica na divisa com dois importantes estados brasileiros: Minas Gerais e São Paulo.  Enorme, desenvolvida é um grande centro urbano.

Por conta de sua localização, foi escolhida para ser nossa “base” para turistar em toda a região e fazer diversos passeios até Itatiaia, Penedo, Visconde de Mauá, etc.

A cidade conta com muitas opções de hospedagem, restaurantes, lojas, mercados, etc. Como sempre, claro, escolhemos ficar em um apartamento pelo AirBnb.



Infelizmente, uma das principais atrações da cidade, estava fechada por conta da pandemia, então, somente conseguimos ver pelo lado de fora: a AMAN, Academia Militar das Agulhas Negras. Dizem ser um passeio incrível, foi uma pena não podermos conhecer!

A cidade também conta com um Centro Histórico muito charmoso, com prédios e casarões de época bem preservados.

O que amamos conhecer na cidade, foi a Vila da Fumaça. Nela está a lindíssima Cachoeira da Fumaça.

A cachoeira da Fumaça recebe esse nome graças à neblina gerada pela força da queda d’água. Ela é formada pelo Rio Preto e é a maior cachoeira de todo o Rio de Janeiro, com mais de 2 quilômetros de extensão e 200 metros de altura.

A cachoeira está localizada na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira e foi tombada como Patrimônio Histórico e Paisagístico de Resende.

Aliás, a Vila da Fumaça toda é um charme, seja pelas suas paisagens rurais e pequenas cachoeiras ao longo do caminho (estrada de terra, em condição razoável), seja pelas casas, praça e Igreja.

É fácil de encontrar, a partir do Centro de Resende, há diversas placas sinalizando. Cuidado apenas em épocas de chuvas, as estradas de terra ficam bem ruins, o que dificulta o acesso.