Guararema: um encanto de cidade, com seus parques e belezas naturais, para um incrível bate e volta! Com almoço no Mirante do Paraíba!

A entrada da charmosa cidade de Guararema

Amei a cidade de Guararema! Localizada a apenas uma hora de São Paulo, é um destino incrível para um bate e volta! E não é a toa que se tornou uma das “cidades do momento”, no interior de Sampa!

A cidade é muito bem cuidada e lotada de atrações gratuitas, em meio à natureza! São diversos parques, cercados de verde por todos os lados, várias pontes e mirantes, para observar a paisagem, além do Rio Paraíba que atravessa a cidade. Realmente um encanto! E o melhor, a maioria das atrações é gratuitas! Fora que na cidade, também está o charmosíssimo restaurante Mirante do Paraíba! Um passeio perfeito para passar o dia longe da rotina!

Recanto do Américo

Praticamente o cartão postal da cidade, o local fica logo na entrada, à beira do Rio Paraíba e cercado de verde. As pontes suspensas são um charme, e ainda garantem uma linda vista da região. Também é no recanto que está a centenária árvore, que cheira a alho, e dá nome à cidade: Guararema.

A ponte suspensa no Recanto do Américo, proporciona uma linda vista do Rio Paraíba A ponte suspensa no Recanto do Américo proporciona uma linda vista do Rio Paraíba

O Rio Paraíba, que atravessa a cidade O Rio Paraíba, que atravessa a cidade

A árvore centenária A árvore centenária

Estação de Trem

Também localizada no centro da cidade está a pequena e charmosa Estação de Trem de Guararema, um dos marcos da cidade. Se tiver sorte, vai ver o trenzinho de Maria Fumaça passando ou, se preferir, é possível fazer o passeio, que percorre a bela região. Este passeio de trem é pago.

A Estação de Trem é um dos marcos da cidade A Estação de Trem é um dos marcos da cidade

Ilha Grande

Este parque é uma pequena ilha à beira do Rio Paraíba, com entrada gratuita. Tem pequenas trilhas para caminhada, cercado de verde por todos os lados, playground e espaço para a prática de exercícios. Além, claro, de mirantes e pequenas pontes que dão  charme ao local. Também é morada de algumas capivaras, que transitam livremente! Uma delícia!

A entrada da Ilha Grande A entrada da Ilha Grande

Capivaras passeiam livremente pelo parque Capivaras passeiam livremente pelo parque

Trilhas em meio a muito verde Trilhas em meio a muito verde

Parque da Pedra Montada

Mais uma charmosa opção na cidade, também com entrada gratuita! Esse, inclusive, foi o meu preferido! Muito verde, uma charmosa construção em madeira e, claro, a Pedra Montada, uma escultura natural de duas enormes pedras, que ficam sobrepostas! Se quiser, faça a pequena trilha que vai te levar para a Pedra do Tubarão, além de proporcionar uma linda vista da cidade. Imperdível!

O acesso ao Parque da Pedra Montada O acesso ao Parque da Pedra Montada

A escultura natural que dá nome ao parque A escultura natural que dá nome ao parque

Uma pequena trilha leva à Pedra do Tubarão.... Uma pequena trilha leva à Pedra do Tubarão…

... e proporciona uma linda vista da região! … e proporciona uma linda vista da região!

Igreja da Nossa Senhora da Escada

É a única igreja do Brasil com uma imagem de São Longuinho, o santo dos objetos perdidos! Foi construída com arquitetura barroca e paredes em taipa de pilão. Simples e charmosa!

Igreja Nossa Senhora da Escada Igreja Nossa Senhora da Escada

São Longuinho! São Longuinho!

 

Restaurante Mirante do Paraíba

Para o almoço, nossa escolha foi o maravilhoso restaurante Mirante do Paraíba!! Amei o lugar! O ambiente é maravilhoso, super bem decorado ao estilo rústico! A vista é divina nas mesas do deck, que ficam de frente para o Rio Paraíba! Atendimento excelente e a comida muito boa, especializada em frutos do mar. Os pratos, inclusive, são enormes e bem servidos. Achei que o prato para dois serve bem três pessoas e comendo muito! Dá até para quatro pessoas se a forme não for muita. Os preços são bem salgados, mas condizente com a comida e a vista divina! Imperdível!

Tem coisa melhor do que almoçar com esta vista??!! Tem coisa melhor do que almoçar com esta vista??!!

Risoto de camarão, delicioso e muito bem servido!!! Na panelinha tinha o suficiente para cinco prato iguais a este!!! Risoto de camarão, delicioso e muito bem servido!!! Na panelinha tinha o suficiente para cinco quase pratos iguais a este!!!

Para um maravilhoso almoço com boa comida e com a linda vista de muito verde e do Rio Paraíba! Super recomendo!

14724592_1276469545730467_5725955484597733142_n Para passar horas relaxando, comendo muito bem e apreciando a linda vista!

Dica: chegue cedo e aproveite muito, a cidade é linda e muito charmosa! Se puder, não deixe de almoçar no restaurante citado. Apesar da cidade ter várias opções, com preço mais acessível, esse é imperdível! E claro, chegue cedo para sentar nas mesas do deck, pois estas são as primeiras a serem ocupadas!

Para saber mais sobre a cidade: http://www.guararema.sp.gov.br/

Para saber mais sobre o restaurante: http://www.mirantedoparaiba.com.br/