Serra da Cantareira – Núcleo Pedra Grande: o mais famoso dos núcleos, com uma linda vista nas alturas! Com o charmoso Jacques Café!

A entrada do Núcleo Pedra Grande

Já fiz um post falando bastante sobre a Serra da Cantareira e suas belezas! Quem quiser ver o anterior, do núcleo Engordador, clique aqui.

E como disse antes, continuo com minha meta de conhecer os 04 núcleos do parque e hoje, foi o da Pedra Grande, considerado o mais “famoso” deles.

E isso é fácil de entender, afinal, além de ser um parque muito bem cuidado, cercado de verde por todos os lados, muitas espécies de plantas, ar puro e tranquilidade, também tem a famosa Pedra Grande, que garante uma linda vista da serra e da cidade de São Paulo!

O começo da Trilha Pedra Grande, asfaltada, com algumas subidas no caminho O começo da Trilha Pedra Grande, asfaltada, com algumas subidas no caminho

Este núcleo, também está muito bem cuidado, porém, a área para piquenique e playground fica no final de uma das trilhas. Mas é bastante agradável. Tem toaletes e bebedouros na entrada, porém também não tem lanchonetes, portanto, leve seu lanche e muita água!

Bom, bora partir para as trilhas, que é o foco do passeio! Neste núcleo, são 04 trilhas que totalizam 11 km de extensão (ida e volta), sendo a principal delas, a trilha da Pedra Grande! Aliás, todas são muito bem sinalizadas, então não é necessário guia.

No alto da Pedra Grande! No alto da Pedra Grande!

O caminho é asfaltado, cercado de muito verde, com diversas espécies de plantas, porém o percurso requer um pouco de esforço, pois têm vários trechos de subidas, afinal, a pedra está a 1000 m do nível do mar. Mas a recompensa…. ah… a maravilhosa vista da Pedra Grande. Adorei!! As fotos, aliás, falam por si!

E no alto, essa é a vista! E no alto, essa é a vista!

Dá para ficar horas apreciando o local! Enquanto "descansa" da subida, claro! Dá para ficar horas apreciando o local! Enquanto “descansa” da subida, claro!

E não se preocupe, no caminho tem vários pontos para descanso, então mesmo quem não tem lá muito preparo físico, vai aguentar numa boa. No final, é só curtir e apreciar a vista!

Todas as trilhas são muito bem sinalizadas Todas as trilhas são muito bem sinalizadas

Optamos por fazer duas das outras trilhas na volta. Saindo da Pedra Grande, a mais próxima é a trilha que leva ao Lago das Carpas. Esse trecho não é asfaltado, mas é bem tranquilo. No final, chegamos à área de piquenique com playground, que também tem um bonito lago forrado de peixes! Muito relaxante, foi pausa para descanso e piquenique!

Chegando no Lago das Carpas, tem local para piquenique e playground.... Chegando no Lago das Carpas, tem local para piquenique e playground…

... além claro, do Lago forrado de peixes, que dá nome ao local … além claro, do lago forrado de peixes, que dá nome ao local

Pausa para brincar! Pausa para brincar!

Na volta, quase no final, terminamos com a Trilha do Bugio. Uma graça! Fica em um trecho de mata mais fechado, ótimo para ver espécies de plantas e ouvir o som dos pássaros! Pena que não encontramos nenhum dos bugios que moram no pedaço. Quem sabe na próxima vez!

Entrada da pequena Trilha do Bugio Entrada da pequena Trilha do Bugio

Muito relaxante! Pena que os bugios não apareceram... Muito relaxante! Pena que os bugios não apareceram…

Super recomendo!! O passeio é muito bacana e o ingresso, para a manutenção do parque, é bem baratinho! Vale muito a pena, especialmente pela vista!

E depois de tanto esforço, a parada foi no Jacques Café, localizado na Cantareira. Um charme de lugar, com decoração rústica e uma linda vista da Cantareira. O local oferece uma grande variedade de salgados, tortas, lanches rápidos e doces. Uma pausa perfeita para curtir a região e descansar da caminhada. Só o atendimento que é bastante “atrapalhado”, mas nada que prejudique o local. Vale a pena conhecer!

A entrada do local A entrada do local

Mesas posicionadas para ver a paisagem Mesas posicionadas para garantir a vista!

Salgadinho gostoso, com uma cervejinha para acompanhar! Salgadinho gostoso, com uma cervejinha para acompanhar!

Grande variedade de doces na "vitrine"... Difícil é escolher um só! Grande variedade de doces na “vitrine”… Difícil é escolher um só!

E antes de voltar para casa, uma paradinha na Padaria Miolo! O local também é muito charmoso, com uma agradável e arborizada área externa. Com um atendimento excelente, serve lanches e almoços rápidos, além de ter a parte de padaria, com diversos pães orgânicos e de fermentação natural. Uma delícia! Perfeito para levar para viagem!

A entrada da padoca A entrada da padoca

Área externa cercada de verde Área externa cercada de verde

Deliciosos pães orgânicos de fermentação natural! Perfeito para levar para viagem! Deliciosos pães orgânicos de fermentação natural! Perfeito para levar para viagem!

Dica: como eu sempre digo, chegue cedo! Assim é possível aproveitar ao máximo, antes do movimento começar. A entrada do parque deve ser paga em dinheiro. Não tem estacionamento no local, mas é bem fácil de estacionar nas ruas ao redor. E leve muita água, sempre necessária para uma caminhada no meio do mato!

Para saber mais sobre o núcleo: http://trilhasdesaopaulo.sp.gov.br/trilhas/trilha-da-pedra-grande-no-pe-da-cantareira/

Para saber mais sobre o Jacques Café: http://jacquescafe.vitrinevirtual.net/

Para saber mais sobre a Padaria Miolo: http://miolopadariaartesanal.vitrinevirtual.net/