Templo Kinkaku-Ji e Enko-ji: clima zen, muito verde e tranquilidade em Itapecerica da Serra!

 

Para um passeio diferente, pertinho de Sampa, vale dar uma fugidinha até Itapecerica da Serra, para conhecer o templo Kinkaku-ji, cercado de verde, com muita paz e tranquilidade.

Apesar do local não ter finalidades turísticas, já que se trata de um local cerimonial, vale a pena ir conhecer e passear pelos seus belos jardins e lagos. O Kinkaku-ji é a réplica de um templo homônimo localizado em Quioto, no Japão, construído no século XIV e folheado a ouro. Kinkaku-ji significa assim, Templo do Pavilhão Dourado. O templo brasileiro é ecumênico e é também um cinerário. E ao lado dele, também se localiza o tempo Enko-ji, menor em tamanho, mas também bem bonito!

A entrada do local

Logo na entrada, somos muito bem recebidos e é paga uma pequena taxa de manutenção, de valor simbólico.  Para chegar aos templos, é necessário percorrer uma trilha bem bonita, em meio a muito verde, com jardins bem cuidados, muitas árvores e um barulho permanente de água que vêm das fontes que decoram o local.

A maquete

No meio do caminho existem columbários, alguns feitos com mármore negro e com ideogramas gravados. Ali são guardadas as cinzas das pessoas que foram cremadas. Mas apesar disso, o local tem uma energia muito boa!

Os lindos jardins e trilha que levam aos Templos

No final da trilha, chegamos ao tempo Kinkaku-ji. Dentro do templo as paredes são cheias de columbários, e também há um pequeno altar onde são oferecidos incensos. É possível subir nos três andares do templo, apreciar a beleza do local e a vista da região. Ele fica localizado ás margens de um lago, cheinho de carpas. Inclusive, é possível comprar a ração na entrada e se divertir alimentando os peixes.

Templo Kinkaku-ji, lindo por dentro e por fora!

Ao lado do templo Kinkaku-ji, está também o Enko-ji, localizado num bosque com pinheiros e um belo corredor de cerejeiras. Aliás, se puder, o ideal é visitar o local no inverno e ver a floração!

Templo Enko-ji

Pena que as cerejeiras ainda não floresceram!

O passeio vale a pena, super recomendo!

A floresta de bambus não podia faltar!

Dicas

– O local não dispõe de lanchonete, então o ideal é levar lanche. Tem banheiros na entrada e venda de água e refrigerante.

– A floração das cerejeiras acontece entre fim de julho e fim de agosto.

– Uma parte da estrada para chegar ao local é de terra, evite dias de chuva.

– O caminho tem poucas indicações, mas o GPS funciona muito bem

Templo Kinkaku-ji: Chácara das Palmeiras, Itapecerica da Serra – SP, 06872-440

Tel: (11) 4666-4895