33° Bienal de São Paulo – tema da edição Afinidades afetivas. Sempre imperdível para quem curte arte!

A Bienal, este ano em sua 33° edição, apresenta o tema Afinidades afetivas! Ficará em cartaz no prédio da Bienal até dia 09 de dezembro, no Parque do Ibirapuera, com entrada gratuita. Conforme o site e o descritivo do evento:

“ A 33ª Bienal de São Paulo – Afinidades afetivas vai privilegiar a experiência individual do espectador. O título escolhido pelo curador-geral Gabriel Pérez-Barreiro – apontado pela Fundação Bienal de São Paulo para conceber a mostra – remete ao romance de Johann Wolfgang von Goethe Afinidades eletivas (1809) e à tese “Da natureza afetiva da forma na obra de arte” (1949), de Mário Pedrosa.

O título não pretende direcionar a exposição tematicamente, mas caracteriza sua organização a partir de afinidades artísticas e culturais entre os envolvidos. Presença e atenção são as premissas dessa edição, numa reação a um mundo de verdades prontas, no qual a fragmentação da informação e a dificuldade de concentração levam à alienação e à passividade.”

Eu, claro, que amo arte, exposições, eventos culturais, etc, fui logo na inauguração. Confesso que, em relação às edições anteriores que visitei, esta foi a que menos me encantou. Achei que faltou mais oportunidade de interação entre obras e espectadores. Mas claro, sempre é imperdível para quem curte. Eu considero que é meio obrigatória a visita!

Para quem quiser ver um pouco mais, algumas imagens e obras que curti!

E esse foi meu espaço preferido nesta edição, conforme fotos que seguem!

Para quem quiser saber mais: http://www.bienal.org.br/

Lembrando que, para uma comidinha gostosinha, o local tem um restaurante. Bom para recarregar as energias e dar um descanso, pois é sempre longo o percurso na Bienal.