Monte Alegre do Sul: a charmosa e bucólica estância hidromineral, conhecida como a terra da cachaça!

Adoro a região do Circuito de Serras e Águas! E agora que moro no interior, ficou bem mais perto fazer esses passeios!

E a escolhida da vez foi a Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul. Pequena, charmosa, com casarões históricos e apinhada de bicas e fontes de água mineral, além de muito verde e cachoeiras formadas nas quedas do rio Camanducaia, é perfeita para um dia ou final de semana bem relaxante! Se quiser ainda curtir os banhos do Balneário Municipal então, certeza de relax garantido!



Em um dia é possível conhecer quase todas as atrações, mas certamente vale também se hospedar na cidade e curtir os pequenos restaurantes, cachaçarias que também vendem guloseimas, cafés e docerias, etc.

A cidade tem origem com a imigração italiana e recepciona quem chega à cidade com a bandeira da Itália e os dizeres bien venuti em letreiro junto ao Portal da Cidade.

As demais atrações, descrevo uma a uma!

Mirante do Cristo

O local é acessível com carro e fica bem pertinho do Portal da Cidade.  Construído em 1942, fica a 872 metros de altitude e permite uma vista panorâmica da região.

Mini Cidade

Fica próxima do portal de entrada da cidade, ao lado do Mirante do Cristo.  Criada em 2003, reúne pequenas edificações e uma réplica do Santuário Bom Jesus. A área é destinada ao lazer e diversão das crianças. Uma gracinha! Mas poderia estar mais bem cuidada.

Lago dos Patos

A Área de Lazer Vereador José Franciso Baldi abriga o Lago do Girardelli, conhecido como “Lago dos Patos”, um parquinho de diversões e a Fonte “Caetano Sérgio Manfrini”.

Balneário Municipal

Este é reconhecido como um dos melhores de toda a região. O local oferece banhos de espuma e imersão, hidromassagem, duchas escocesa e circular e saunas úmida e seca. Os preços são acessíveis e a construção é bem charmosa, histórica.

Fonte Bom Jesus

A mais procurada da cidade devido às propriedades medicinais de sua água. Da para ver que é uma gruta, que foi toda forrada com azulejos de época.

Pontilhão da Mogiana

Uma das construções sobre o Rio Camanducaia. Até hoje é uma das principais vias de acesso ao centro da cidade.

Trem da Mogiana

A locomotiva e o vagão de passageiros datam de 1910 e foram restaurados em 1996. Ficam em exposição permanente na antiga Estação da Mogiana, ao lado do Centro Cultural da cidade. É legal que dá para subir na parte externa, ver a parte da locomotiva, etc.

Centro Histórico

Os casarões construídos em taipa de pilão e tijolos de barro na segunda metade do século 19 e primeira de 20 com arquitetura clássica preservada, tornam o centro histórico um dos locais mais charmosos da cidade. Nele estão situados a Praça Bom Jesus, o Santuário Bom Jesus e outras.

Santuário do Senhor Bom Jesus

O Santuário foi construído em arquitetura neoclássica e reúne elementos da Renascença e do Barroco. A construção foi inspirada na igreja italiana de “Il Gesú” de Roma. É o único santuário do Circuito da Águas Paulista. Muito bonito!

Mirante do Cruzeiro

Fica ao lado do Santuário e tem a ilustração de toda a Via Crucis de Jesus, que o visitante pode percorrer se desejar. Bem bacana!

Associarte

É a Associação dos Artesãos de Monte Alegre do Sul. Fica na praça central da Cidade, pertinho do Coreto. Vendem produtos locais e lembrancinhas.

Fazenda Experimental

Antiga Fazenda Experimental onde, na década de 40 foram criadas as primeiras mudas de morango. É bem grande e parece bem bacana, estilo Fazenda. Mas estava fechado no dia que fomos.

Fonte da Índia

Fica perto da antiga Estação Experimental, é considerada a mais bucólica da cidade. A estrada de acesso bastante arborizada é muito procurada e a fonte é bem bonita.

Cachoeira das Andorinhas

Ela e visível da estrada, de fácil acesso.  Com queda d’água de aproximadamente dez metros de altura, é a maior e uma das mais procuradas do Rio Camanducaia. Mas cuidado, pois está cheia de carrapatos.

Casa da Cachaça

A cidade, conhecida pelos seus alambique, tem centenas de opções.  Optamos por conhecer a Casa da Cachaça, uma das mais tradicionais. No seu interior, o processo de produção da bebida, em aparelhos de cobre.

Para almoçar, optamos pela Fazenda Cachoeira, que é aberta para visitação independente de consumo. Bem espaçosa, também tem chalés para hospedagem e um restaurante com comida em sistema buffet à vontade. Muitas opções de sobremesa também inclusas, que tem o preço justo. Aproveitamos para conhecer a cachoeira que fica no quintal. Bem bonita!

Também paramos na Doçaria Pescheria, atraídos pelo cheirinho que vinha de dentro! E amei, encontrei por lá um doce meio que da minha juventude, que adoro e nunca mais tinha comido!! Uma delícia! Foi um achado!

Adorei a cidade, vale muito a visita! Só deixo a dica que, especialmente na área das cachoeiras, tem muito carrapato e pode ter risco de doenças por conta da picada.