Capitólio: o famoso Mar de Minas, muitas cachoeiras e natureza, um dos destinos do momento!

Capitólio em Minas Gerais é um dos destinos mais cobiçados no momento.  Fica às margens do Lago de Furnas, na região da Serra da Canastra.

A cidade é banhada pelo famoso e lindo Lago de Furnas que é a principal atração da região. Conhecido como o “Mar de Minas”, esse lago artificial é considerado um dos mais extensos do mundo.

Eu e o maridão estávamos há tempos querendo conhecer e aproveitamos um feriado prolongado para isso.  Mas, como previsto, durante feriados prolongados, e certamente fim de ano e carnaval a região fica lotada de turistas. Mas tipo assim, lotada mesmo! É até difícil achar um restaurante para almoçar ou jantar, já que se formam filas nas portas! Tudo fica bem cheio, estacionar é complicado, as atrações principais tem filas, etc.



A cidade em si é bem pequena, mal tem agências bancárias, e todas as famosas atrações ficam afastadas do centro, com até mais de 30 km de distância, sendo às margens da MG-050. Mas todas são muito bem sinalizadas e bem fácil de encontrar.

Há muita coisa para fazer em Capitólio, principalmente para quem curte ecoturismo e belezas naturais, como a contemplação e banho de cachoeiras, trilhas pela mata, rapel, passeios pelo Lago de Furnas, contemplação de vistas em mirantes e cânions, etc.

Mirante da Hidrelétrica de Furnas

No caminho para as atrações do Capitólio, dá para ter uma amostra das vistas que nos esperam. Vale dar uma paradinha no Mirante da Hidrelétrica de Furnas e ver, além da Usina, uma vista incrível do lago. É a única atração/mirante gratuita atualmente.

Escarpas do Lago

Para quem procura conforto, a melhor região para ficar hospedado em Capitólio é a do Escarpas do Lago, a 7 quilômetros do centro da cidade. Escarpas do Lago é um condomínio de luxo com casas de alto padrão. Dentro do condomínio há alguns restaurantes e bares de alto padrão (consequentemente com preços altos), além de um mercado. É a região nobre e chique da cidade, com marinas próprias, etc. Ou seja, tudo ainda mais caro.

Mirante dos Cânions

Uma das atrações mais famosas da cidade. Os Cânions de Furnas são canais rodeados por paredões e cachoeiras, formados pelo alagamento artificial da região para formação do lago de Furnas, com suas águas verde-esmeralda e também conhecido como “Mar de Minas”.

Com acesso fácil às margens da rodovia MG-050, a entrada do Mirante era gratuita até o início de 2019. Porém, passou a ser paga e custa R$ 20 por pessoa.  A vista é bem bonita mesmo e é imperdível. Dá ter uma vista privilegiada do alto os cânions, os barcos, as duas cachoeiras, etc. Mas nem preciso dizer o tanto que fica lotado! A fila para tirar foto na famosa pedra, é imensa. A gente preferiu nem ficar na fila, e explorar os arredores, que também tem vistas lindas. Demos sorte de estar chovendo, então conseguimos entrar facilmente. Porém, assim que a chuva passou, pasmem… haviam mais de 5 mil pessoas esperando para entrar no local!

Cachoeira Diquadinha

O acesso a essa cachoeira fica do outro lado da rodovia em frente ao Mirante dos Cânions. Tem poços de águas transparentes e natureza exuberante. A entrada custa 10,00 por pessoa.

Mas, para quem entrar no Mirante, o acesso a essa cachoeira (pelo menos em parte dela) é gratuito.

Cachoeira Cascatinha

Quando estiver saindo do Mirante do Cânion, aproveite para conhecer a Cachoeira Cascatinha. A entrada fica a uns 200 metros da entrada do mirante, do outro lado da estrada. Também custa 10,00 por pessoa. No passeio de lancha, da para conhecer essa por baixo, somente para contemplação.

Passeio de lancha no Lago de Furnas

É o passeio mais procurado e esperado da região. O principal ponto de saída das embarcações é o píer da ponte do Rio Turvo. Em volta, tem bares, lojas e restaurantes.

Os passeios de lancha levam 12 pessoas, e tem o valor médio de 90,00 por pessoa. É impossível ir para Capitólio e não fazer esse passeio!

Alguns dos pontos visitados são a Cachoeira Lagoa Azul, o Vale dos Tucanos, a Cascatinha, os Cânions de Furnas e parada no bar flutuante. Como era feriado, quem deixou para comprar no local acabou ficando sem lugar, eu e o maridão reservamos antecipadamente com a Tucano Lanchas.

O passeio é bem legal e passa por locais realmente muito bonitos. Entretanto, havia uma quantidade muito grande de embarcações no lago e, além do trânsito de lanchas, acontece uma verdadeira competição de som, com músicas de gosto duvidoso e desrespeito a natureza, com muita gente deixando lixo nas cachoeiras e no lago. Para desembarcar na cachoeira, tivemos que ir abrindo espaço entre as lanchas. Pelo menos, na lancha que reservamos, o som era mais bacana e não estava alto.

Pelo menos, a vista do local é linda, a água de um tom verde esmeralda único e o pôr do sol é magico!

Cachoeira Lagoa Azul

É a primeira parada do passeio de barco pelo Lago de Furnas e é uma das cachoeiras mais lindas da região. Quem vai de barco não paga nada para acessar a cachoeira, porém só pode permanecer na parte de baixo, junto ao lago. Também é possível acessar pela estrada, pagando a entrada.

Pedreira Lagoa Azul

Amei o lugar, é imperdível visitar à Pedreira Lagoa Azul. Na verdade, é quase uma expedição: esse é o lugar de mais difícil acesso em Capitólio.

Só arrisque ir por conta própria se tiver experiência e um veículo 4×4. Se não tiver, existem passeios de jipe na região, que dá para contratar.

No local funcionava uma pedreira para exploração e extração de quartzo, que foi desativada. E lá em cima foi surgindo uma “lagoa”: enquanto uns dizem ser água de chuva, outros dizem ser decorrente das explosões durante a exploração da pedreira, que fez a água brotar ali. Importa que o local é lindo e dá para nadar! O primeiro lago é o mais famoso, por conta da cor da agua. Mas os outros dois são igualmente lindos e imperdíveis! Explore tudo! A entrada também e paga, 20,00 por carro.

O lugar é bem bonito e vale a pena conhecer! mas acho que aquela super expectativa tem que ficar um pouco de lado. Especialmente se for um feriado e estiver tudo super lotado!