Bichinho: o incrível e imperdível vilarejo do ladinho de Tiradentes em Minas!

Imperdível!!! Eu me apaixonei pela cidade! Tem tudo a ver comigo, que curto cidades bacanas e pequenas, arte, artesanato, casinhas charmosas, boa comida, espaços lúdicos, etc! Estando em Tiradentes, impossível não conhecer Bichinho!

O nome do distrito, na verdade, é Vitoriano Veloso (nome do único inconfidente negro), mas o apelido carinhoso faz a cidade conhecida e, até mesmo nas placas e mapas, é assim que o local é chamado! Há muitas indicações a partir de Tiradentes!



São apenas 7 quilômetros de Tiradentes até lá, saindo da Rua dos Inconfidentes, numa estrada calçada de pedras, que faz parte da Estrada Real. Fora que o caminho é lindo, margeado pela majestosa Serra São José.

No caminho, além da vista, também já e possível encontrar os inúmeros ateliês que fazem a fama da cidade!! Até é legal parar no comecinho dela e já tomar um cafezinho com pão de queijo, enquanto aprecia a vista!

Uma das coisas que também amei na cidade (hum, acho que amei tudo na verdade) são as várias casinhas charmosas, construídas com tijolos de adobe feitos artesanalmente com terra crua, água e palha. Lindo e ecológico!

Para conhecer a cidade, vá seguindo pela rua principal, em direção ao centrinho. É fácil ir se localizando e, claro, não deixe de explorar cada cantinho da cidade.

Casa Torta

A Casa Torta talvez seja o ponto turístico de Bichinho que mais chama a atenção. O lugar é, literalmente, uma casa torta, e é impossível não se impressionar. O lugar é incrível, especial em cada cantinho, e super lúdico. Ao entrar, você recebe um passo a passo do que fazer no percurso, e aproveitar!

Criada pelo casal de atores, Renato Maia e Lu Gatelli, surgiu como um espaço cultural. Nela, ocorrem oficinas, apresentações teatrais, gastronômicas e musicais. E faz a alegria da garotada!

Além disso, dentro da casa existe um café e lojinha de souvenirs. A ideia é deixar o lugar aconchegante e confortável, fazendo renascer a criança interior de cada um.

Eu amei!!! O local cobra ingresso e, claro, esta sempre cheio. O ideal é chegar cedo!

Ateliês e lojas

É impossível visitar todos os ateliês em apenas um dia em Bichinho. Cada artesão tem características diferentes e uma peça mais linda que a outra. O artesanato em Bichinho se destaca pelo uso de material de demolição e madeira e uma pegada de religiosidade. Também é possível encontrar peças de arte bacanas!

Um dos lugares mais conhecidos é a Oficina de Agosto, uma oficina que reutiliza vários materiais para fazer suas peças com características bem regionais.

Há ainda os reconhecidos Ateliê Fábio Francino, de arte em papel machê, a Casinha de Adobe, de ferro e madeira, e muitos outros. A graça está mesmo em se deixar perder e descobrir cada uma das opções tão diversas.

Alambique Mazuma Mineira

Aqui você pode ver todo o processo produtivo da cachaça, desde o plantio da cana à degustação. O lugar é bem cuidado e também vende outros produtos que harmonizam muito bem com a cachaça como queijos e doces caseiros.

Cachaça Velho Ferreira

É um alambique mais raiz na cidade, que passa de pai, pra filho e pra neto.

A loja tem um ambiente aconchegante, em meio a natureza, e oferece as três opções de cachaça da marca. Além disso, você pode provar também os licores, também da Velho Ferreira, e outros produtos artesanais da região.

Igreja Nossa Senhora da Penha

No centro de toda vila há uma igreja e não poderia ser diferente em Bichinho. Esta foi construída há 200 anos no estilo barroco com um acervo cheio de detalhes. Infelizmente estava fechada quando visitamos.

Trilha Passo dos Fundadores

Uma atração para quem deseja observar vistas incríveis e andar por entre os contornos da serra de São José é a Estrada Parque Passos dos Fundadores. São 10 quilômetros de muita beleza que podem ser percorridos a pé, de bike ou carro (saiba que a estrada é tortuosa e só os carros com tração conseguem passar)

Começa à esquerda do pórtico de entrada de Bichinho e vai até Prados. Se não puder percorrer todo o trajeto que leva cerca de uma hora de carro, vá pelo menos até o platô, um pouco depois do início. O visual da serra é incrível!

Onde comer

Casa de Mineiro Restaurante

Ambiente com mesas externas e super condizente com a cidade! Comida farta estilo self-service, de comida mineira bem-feita e com ótimo preço! Cervejinha bem gelada para acompanhar!

Não lembro o nome

Depois de almoçar, fomos comer uma sobremesa e um tomar um cafezinho, numa casinha super charmosa, com um quintal incrível!! E para minha tristeza, não lembro o nome do lugar, só lembro que fica perto da cachaçaria, na rua principal!

A cidade é um lugar fantástico, e para mim, uma viagem a Tiradentes só é completa, se tiver Bichinho no roteiro.