Bueno Brandão: o paraíso das cachoeiras no maravilhoso sul de Minas Gerais!

Sempre fui curiosa pela cidade, assim que fiquei sabendo sobre ela, entrou na lista de lugares para conhecer, que, confesso que não são poucos. Ela fica mais ou menos próxima a nossa cidade, porém, a viagem é demoradinha para um bate e volta, por conta da estrada.

Localizada no maravilhoso sul de Minas Gerais, Bueno Brandão é destino repleto de cachoeiras – são mais de 30 delas – cercado de muito verde e com um centrinho charmoso. Situada numa região montanhosa com picos de até 1.750m acima do nível do mar, a cidade é entrecortada por vales e vistas incríveis.

Além de dar uma volta no centrinho, logo que chegamos, conseguimos visitar duas cachoeiras, na verdade, quase parques, já que são bem estruturadas.

Nossa primeira parada foi a Cachoeira dos Félix que tem excelente infraestrutura.
Você paga R$ 10,00, recebe uma pulseirinha de identificação e uma moeda (simbólica) no valor de R$ 3,00 para ser usada na loja que vende produtos da terra.




Em uma caminhada de 10 minutos, bem segura e feita de pneus reciclados você chega na linda cachoeira que tem uma prainha também. Da pra aproveitar muito o banho e o jatinho da grande queda da água. Continuando, há uma trilha com algumas piscinas naturais e uma que leva ao alto da cachoeira, com uma vista incrível e um pequeno restaurante. Foi impossível parar ali e não tomar uma cervejinha!

Depois desta seguimos para o parque Terra das Cachoeiras! Lindo, charmoso e muito bem cuidado.

Além da belíssima cachoeira e da piscina natural, que por si só já valeriam a visita, o parque possui várias outras atividades que proporcionam uma maior interação com a natureza e seus atores principais: fauna, flora e muito ar puro! Jardim sensorial, estufa, lanchonete, esteiras e almofadas espalhados pelo jardim, redário... um convite à contemplação e descanso.

Neste parque, é a Cachoeira da Malacacheta, que se divide em duas etapas, sendo que a queda total atinge cerca de 25m. Uma particularidade é que, de cada lado do rio só é possível visualizar uma destas partes.

Na parte alta é possível contemplar e caminhar sobre imensas rochas, enquanto na parte baixa se encontra a piscina natural, com a queda maior, cujo fundo é formado por areia.

No centrinho da cidade, visitamos o Galpão Mineiro, que também serve refeições e porções além de guloseimas e decorações. Foi impossível não sair de lá lotada de sacolas e com itens lindos em pedra sabão para decorar a casa.

Como estávamos com nosso cronograma de tempo apertado, o lanche foi rápido e feito na Padaria e Confeitaria Central.

É uma boa padaria que oferece pães especiais, como também bons lanches e foi premiada entre as 200 melhores padarias do país. Isso dizem por lá, não sei se é verdade…rs

Amamos a cidade e, certamente, teremos que voltar muitas vezes, até mesmo em hospedagem de, pelo menos, dois dias, para podermos conhecer as principais atrações da cidade.