Sempre fui curiosa pela cidade, assim que fiquei sabendo sobre ela, entrou na lista de lugares para conhecer, que, confesso que não são poucos. Ela fica mais ou menos próxima a nossa cidade, porém, a viagem é demoradinha para um bate e volta, por conta da estrada.
Localizada no maravilhoso sul de Minas Gerais, Bueno Brandão é destino repleto de cachoeiras – são mais de 30 delas – cercado de muito verde e com um centrinho charmoso. Situada numa região montanhosa com picos de até 1.750m acima do nível do mar, a cidade é entrecortada por vales e vistas incríveis.
Além de dar uma volta no centrinho, logo que chegamos, conseguimos visitar duas cachoeiras, na verdade, quase parques, já que são bem estruturadas.
Nossa primeira parada foi a Cachoeira dos Félix que tem excelente infraestrutura.
Você paga R$ 10,00, recebe uma pulseirinha de identificação e uma moeda (simbólica) no valor de R$ 3,00 para ser usada na loja que vende produtos da terra.
Em uma caminhada de 10 minutos, bem segura e feita de pneus reciclados você chega na linda cachoeira que tem uma prainha também. Da pra aproveitar muito o banho e o jatinho da grande queda da água. Continuando, há uma trilha com algumas piscinas naturais e uma que leva ao alto da cachoeira, com uma vista incrível e um pequeno restaurante. Foi impossível parar ali e não tomar uma cervejinha!
Depois desta seguimos para o parque Terra das Cachoeiras! Lindo, charmoso e muito bem cuidado.
Além da belíssima cachoeira e da piscina natural, que por si só já valeriam a visita, o parque possui várias outras atividades que proporcionam uma maior interação com a natureza e seus atores principais: fauna, flora e muito ar puro! Jardim sensorial, estufa, lanchonete, esteiras e almofadas espalhados pelo jardim, redário... um convite à contemplação e descanso.
Neste parque, é a Cachoeira da Malacacheta, que se divide em duas etapas, sendo que a queda total atinge cerca de 25m. Uma particularidade é que, de cada lado do rio só é possível visualizar uma destas partes.
Na parte alta é possível contemplar e caminhar sobre imensas rochas, enquanto na parte baixa se encontra a piscina natural, com a queda maior, cujo fundo é formado por areia.
No centrinho da cidade, visitamos o Galpão Mineiro, que também serve refeições e porções além de guloseimas e decorações. Foi impossível não sair de lá lotada de sacolas e com itens lindos em pedra sabão para decorar a casa.
Como estávamos com nosso cronograma de tempo apertado, o lanche foi rápido e feito na Padaria e Confeitaria Central.
É uma boa padaria que oferece pães especiais, como também bons lanches e foi premiada entre as 200 melhores padarias do país. Isso dizem por lá, não sei se é verdade…rs
Amamos a cidade e, certamente, teremos que voltar muitas vezes, até mesmo em hospedagem de, pelo menos, dois dias, para podermos conhecer as principais atrações da cidade.