Paranapiacaba: Festival de Inverno com o mais característico da região, a intensa neblina!

13615345_1192886844088738_1015747266851798428_n

A charmosa cidade de Paranapiacaba fica localizada a apenas 50 km da capital e é perfeita para passeios de bate e volta! A cidade tem ares londrinos e, dentre outras coisas, é famosa pela sua neblina intensa.

Chegando na cidade, já coberta pela neblina! É até difícil de me achar na foto! Chegando na cidade, já coberta pela neblina! É até difícil de me achar na foto!

Essa aura inglesa se deve não só à neblina, mas principalmente porque, por volta de 1860, muitos ingleses desembarcaram na região para construir a primeira estrada ferroviária paulista. Aliás, um dos cartões postais da cidade é a estrada de ferro e seu passeio de Maria Fumaça, feito em charmosos vagões. Dessa forma, a cidade mantém até hoje ícones dessa época;  como o Castelo, uma construção em estilo vitoriano localizada no alto de uma colina, a Igrejinha na entrada da cidade, o Relógio que lembra muito o Big Ben de Londres, as casas dos moradores e sua arquitetura estilo inglesa, a Casa Fox (que hoje é um espaço cultural, meio com ares de pequeno museu) a sede do Clube União Lyra Serrano, uma das últimas edificações feitas pelos britânicos. Cercado pela Mata Atlântica, o lugar também abriga um roteiro de trilhas e o ideal é desbravar a cidade a pé. O cambuci, fruto azedinho oriundo das matas, é típico da região e você vai encontrar muitos opções de pratos, sucos, compotas, geleias, etc feitos com ele.

A antiga Igreja é a primeira parada na região A antiga Igreja é a primeira parada na região

A famosa Maria Fumaça, inclusive, já esteve presente em várias novelas com temática de época A famosa Maria Fumaça, que, inclusive, já esteve presente em várias novelas com temática de época

A sede do Clube Lyra A sede do Clube União Lyra Serrano

A Casa Fox A Casa Fox

Algumas casinhas da região Algumas casinhas da região

Eu já tive oportunidade de ir para a cidade e fazer o passeio de Maria Fumaça, que aliás é bem legal, mas este ano o foco foi conhecer o famoso Festival de Inverno de Paranapiacaba. E tive muita sorte, pois pude ver como é a neblina que cai sobre a cidade, quando está no ápice da intensidade e faz a fama do local! Alguns dizem até que dá um ar de “cidade fantasma”! Eu adorei!

E o festival anual realmente é muito concorrido e atrai muitos, muitos turistas! Tudo fica bem cheio! Inclusive, a cidade organiza o acesso, ou seja, não podemos entrar de carro na cidade. É preciso deixar o carro estacionado num amplo local (é seguro) e ônibus de turismo gratuitos levam os visitantes até ela. Mas tem custo para estacionar.

Com a neblina tomando conta de toda a cidade, a vista do relógio, das pontes, da estação ferroviária, etc fica bem prejudicada! Mas o ânimo dos turistas fica a todo vapor! A cidade estava lotada, pois são muitos eventos, shows, barracas de comidas, etc, espalhados por todo o local. Muito divertido!

Também é possível encontrar muitas lojinhas e barraquinhas, vendendo os produtos típicos da região, a base de cambuci.

Para o almoço, mesmo com tantas opções interessantes espalhadas pela cidade, optamos por conhecer um famoso restaurante da região: o Cavern Club Restaurant e Wine Bar.

O ambiente é muito acolhedor e charmoso, estilo mais rústico. Uma graça! Mas não sei se por conta do evento, que fez com que o local ficasse bem cheio, o atendimento estava bem atrapalhado e extremamente demorado. Levamos mais de duas horas e meia para conseguir terminar de almoçar!!! Tudo bem que o conceito é slow food, mas esse estava “slow “ demais da conta. A comida estava saborosa, bem caseira mesmo, mas como o cardápio é bem enxuto, não havia muitas opções a escolher. Talvez se não estivéssemos em pleno festival, fosse diferente, mas, não me anima a voltar para saber.

A entrada do restaurante, ambiente muito acolhedor A entrada do restaurante, ambiente muito acolhedor

Fotos da parte de dentro do restaurante Fotos da parte interna do restaurante

O prato estava bom, mas era uma das poucas opções dísponiveis O prato estava bom, mas era uma das poucas opções dísponiveis.

De qualquer forma, Paranapiacaba vale muito a visita e não somente no Festival de Inverno! É muito interessante ir em um dia de sol (apesar da neblina intensa ter dado todo um charme no local, vale conhecer a cidade sem ela) e bater perna para conhecer todas as atrações e, de quebra, fazer o passeio de Maria Fumaça.

Fala que este vagão de trem na ferrovia, com essa intensa neblina, não faz parecer que estamos dentro de um filme de terror? Fala que este vagão de trem abandonado na ferrovia, com essa intensa neblina, não faz parecer que estamos dentro de um filme de terror?

Dica: partindo da Estação da Luz, é possível fazer o concorrido passeio de trem até Paranapiacaba, oferecido pela CPTM, no trem expresso turístico. Eu ainda não fiz, porque os ingressos esgotam muito rápido e nunca chego a tempo para comprar!

Para saber mais sobre o festival: http://www.paranapiacabaecotur.com/festival-inverno-sp/

Para saber mais sobre a cidade: http://www.paranapiacabaecotur.com/

Para saber mais sobre o restaurante: http://www.osmemorialistas.com.br/galeria-bar-estaurante

Para saber mais sobre o Trem Expresso Turístico: http://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Trajetos/Paginas/Trem-Expresso-Paranapiacaba.aspx