Monte Verde (MG): lugar perfeito para passar um fim de semana muito especial e romântico!

Vista da rua principal da cidade, muitas opções para todos os gostos!

Adoro a cidade de Monte Verde, que fica localizada na serra de Minas Gerais (mais ou menos 170 km de Sampa). E um dos muitos motivos é que passei minha lua de mel por lá! E depois de tanto tempo, era hora de voltar para curtir um final de semana muito romântico e especial: nosso aniversário!

E a cidade continua linda, com aquele quê meio europeu, que aparece nas construções e casinhas, e aquele clima friozinho, principalmente à noite!  O isolamento em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, a natureza, além da diversidade de restaurantes e passeios, é um convite a fugir da rotina!

Coloridas e charmosas lojinhas e cafeterias! Coloridas e charmosas lojinhas e cafeterias!

Tudo é charmoso! Tudo é charmoso!

Os passeios são bem diversificados, vão desde andar pela rua principal, que é forrada de lojas de produtos típicos, cafeterias, chocolates, restaurantes etc, tudo muito charmoso e convidativo, até passeios de aventura, que podem ser feitos a pé ou em jipes, e levam a lindos locais com vistas maravilhosas! Turismo para todos os gostos e estilos!

A culinária é bem variada, vai desde comida típica mineira, passando pelas tradicionais trutas da região, até os variados rodízios de fondue, que são perfeitos para curtir o friozinho da noite! Aliás, chocolate quente é o que não falta por lá! Tem até um que já foi premiado diversas vezes, servido na cafeteria Chocolate Montanhês!

O premiado chocolate quente cremoso, delícia! O premiado chocolate quente cremoso, delícia!

Para passear, optamos por andar e explorar bastante a avenida principal, afinal, são muitas opções para ver e degustar! Fora que tudo é bem charmoso! Da vontade de entrar em todos os locais!

Na parte de turismo de aventura, porque a gente adora uma trilha cercada de muito verde, optamos por subir até a Pedra Redonda! A trilha tem alguns trechos bem cansativos e com grau de dificuldade de médio para elevado, então vá preparado e leve bastante água! No caminho, tem um mirante que já antecipa o que vamos encontrar. Mas no final, vem a recompensa!! A vista da pedra, que fica localizada a quase 2.000 metros, compensa cada esforço e é de 360 graus. Do alto, é possível ver toda a linda região! Deslumbrante!

Um mirante no caminho até a Trilha da Pedra Redonda já antecipa a vista da região! Um mirante no caminho até a  Pedra Redonda já antecipa a vista da região!

Essa hora da uma canseira... a pedra ainda está tão longe! Essa hora dá uma canseira… a pedra ainda está tão longe!

Mas, depois de tanto esforço, vem a recompensa! Uma vista em 360 graus de toda a região! Mas, depois de tanto esforço, vem a recompensa! Uma vista em 360 graus de toda a região!

Dá para ficar horas no alto, curtindo e apreciando Dá para ficar horas no alto, curtindo e relaxando!

E também, mais um dos motivos para adorarmos a cidade, é a hospedagem na maravilhosa  e charmosíssima Pousada Cantos e Contos! Amo, adoro! Para curtir momentos inesquecíveis e muito românticos. O lugar é lindo, impecável, tudo muito bem cuidado, com uma equipe muito atenciosa para atender todos os hóspedes. Optamos por ficar na cabana com ofurô e lareira, e essa pegada rústico-chique combina muito com a cidade! Cada detalhe é feito para agradar o hóspede: lençóis térmicos, lareira, ofurô com sais de banhos, toalhas e roupões super macios! Tudo em meio a muita tranquilidade e muito verde! Claro que nem preciso dizer que o café da manhã colonial é divino, né? Tudo delicioso e muito variado! E a pousada tem também uma boa área de lazer com piscina aquecida, jacuzzi, redes, academia, spa, etc! Nos sentimos no paraíso! Claro que o valor é salgado, mas vale cada centavo, principalmente se for para uma comemoração especial! Super recomendo!

Cabana com lareira e ofurô, rústica e muito confortável! Cabana com lareira e ofurô, rústica e muito confortável!

A primeira coisa a fazer: acender a lareira!! Delicia! A primeira coisa a fazer: acender a lareira!! Delicia!

Ofurô e sais de banho! Para esquecer da vida! Ofurô e sais de banho! Para esquecer da vida!

Muito capricho e conforto... Muito capricho e conforto…

... em todos os detalhes … em todos os detalhes

Amei a viagem e os momentos que passamos lá! Tomara que agora não leve tanto tempo para voltar de novo!

Vista do centrinho a noite! Vista do centrinho a noite!

Dica: o caminho para a cidade é muito fácil, mas os 30 km finais são feito em estrada de serra, então, tenha cuidado!

Mais uma dica: como a cidade é muito turística, tem centenas de agências de turismo oferecendo passeios pagos na região, como city tour, trilha na mata com guias, etc. Em minha opinião, não tem necessidade de pagar para fazer, dá para fazer na boa por conta própria, tendo um carro! Só mesmo se quiser passear de jipe ou quadriciclo, aí não tem outro jeito a não ser alugar.

E mais uma: Faz friozinho na cidade, especialmente a noite. Leve roupa quente!

Friozinho!!! Friozinho!!!

 

Para saber mais sobre a cidade: http://www.roteirodeturismo.com.br/destino/minas-gerais/monte-verde/

Para saber mais sobre a Pousada Cantos e Contos: http://pousadacantosecontos.com.br/