Holambra: a linda e charmosa cidade das flores do interior de Sampa! Imperdível!

Há alguns anos atrás eu já havia ido para Holambra, mas visitei apenas a festa anual das flores, a Expoflora, e mau tive tempo de conhecer a cidade. Confesso que nem curti tanto, pois, além de não ter ido explorar a cidade, fiquei só no evento, que estava infernalmente lotado.

Dessa vez resolvi voltar fora da época de festa, durante um feriado prolongado e AMEI!! A cidade, apesar de movimentada por conta do feriado, é lindíssima! Cada detalhe, cada rua, cada parque, tudo muito bem cuidado, cheio de flores, um show! E claro, tem muitas coisinhas para visitar! Além de doces incríveis para degustar!



A cidade, que fica a 130 km da capital, é conhecida como a capital das flores e é uns dos destinos mais românticos e charmosos do estado de São Paulo. De colonização totalmente holandesa, essa influência está presente na arquitetura, com seu estilo único, na cultura e na gastronomia.

Bom, a primeira coisa que vemos, claro, é o Portal de Holambra, que recebe os visitantes e tem como destaque a arquitetura típica holandesa, todo feito em tijolinhos.

Para começar nosso passeio, a primeira parada foi o Parque Van Gogh, que, aliás, é a grande novidade da cidade e foi inaugurado no final de setembro. O parque fica na Orla dos Chalés, às margens do Lago do Holandês. O local abriga atrações culturais e exposições de arte, além, claro, de diversas réplicas de quadros do famoso pintor. A praça em frente também é uma graça e o nome da cidade cercado de flores é ponto para muitas selfies.

Depois do parque, nossa próxima parada foi a Praça Vitória Régia, que é cercada pelo lago de mesmo nome. Ela é perfeita para caminhadas enquanto se admira a paisagem e principalmente pela ponte onde fica o Deck do Amor. Nessa ponte, os casais apaixonados, penduram cadeados com seus nomes.

Depois da praça, dá para caminhar a pé pela charmosa avenida e apreciar o caminho em si. Repare em como tudo é muito bem cuidado, cercado de flores, nos orelhões em formato de tamancos holandeses, nos jardins das casas que sempre tem moinhos enfeitando, laguinhos e flores sempre presente nas praças, etc. 

Inclusive, nessa avenida também está a Igreja, com uma arquitetura bem bacana, e cercada por uma praça com muitas flores.

Depois desta curta caminhada, chegamos ao Museu Histórico de Holambra. Nele é possível conhecer a história da cidade, através da moradia ocupada pelos primeiros imigrantes onde também são expostos objetos e maquinários antigos que contam a história da colonização.

Bom, pausa para o almoço e o escolhido foi o Restaurante Amsterdan, que fica localizado no espaço onde e realizado anualmente a Expoflora (aproveitamos para conhecer e rever o local). O restaurante é simples e oferece comida de buffet, à vontade ou por kilo, com preço acessível. Claro que a cidade tem restaurantes mais gourmet e caprichados, com comidas típicas, mas como fizemos bate e volta e haviam muitas atrações para ver, optamos dessa vez por algo rápido.

Mas claro que, depois do almoço, nossa parada foi na famosa Confeitaria Zoet en Zout , que fica localizada em frente ao Lago Vitória Régia (dessa praça que já citei acima). Além do local ser bem bacana e com uma vista linda, os doces… ah, os doces…. são de comer ajoelhado! O doce de rosas é um dos mais gostosos que já comi na vida! Sem palavras! A torta de maça e de chocolate também estavam divinas! Simplesmente amamos!

Bom, depois da pausa, seguimos para uma das atrações que mais queria ver na cidade: o Moinho dos Povos Unidos. Ele é uns dos ícones de Holambra, com mais de 38 metros de altura, e, além de funcional, é uma cópia fiel dos moinhos holandeses. Pagando um ingresso simbólico, é possível subir até o topo e, além de admirar a linda vista da cidade, poder ver o funcionamento dele de pertinho. Inclusive, do ladinho do Moinho, tem o segundo Portal da Cidade, junto com a estátua de um dos holandeses que fundaram a cidade a 70 anos atras, e é responsável até hoje, pelas coreografias tipicas nas festas.

Nessa mesma praça do moinho, buscamos o stand da agência Real Receptivo Holambra, para fazer o principal passeio da cidade! A visita aos Campos de Flores! E sim, esse passeio só é possível com alguma agência da cidade. Mas vale muito a pena!

O passeio dura em média duas horas, com uma guia que conta toda a história da cidade e claro, nos leva até essas lindezas! O campos de flores rendem muitas fotos, selfies e ensaios bacanas! Visitamos duas fazendas de flores, de crisântemos, gérberas e lisianthus, pois a época era destas flores! Adorei!! Lindo, lindo, lindo! Vale a pena e o preço é bem acessível!

Aliás, durante esse passeio, o ônibus passa por várias atrações da cidade e vimos também a Prainha, que não havíamos ido visitar durante o nosso passeio a pé. Esse Lago Nossa Prainha fica ao lado do Lago Holandês, e parece ser legal para uma caminhada.

Bom, para encerrar nosso dia (sim, foi um bate e volta muito bem aproveitado), terminamos o passeio na Rua Dória Vasconcelos, que é tipo a rua principal da cidade, considerada a mais charmosa. Nela estão os principais restaurantes e estabelecimentos comerciais da cidade, com as fachadas em sua grande maioria com presença da arquitetura holandesa. Demos uma paradinha na sorveteria, pois não podíamos ir embora antes de provar os sorvetes de flores. Escolhemos o de lavanda e o de rosas e adoramos! Serio meio que parecia que estávamos comendo as próprias flores!

Amamos a cidade e super indico! Tanto para um bate e volta, que, com disposição dá para conhecer e aproveitar muita coisa como fizemos, mas também para uma viagem de final de semana!

Dicas:

– A menos que você queira muito conhecer a Expoflora, vá fora da época da festa. Tudo fica mais tranquilo

– Óbvio que a cidade é perfeita para se comprar flores. Então o maior local, o Garden, fica bem na saída da cidade. Antes de ir embora é só passar por lá antes de ir embora, pois assim vc não precisa passar o dia com as flores murchando dentro do carro.