Itapeva: a pequena cidade no sul de Minas esconde paisagens, vistas lindas e hospedagem charmosa!

Estava procurando um destino para passar o final de semana com o maridão (claro, com paisagens, muito verde, do jeito que a gente gosta) e achei a Pousada Recanto dos Bentos no AirBnb. Dessa vez, confesso que o nosso destino foi escolhido a partir da pousada, porque achei bem interessante o conceito do lugar!

Mas antes, falando de Itapeva, a pequena cidade (pequena mesmo!) fica localizada no Sul de Minas, a mais ou menos 120 Km de Sampa, com fácil acesso pela Fernão Dias (aliás, na estrada, as vistas ja são bonitas). Itapeva faz parte do Circuito de Serras e Águas, do sul de Minas e o que impressiona é que tudo é cercado por montanhas e vales incríveis que formam uma bela paisagem natural a encosta da Serra da Mantiqueira. A cidade mesmo nem chegamos muito a visitar, mas os arredores… que beleza! Muito verde, muita vista bacana, muita estrada de terra, cachoeira, trilha, tudo do jeito que a gente gosta!

 

E aliás, a localização também é privilegiada em relação as cidades próximas: Extrema, Camanducaia, Monte Verde. Para quem quiser dar uma esticada nessas cidades, atrações não faltam.

Como fomos para passar o final de semana, o sábado foi escolhido mesmo para descansar e curtir a pousada que, aliás, nos surpreendeu muito positivamente! O lugar é lindo, com vistas bem bacanas, muito sossego, canto de pássaros, lago, piscina e acomodações simples e aconchegantes. Achei uma graça ter um mimo personalizado a nossa espera, em cima da cama. Fora o atendimento que é muito, muito bom! O Rodrigo é bem atencioso e nos explicou tudo sobre a história do local, a ideia da sustentabilidade (tem acomodações em containers, energia solar, bem bacana). De quebra, a noite ainda jantamos uma pizza caseira, com uma caipirinha e uma cervejinha gelada (a parte do custo da diária). Super descanso!!

 

E de manhã, ainda tinha um café da manhã muito gostoso (incluso no custo da diária), que também estava além das nossas expectativas! Adorei, foi ótimo para começar o dia, antes de partir para os passeios!! Ah, o preço é bem legal, super vale a pena pelo que é oferecido!



Bom, como adoramos passeios em meio a natureza, nossa primeira parada foi uma das atrações da cidade, a Cachoeira do Gusto Caipira. Fica localizada dentro de uma propriedade particular, então tem que dar sorte do dono estar em casa para poder fazer a visitação. Ele cobra uma taxa super simbólica, mas vale a pena! A cachoeira é linda e cercada de verde, além ter  mesinhas para quem quiser curtir a paisagem. Ainda tivemos sorte pois, como na noite anterior choveu bastante, a cachoeira estava em toda sua capacidade.

 

Bom, depois da cachoeira, a visita foi na principal atração da cidade; a Pedra Chata. A pedra fica localizada também numa propriedade particular, o Sítio da Pedra Chata, um lugar encantador! Para entrar, não é necessário se hospedar nem consumir na lanchonete. Eles cobram uma taxa simbólica, que permite curtir o local.

Aliás, vale lembra que a subida para o sítio em si pode ser feita de carro, mas o ideal é ter um veículo 4×4, já que a estrada é de terra e fica localizado no alto de uma montanha, a 1.260m de altitude. Mas claro, também dá para chegar sem 4×4, ou até mesmo a pé, para quem tiver muito fôlego!

O sítio em si já tem vários atrativos, começando por uma vista maravilhosa! Também tem chalés para hospedagem e uma lanchonete. Uma das atrações principais, é a piscina “natural” feita na rocha e abastecida com água corrente da mina. Além de linda, fala sério, imagina ficar nessa piscina com essa vista?

Mas, depois de curtir esse espaço, bora para a atração principal do local! A Pedra Chata é um mirante natural que fica a 1300m de altitude.

O acesso a esse mirante é feito através de uma trilha por dentro do sítio na qual, com um pouco de sorte, é possível avistar animais da fauna local, além de muito verde e vistas maravilhosas!

Vale super a pena e a trilha é de mais ou menos 20 minutos de caminhada fácil, para quem não tiver restrições motoras. E bom, as fotos falam por si só ne? Imperdível!

 

Adoramos a viagem, foi uma grata surpresa! Super recomendo!

Dicas extras:

– na pousada Recanto dos Bentos, se tiver a oportunidade, pega a acomodação no container externo, que é bem concorrido, mas muito charmoso! Custa um pouco mais caro, mas vale a pena! Mas as internas também são bacanas e com ótimo custo-benefício, claro.

– ainda na pousada, como todos os quartos tem frigobar, se quiser, dá para levar uma bebida de casa, desde que seja consumida apenas no quarto (não pode consumir nada de fora nas áreas externas).

– a cidade é muito, muito pequena, e o banco mais próximo fica a mais de 4 km, então vá com dinheiro e já prevenido, pois algumas atrações, como a cachoeira, só aceitam dinheiro para a entrada.

– leve um bom tênis, roupa confortável e vá até a Pedra Chata! É a principal atração da cidade e realmente imperdível para quem curte vistas, natureza e paisagens!

– para quem curte produtos artesanais, queijos, doces mineiros, mel etc, bem na saída da cidade tem uma loja, com produtos excelentes e ótimos preços. Mais barato que a média!

 

Para saber mais:

Da pousada: http://www.pousadarecantodosbentos.com.br/

Da cidade: https://itapevademinas.com.br/

Do sítio: http://sitiodapedrachata.blogspot.com/p/localizacao.html