Ponta Grossa: uma viagem imperdível nos arredores de Curitiba! Com Parque Vila Velha, Buraco do Padre e Colônia Witmarsum!

Um dos motivos de termos ido a Curitiba era conhecer duas atrações da cidade de Ponta Grossa, que fica a 100 km da cidade: o Parque Estadual de Vila Velha e o Buraco do Padre.

Como adoramos atrações naturais, fiquei encantada com as fotos que vi na Internet e surpresa de saber que nunca tinha ouvido falar desses lugares!

Como havia lido que o Parque pode ficar bem cheio em feriados (já que recebe uma quantidade limitada de visitantes por dia), saímos bem cedinho de Curitiba!

Vou listar os locais um a um, pois valem muito e pena! Ah, e de quebra, na volta de Ponta Grossa, ainda deu tempo de fazer outro dos bate e volta famosos de Curitiba: a Colônia Witmarsun, que fica em Palmeiras!

Parque Estadual de Vila Velha

Rodovia BR-376, Km 515 s/n, R. Silva Jardim – Vila Velha, Ponta Grossa – Horários – 08:30 às 17:00 hs – Valores variam conforme o passeio escolhido (entre 10,00 a 30,00)

O Parque Estadual de Vila Velha é um sítio geológico, considerado a atração principal da cidade!

O Parque possui formações rochosas de 300 milhões de anos, os gigantes arenitos, esculpidos pelas chuvas. Com altura média de 30 metros, suas formas lembram ruínas de castelos, torres, além das famosas e já nomeadas, como a Taça, a Garrafa, a Bota e o Camelo. Essa trilha é toda demarcada e somente pode ser feita com um guia credenciado do local. Pode ser feita a meia-trilha, que tem 1,1 km e mostra todas as formas de arenitos, e a completa, que tem 2,7 km. Essa completa é apenas para contemplação da natureza.

Eu achei o passeio maravilhoso!! Lindo demais, vale muito a visita, principalmente para quem curte a natureza!

Também existe no Parque a outra trilha famosa, que leva a Duas Furnas e à Lagoa Dourada. Por questão de tempo nosso, não fizemos esta, mas me arrependi muito, pois dizem ser linda também!

Vale muito a visita ao Parque! Super recomendo! A dica é chegar antes de abrir, pois já costuma ter fila na porta!

Buraco do Padre

Rua Peri Pereira Costa. Setor Cercadinho – Distrito de Itaiacoca, Ponta Grossa – Horário – 09:00 às 17:00 hs – Entrada: 20,00

A Furna do Buraco do Padre é um dos mais belos atrativos naturais dos Campos Gerais em Ponta Grossa. Está localizada dentro do Parque Nacional dos Campos Gerais, e é um dos principais pontos turísticos da região.

O acesso a ela é feito por uma breve trilha (que inclusive, é acessível a cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção) com vegetação, rio e um mini cachoeira. Chegando a gente já se depara com uma enorme entrada de pedras, pois o seu acesso é feito pela base. É uma furna, com uma cascata de 30 metros de altura, que forma uma piscina natural e, no alto, o famoso “buraco” que, para muitos, lembra um coração. Fica lindo em um dia de céu azul e, principalmente, com a revoada dos muitos pássaros que ficam por ali.

Há também a possibilidade de acesso a uma trilha que leva para a vista acima do buraco, mas dizem ser bem perigosa e sem sinalização.

O lugar é realmente bonito e surpreendente. O grande problema é a enorme quantidade de pessoas no local. Acho que o ideal e chegar logo que abre.

No parque onde está esta atração, tem gramados, mesas e uma cafeteria.

Colônia Witmarsum

Está localizada em Palmeiras, a aproximadamente 60 km de Curitiba. Quando vimos a placa na estrada (tem muitas placas indicando o local) na volta, decidimos parar para conhecer!

O lugar parece que parou no tempo, é meio que um bairro, com poucos habitantes, sendo a maioria de menonitas, que procuram manter vivas as tradições e a cultura alemã, desde o idioma até a típica gastronomia. O lugar é uma graça e bem tranquilo. Dizem que a Colônia é agora referência na excelência dos laticínios e outros produtos agropecuários, além de ser um atrativo turístico diferente e muito agradável na região. Fora que todas as casinhas e comercio são um charme!

Na loja de Artesanato Toll (Avenida Presidente Ernesto Geisel – Colônia Witmarsum)) a maioria dos produtos veio da Alemanha e lá vendem, inclusive, bonecos Quebra Nozes.

Para almoçar tardiamente, optamos pelo Frutilhas Lowen (Avenida Presidente Ernesto Geisel – Colônia Witmarsum), que serve um buffet variado. Como adoro Einsbein (joelho de porco), não pude deixar de pegar uma porção. O atrativo do local é o suco mix de frutas vermelhas, que é simplesmente delicioso.

Amei demais a região de Ponta Grossa, que oferece ainda muito mais coisas, mas que não deu tempo de fazer em um dia! E fica a frustração de não ter feito o passeio das furnas do parque. Mas…. será um ótimo motivo para voltar para lá em breve!