Curitiba: viagem imperdível para a linda capital do Paraná!

Fazia tempo que eu e o maridão queríamos dar um pulo até Curitiba! Afinal, a linda, organizada e próspera capital do Paraná, merece uma nova visita, ainda mais depois de mais de 20 anos!

Aproveitamos o feriadão prolongado e, confesso, tendo em mente um dos passeios ecológicos até Ponta Grossa e Morretes (clique em Ponta Grossa para ver a resenha), e um achado de hospedagem barata e bem localizada e … partiu!

A estrada que tem fama de ruim, é bem cansativa mesmo, mas principalmente por conta da grande quantidade de caminhões que transitam nela. Mas, especialmente nos trechos de Serra e da Represa do Capivari, o visual é bem bacana! Claro que, além de ir de carro, também já a opção de ônibus ou avião.

 Bom, como adoramos passear, e temos bastante pique para isso, para otimizar o nosso tempo, já chegamos partindo para as atrações da cidade, que vou listar uma a uma! Vale lembrar que conhecemos todas estas em um dia/noite, e algumas poucas numa sobrinha de tempo no final de tarde do segundo dia, depois do bate e volta para Ponta Grossa.

Como a locomoção na cidade é fácil, principalmente estando de carro, sabendo organizar, dá para fazer muita coisa! Deu tempo até de parar para ir num supermercado bacana, tradicional da região, o Super Muffato (italiano, com muita coisa boa e preço condizente)

E claro, vale dizer que a cidade continua linda! Pelo menos para a gente, que vê “de fora”, tudo muito bacana, limpo, organizado, cheio de atrações, parques, etc. Em certos bairros, parece até que estamos fora do Brasil! Acho a cidade apaixonante! Dá para entender o porquê de tanta gente querer mudar para lá!



Jardim Botânico

Terça a domingo das 09:00 às 18:00 hs – gratuito. Jardim das Sensações – terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h – gratuito Endereço: Engo. Ostoja Roguski – Jardim Botânico

Uma das primeiras coisas para fazer em Curitiba é visitar o Jardim Botânico e sua emblemática estufa. Seu gramado bem cuidado, por exemplo, é lindo!

Além disso, outra atração do Jardim Botânico é o Jardim das Sensações, que convida a uma viagem sensorial com a presença de diversas espécies de plantas.

Neste dia, a estufa estava fechada para reforma, mas dá pra ver e fotografar quase sem impedimentos. Claro que o local fica bem cheio de turistas, especialmente num dia de sol, já que é um dos cartões postais da cidade.

Museu Oscar Niemeyer

Terça a domingo – 10h às 18h – R$ 20,00 (para ver as exposições). Rua Marechal Hermes 999 – Centro Cívico

Também conhecido como MON, esse é o museu mais famoso de Curitiba, e também o maior. São 35 mil metros quadrados de área construída, fato que o torna o maior da América Latina.

Desde sua inauguração, o MON já recebeu diversos prêmios, sendo alguns deles, sendo considerado um dos 20 museus mais bonitos do mundo.

Além de visitar as exposições, é também muito bacana ir no MON para passar o tempo, relaxar e utilizar os espaços abertos. E tirar muitas fotos da sua impressionante arquitetura.

A entrada ao local é gratuita, somente paga para entrar no espaço de exposições.Tem também uma loja bem bacana, um restaurante e uma charmosa cafeteria.

Como já estava na hora do almoço, demos uma paradinha em um restaurante bem em frente ao MON. Ali no local, tem umas opções bem legais de bares e restaurantes, mas, como hoje o foco são os passeios, paramos nesse Dom Oscar Gastronomia, que eu tinha visto recomendação em outro blog (para comer bem e barato). A comidinha é honesta, escolhemos o buffet por kilo, com bom preço e rapidinho!

Memorial Ucraniano – Parque Tingui

10h às 17h45 (3ª feira a domingo) – gratuito – Endereço: Dr. Mbá de Ferrante, s/n – Parque Tingui, Curitiba

Localizado no charmoso e bem cuidado Parque Tingui, o Memorial Ucraniano é uma das várias homenagens que a prefeitura da cidade fez aos imigrantes que ali chegaram. E, apesar de estar um pouco afastado das principais dicas do que fazer em Curitiba, pode apostar que vale inclui-lo na sua programação. Achei o lugar lindo!! Tanto por fora, como por dentro. E como tudo na cidade, bem cuidado e com um lindo jardim.

Ópera de Arame

De terça a domingo das 10h às 18h – 10,00. Endereço: João Gava, 970 – Abranches, Curitiba

É um dos símbolos mais inconfundíveis da arquitetura curitibana. O teatro e o espaço ao redor são lindos, obviamente, todo em estruturas aramadas. O teto da sala de espetáculos impressiona, e para quem gosta (e se estive sem salto alto fino), pode andar na parte aramada. É bem seguro.

Nos finais de semana tem ficado lotadíssimo, tanto de turistas, quanto de curitibanos, especialmente porque, no meio do lago, que vem da famosa Pedreira, foi montado um palco para música ao vivo.  O local também conta com um restaurante com ambiente bem bacana, super disputado.

Parque Tanguá

diariamente das 8:00 às 18:00 – gratuito – Endereço: Rua Oswaldo Maciel, 97 – Taboão

Outro parque que encabeça qualquer lista sobre o que fazer em Curitiba é o Parque Tanguá, àquele com a construção que lembra um castelinho com duas torres, e que também é uma ótima pedida para aproveitar os últimos raios de sol. Não fomos no horário do por do sol, mas realmente, o meio de tarde, pela posição do sol, rendeu belas fotos. Ainda mais com aqueles chafarizes lindos!

Além da parte alta, tem muitos mirantes com vistas bacanas da região, e trilhas na natureza. Fica bem cheio também, tanto de turistas, quanto de locais.

Torre Panorâmica

Ingresso 6,00 – terça a domingo das 10:00 às 18:00 hs – Endereço: Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo, 191 – Mercês

Um dos principais lugares para ver Curitiba do alto é do mirante da Torre Panorâmica, que possui 109 metros de altura. Além da torre pitoresca por si só já render algumas fotos, de lá de cima é possível ter uma vista de 360º de Curitiba. E eu e o maridão podemos dizer que fomos realmente agraciados, pois, depois de uma hora e meia na fila (sim, a fila é longa, especialmente porque só cabem cinco pessoas por vez no elevador que leva ao topo), chegamos no alto no instante exato do por do sol!! De tirar o fôlego! A irritação da fila ficou totalmente esquecida depois disso!

Rua XV de Novembro – Rua das Flores

Ficaremos hospedados no centro, na rua XV de Novembro (rua de lojas e restaurantes), mas na parte mais tranquila dela e não no trecho da muvuca e da Rua das Flores. Essas ruas em questão, são muito famosas na cidade. Além dos canteiros de flores, dos prédios antigos e praças com bela arquitetura preservada, a região abriga muitos dos bares e restaurantes da cidade, além de lojas.

Fomos no começo da noite e, confesso, talvez por ser feriado e estar tudo meio vazio, ficamos com um pouco de medo. Não parece ser tão perigoso quanto o centro de São Paulo, mas requer cuidado nesse horário. Esse trecho é aberto somente para pedestres.

Vale ressaltar que, como sempre digo, usamos o AirBnb para hospedagem. E, mais uma vez, valeu a pena! O flat do proprietário fica no  Bristol Upper Hotel e, além da ótima localização (na rua XV de Novembro, na parte mais tranquila) e do bom custo-benefício, atende muito bem uma estadia curta. E o que falar dessa vista da lua cheia e do nascer do sol na sacada? OU na piscina interna comum? Já vale qualquer hospedagem!

 

No final do nosso segundo dia, como sobrou tempo do bate e volta à Ponta Grossa, fomos conhecer mais alguns pontos de Curitiba. Claro que só ficar rodando de carro já e legal, pois o visual é bacana, as casas, ruas, parques, etc, mas é sempre bom dar uma paradinha em alguns pontos!

Parque Barigui

Aberto 24 horas – Endereço: Av. Cândido Hartmann, S/N – Bigorrilho – gratuito

Este é um clássico dos curitibanos e foi construído para controlar as cheias do rio Barigui. Portanto, quando chove muito, as pistas de corrida e caminhada ficam alagadas. O parque foi construído justamente com esta intenção!

Do alto da Torre Panorâmica, o parque proporciona uma linda vista, especialmente do enorme lago do local. Tem as pistas para os ciclistas e corredores em volta, muito bem cuidado e charmoso, especialmente para dar uma passada no final da tarde.

Largo da Ordem e Centro Histórico

Aberto 24 horas (os bares e restaurantes do local tem outro horário Endereço: José Bonifácio, 33 – Centro – gratuito 

O Centro histórico da cidade e o Largo da Ordem,  com edifícios antigos, além de bares, restaurantes, lojas e museus, toram o lugar um dos pontos principais para se conhecer na cidade. Bacana, bem preservado em sua arquitetura e com locais bem descolados. O astral é bom, animado, com lugares com música ao vivo. Alguns dos bares mais famosos da cidade, e tradicionais, como o Bar do Alemão, o Quintal do Monge (cervejas artesanais), etc. ficam no Largo. Também fica na região a Catedral, a Igreja da Ordem, o Palácio Garibaldi, etc.

Sabemos que a Rua 24 Horas é conhecidíssima na cidade e ponto de parada obrigatório, mas, como não conseguimos uma vaga fácil na região e estávamos cansadíssimos de muitas atividades, não fomos… uma pena.! Mas mesmo assim, todas as atrações valeram muito a pena e acho que deu para conhecer muita coisa, organizando bem o roteiro.

Sim, Curitiba faz jus à fama que tem! Super recomendo!