Cananeia e Ilha do Cardoso: muitas belezas naturais e golfinho no litoral sul de Sampa!

Ufa, demorei mas atualizei!



Na minha viagem para Eldorado (veja aqui), um dos passeios que foram sugeridos pelos locais foi até Cananeia com Ilha do Cardoso, localizada a mais ou menos 100 km de onde estávamos (e a mais ou menos 250 km de Sampa). E foi um passeio surpreendente!

A estradinha é meio ruim até lá, mas é um charme! Amei demais!

Cananeia é uma cidade do litoral sul paulista. Pequena e charmosa, com uma pegada antiga, ruas de paralalepípedos, essa cidade é uma das mais antigas do Brasil. Tem uma rua com restaurantes e bares, de frente ao mar, pracinha, lojinhas e casarões preservados, muito charmosa! A cidade também é famosa por ser o ponto de partida para a Ilha do Cardoso. Do píer saem os barcos para a Ilha, e o passeio até lá, por si só, já é um charme!

A Ilha do Cardoso é, na verdade, um Parque Estadual, super preservado, com belezas naturais, mata atlântica e comunidades nativas, que garante a experiência de ver um pouco da vida caiçara.

E o que nos atraiu para ir lá? A Ilha é conhecida como Ilha dos Golfinhos e, claro, quase impossível não ver um!!

Encontramos dois que nadaram por horas bem pertinho da gente, mas é difícil fotografar, tem que ter o dedo rápido. Mas eles ficam realmente do ladinho! Maravilhoso! Uma experiência única! Super recomendo!

Também é possível fazer trilhas monitoradas na Ilha, para conhecer toda a biodiversidade da região, mas, estava tão bom ficar sentada na água, vendo golfinhos, que não embarquei.

Os barcos aportam numa parte da ilha que tem restaurantes simples, que servem comida saborosa, peixes frescos e com ótimo custo. Além da cervejinha gelada, é claro. Uma delicia comer bem, gastando pouco e vendo o mar.

No local, há somente possibilidade de camping, mas os mesmos barcos que levam os turistas, os buscam no final da tarde para deixar de volta em Cananeia. Acho que passar o dia por lá é um passeio maravilhoso e imperdível! Aliás, o custo do barco é bem acessível e até mesmo negociável!

Amei o passeio, super recomendo!