Serra Negra: friozinho, romance, belas paisagens, ótimos restaurantes e muitas compras!

A estrada, com seu romântico túnel de bambus

Amo, amo, amo!! Só posso começar esse post dizendo isso! E a beleza do local, já começa pela estrada, com seu caminho de bambus, que parece um túnel! Super romântico!

Não sei se porque esta é a primeira cidade para onde eu e meu marido viajamos juntos, o que trás sempre muita nostalgia, ou se é pelo clima romântico, belas paisagens, lojas e excelentes cafés e restaurantes, mas a belíssima e aconchegante cidade de Serra Negra é umas das minhas preferidas no interior de São Paulo. Tanto é, que vira cidade destino para comemorar a maioria dos nossos aniversários de casamento!



Serra Negra é uma estância hidromineral, localizada a mais ou menos 150 km de São Paulo, com até 1300 metros de altitude em alguns pontos e cercada pela Serra da Mantiqueira. O clima é meio de montanha, sempre mais ameno, principalmente à noite! E no inverno, é perfeita para usar todos aqueles looks de frio e curtir um bom vinho na frente da lareira. Seu agradável clima de montanha, aliado às fontes de águas minerais com poderes terapêuticos e sua rica beleza natural, fazem dela uma excelente opção para finais de semana ou feriados prolongados.

Além do clima e das belas paisagens, é um excelente local para compras, com suas diversas lojas de roupas, tricôs, couro, artesanato e guloseimas… muitas guloseimas! São diversas lojas de doces, queijos, compotas e tudo mais para a gente engordar e ainda se sentir feliz com isso!

A cidade tem várias opções de passeios turísticos, e a melhor forma de conhecê-la é batendo perna mesmo. Além disso, conta com dois restaurantes excelentes, que entram na minha lista de preferidos no Brasil. Dá uma olhadinha nas opções:

Centro da cidade – lojas, cafés & restaurantes

O centro da cidade é pequeno, mas conta com diversas lojas de artigos locais, como couro, tricôs, guloseimas, etc. A Rua Coronel Penteado é a principal da cidade, com o maior número de lojas, restaurantes e cafés. Mas não deixe de passear pelas pequenas ruelas também, porque com certeza você sempre vai encontrar um achado! Você encontrará, além de diversas opções de lojas, muitos restaurantes (para todos os bolsos) e charmosas cafeterias, que servem doces fantásticos. Aproveite para conhecer, comer e descansar das muitas compras! No centro da cidade também tem muitas praças, o tradicional coreto, sempre presente na maioria das cidades do interior, a Igreja, etc. Algumas das fontes de água mineral também ficam a disposição, próximas às praças.

A praça central A praça central

Uma das fontes no centro da cidade Uma das fontes no centro da cidade

A rua principal.. só estava vazia assim, porque era bem cedo! A rua principal.. só estava vazia assim, porque era bem cedo!

Os bares que ficam ao redor da praça

Uma das Igrejas da cidade Uma das Igrejas da cidade

Uma das várias lojinhas de produtos típicos. Esta, é de cerveja artesanal Uma das várias lojinhas de produtos típicos. Esta, é de cerveja artesanal

Trenzinho Maria Fumaça

Um dos passeios mais tradicionais da cidade, agrada adultos e crianças. O trenzinho percorre toda a cidade, passando por fontes (com paradas por alguns minutos), parques, ruas do centro, etc. Uma opção perfeita para conhecer a região, e ainda, andar de trenzinho! O passeio parte do centro da cidade, da praça principal, e é bem baratinho. Dura mais ou menos 50 minutos. Imperdível!

Oba!!! Logo mais começa o passeio de trenzinho! Oba!!! Logo mais começa o passeio de trenzinho!

Teleférico & Cristo Redentor

O passeio de teleférico parte do centro da cidade e garante uma vista espetacular, não só durante o percurso de 1400 metros, mas também do alto do Pico do Fonseca, que abriga a imagem do Cristo Redentor, e está localizado a mais ou menos 1000 metros de altitude. A vista panorâmica da região é o presente! O passeio também é bem baratinho, vai agradar a todos!

Subindo!! Olha essa vista! Subindo!! Olha essa vista!

De um lado, o Cristo Redentor... De um lado, o Cristo Redentor…

...e do outro, uma das inúmeras vistas da cidade …e do outro, uma das inúmeras vistas da cidade

Disneylândia dos Robôs

A criançada vai adorar!! E até mesmo os adultos! Por fora, parece um castelinho colorido, por dentro é uma oficina de engenhocas interessantes e algumas interativas, que mais parecem a oficina do Prof. Pardal! Na entrada, veja os carros: um deles parece o Herbie, saído do filme Se meu fusca falasse. A maioria dos itens foi feito a partir de sucatas, todos funcionam e alguns são engraçados e bem barulhentos. Não deixe de subir e percorrer todos os caminhos e escadas, para chegar até o topo do `castelo`. Diversão garantida e no final, você ainda recebe um diploma e carteirinha do local. O ingresso é pago, mas é baratinho.

Mundinho colorido! Mundinho colorido!

Macaquinhos Turismo

Este parque fica mais afastado da cidade, há mais ou menos 6 km, porém de fácil acesso. Trata-se de um parque com lago, pesqueiro, áreas de piscina e piquenique, pedalinhos para passear no lago, além, claro, da atração principal: uma ilhota no meio do lago que abriga diversos macaquinhos.

Vista da ilhota com os macaquinhos Vista da ilhota com os macaquinhos

Para chegar mais pertinho, que tal um passeio de pedalinho pelo lago? Para chegar mais pertinho, que tal um passeio de pedalinho pelo lago?

Perfeito para passear em um dia de sol, também vai agradar adultos e crianças. Curta o visual da região e, quem sabe, se tiver sorte, algum macaquinho curioso, ainda chega bem pertinho! O ingresso é bem baratinho.

O rei do pedaço O rei do pedaço

Parque Fonte Santo Agostinho

O bosque de vegetação nativa abriga as fontes Santo Agostinho e Santa Luzia, além de lago e playground. Pode ser visitado por meio de trenzinhos ou a pé, partindo do centro da cidade. Local bonito e relaxante! Não deixe de levar garrafas vazias, para abastecer com as águas da fonte, que dizem ter poderes curativos e calmantes. É gratuito.

A fonte de Santa Luzia A fonte de Santa Luzia

A fonte de Santo Agostinho A fonte de Santo Agostinho

Parque Dr. Jovino Silveira

Ampla área verde que reúne quiosques para piqueniques, viveiro de pássaros, a gruta dos namorados, onde dizem que se o casal atravessar juntos e de mãos dadas nunca mais se separa, e a fonte Nossa Senhora de Lourdes. Porém, a última vez que fui nesse parque (em meados de 2015), ele estava bem abandonado, ao contrário das outras atrações da região. Não sei se voltou a ser bem cuidado, mas…. Infelizmente estava bem deserto, com ares de abandonado. Uma pena!

A gruta dos namorados A gruta dos namorados

E, como eu disse, a região abriga dois dos meus restaurantes preferidos! Só por isso, já valeria a visita na cidade!

Restaurante Sr. Bacalhau

Simplesmente maravilhoso!!! Para uma experiência gastronômica completa e incrível! Esse restaurante inclusive, já foi eleito várias vezes como um dos melhores restaurantes de bacalhau do Brasil, e, em minha opinião, totalmente merecido. Ele fica meio escondidinho, afastado do centro da cidade, numa charmosa casa da região. O ambiente é muito aconchegante e bem decorado! O serviço é impecável, com atendimento perfeito!

E o que falar dos pratos? Maravilhoso! Cardápio enxuto, porém muito bem feito. A entrada de pães e patês é uma delicia e só aguça o apetite para o prato principal que, claro, é bacalhau! As postas são de bacalhau gadus morhua, muito bem servidas com legumes e arroz. Simples, mas extremamente saboroso! Peça um vinhozinho ou um licor, para a refeição ficar completa. Para mim, é para comer ajoelhado!

O sensacional prato de bacalhau Gadus Mohrua, servido com legumes O sensacional prato de bacalhau Gadus Mohrua, servido com legumes

O arroz é servido a vontade, acompanhando o bacalhau O arroz é servido a vontade, acompanhando o bacalhau

Claro que o preço é salgado, afinal, trata-se de um bacalhau de extrema qualidade, mas, vale cada centavo!

Dica: A única coisa chata, é que não aceita cartões de crédito, ou seja, leve dinheiro ou cartão de débito. Faça reserva, está sempre lotado.

Para mais informações: http://www.srbacalhau.com.br/

Restaurante Morhua Chopp & Bar

Localizado bem no centro de Serra Negra, este excelente restaurante, especializado também em bacalhau, tem ares mais sofisticados. Ambiente elegante e mais sóbrio, com atendimento impecável. O cardápio trás várias opções, mas a especialidade da casa é o bacalhau gadus morhua. Uma extensa carta de vinhos e drinks completa o cardápio.

Neste, o prato foi muito bem servido, e veio em grande quantidade, para comer muito bem, sem medo de ser feliz! Para impressionar, este é o local! Sofisticação e excelente comida.

O bolinho de bacalhau é muuuuito bom! O bolinho de bacalhau é muuuuito bom!

Bacalhau Gadus Morhua, é muuuita comida! Serve bem três pessoas, comendo bem Bacalhau Gadus Morhua, é muuuita comida! Serve bem três pessoas, comendo bem

Os preços são salgados, mas era o esperado, dado a qualidade da comida e sofisticação do ambiente. Também é recomendado para fazer reserva.

Ao contrario do Sr. Bacalhau, que acho perfeito para almoço, este é mais interessante para o jantar, a luz de velas.

O restaurante não tem site, mas dê uma olhadinha na pagina do face: https://www.facebook.com/morhuarestaurante

Cafeteria Brazillian Coffee

A cidade conta com diversas cafeterias e docerias charmosas! E essa é a minha preferida. Sempre que estou na cidade, é imprescindível ir la comer o bolo de limão! Adoro!! E fico ainda mais feliz de saber que ele sempre continua bom!

A cidade de Serra Negra conta também com centenas de opções de hospedagem, para todos os bolsos e estilos. São hotéis sofisticados, hotéis simples, pousadas, hotéis fazenda, etc. Vale fazer uma boa pesquisa. Um dos pontos negativos da cidade, é que a hospedagem costuma ter preços bem salgados, até mesmo nos mais simples.

Eu e meu marido, sempre ficamos hospedados no mesmo local (também por uma questão de nostalgia, hehehe) um hotel bem simples da região, mas o suficiente para nos acomodar bem, com um bom café da manhã, limpo, com piscina e atendimento bem simpático, ao estilo familiar. Dentre as diversas e caras opções de hospedagem da região, este tem um preço acessível.

Para quem quiser conhecer, segue o site do Hotel Pousada Casarão: http://www.hotelpousadacasarao.com.br/

A piscina do hotel A piscina do hotel

É isso!! Amo a cidade, e super, super recomendo conhecer, mesmo que somente para um final de semana! Diversão e ótimos momentos são garantidos!!!

Para mais informações: http://www.serranegra.com.br/

E um brinde a Serra Negra!

1009328_575958369114925_521781298_o Frio, vinho, lareira e clima de romance! Precisa de mais alguma coisa? \o/

Bolo de limão delicioso da cafeteria Brazillian Coofee
O maravilhoso e tipico Café da Montanha