Uma das coisas que adoramos fazer nos finais de semana, e que até está em evidência de uns tempos para cá, é o turismo rural! Acho uma forma perfeita de curtir a natureza, comer bem e passar um dia tranquilo e relaxante fora da correria do dia a dia na capital!
Desta vez, o escolhido foi o Sítio Sassafraz, localizado em Itupeva, no chamado “Circuito das Frutas” do interior, a mais ou menos 90 km de Sampa. Aliás, o Sítio investe bastante na propaganda do turismo rural, e eu já até tinha visto que ficava bem cheio as finais de semana.
O restaurante, onde é servido o farto café da manhã rural
E, realmente, quando chegamos ao local quase desistimos, pois tinha bastante gente mesmo! O estacionamento estava lotado (é gratuito) e a fila na entrada do local estava bem longa. Mas como já estávamos lá decidimos ficar e curtir, mesmo sabendo que, com tanta gente, a ideia de dia relaxante na natureza, já não seria a mesma.
Bastante gente aguardando mesa, mas a espera estava bem organizada
Acho que um dos pontos do porque o local fica tão lotado (além da propaganda e divulgação) é o concorrido café da manhã rural, preparado em fogão à lenha, que acontece aos finais de semana, das 08:00 às 12:30 hs. São mais de 60 itens, feitos com ingredientes cultivados na propriedade, entre pães caseiros, tortas, bolos, coxinhas, pão de queijo, linguiça caseira, polenta, mandioca, cuscuz, tortas salgadas deliciosas, frutas, sucos naturais, requeijão caseiro, geleias, doces típicos de fazenda, etc. Realmente é muito, muito farto e é comida que não acaba mais. Para comer como se não houvesse amanhã! E estava tudo bem gostoso, fora os sucos que achei meio aguados. O preço é bom, com valor fixo e condizente com o que é oferecido, para comer a vontade.
Depois de 40 minutos de espera, conseguimos uma mesa no deck, com uma linda vista
O único ponto ruim é que, devido ao movimento, tivemos que aguardar mais ou menos 40 minutos para conseguir uma mesa. Mas a espera estava bem organizada, com senha e enquanto estamos na fila, uma funcionária do local passa com bandejas de salgadinhos, suco natural, etc, para aplacar a fome de quem esta aguardando sua vez! E tivemos sorte de conseguir uma mesa no deck, com uma linda vista! Então, valeu a pena esperar!. Mas claro, no buffet, também tem uma fila para pegar comida, mas nada que não dê para encarar.
Muita fartura!
Tortas deliciosas,pão de queijo e fogão a lenha! Muitas opções de doces! Essa é só uma parte da mesa!
Depois do café da manhã é hora de fazer o turismo pelo local. A primeira parada é no Armazém, que tem vários produtos típicos e caseiros a venda, além de oferecerem o sistema de “colhe e paga” de frutas e verduras. A gente recebe uma cestinha e uma tesoura e pode andar a vontade pela horta e pelo pomar do local, para colheita de verduras e frutas da época.
O Armazém vende produtos típicos e fornece a cesta e tesoura para a colheira das frutas e verduras
Tão legal quanto poder colher direto do pé, é andar pelas plantações e ter a sensação de um perfeito dia no sítio. As frutas que estavam disponíveis para colheita, são as de época, então tinham muitas goiabas e mangas, já as demais, ainda estavam verdes. Mas adorei essa “brincadeira”. Fora que é muito gostoso comer algo direto do pé! Depois é só levar a cestinha com os produtos até o Armazém, pesar, pagar e levar para casa!
Sistema “Colhe e Pague” de frutas e verduras. É só colher direto do pé, colocar na cestinha e depois pesar a pagar pelos itens. Colhendo alface! Muitas frutas! Pena que as bananas estavam verdes! Delícia! Muitas mangas!
Além disso, no local também tem alguns animais, um passeio de trenzinho puxado a trator para adultos e crianças, passeio a cavalo para crianças, um playground e um lago. Então também dá para levar a garotada para se divertir!
Animais do sítio Um lago para relaxar
Claro que se o local tivesse mais vazio, o dia seria muito mais relaxante. Mas mesmo assim valeu a pena o passeio!
Para saber mais: http://www.sitiosassafraz.com.br/