Gaudí Barcelona 1900: mais uma exposição imperdível no Instituto Tomie Ohtake!

Gaudí Barcelona 1900

Adoro e tento ir, em todas as exposições importantes do Instituto Tomie Ohtake, sempre muito bem organizadas e com acervo muito rico.

E Gaudí não foi diferente: é mais um sucesso do Instituto. A exposição foi organizada em homenagem aos 90 anos de sua morte, e traz um acervo muito interessante, composto por 46 maquetes, sendo 4 delas em escala monumental, além de 25 peças entre objetos e mobiliário criados pelo famoso arquiteto catalão.

Famoso pela criação de igrejas e casas com formas geométricas ousadas em Barcelona, entre elas a Basílica da Sagrada Família, o espanhol fez sua fama e inspirou diversos artistas. Aliás, a mostra foca especialmente em várias peças da famosa igreja, que se “juntam” no final, numa linda foto.

A foto da Basílica da Sagrada Família, mostra como todas as peças e maquetes do exposição se "juntam", nesse belissímo resultado A foto da Sagrada Família mostra como todas as peças e maquetes se “juntam”, garantindo esse belíssimo resultado!

A maquete da Basílica. Se já é linda assim, imagem a obra fina? A maquete da Sagrada Família. Se já é linda assim, imagem a obra final?

img_5019

Pináculo de uma das torres da Basílica Pináculo de uma das torres da Basílica

Detalhes da clausura Detalhes da clausura

Hora de olhar para cima! Hora de olhar para cima!

Enorme! Enorme!

Umas das maquetes de casas construídas pelo arquiteto Umas das maquetes das muitas outras obras do arquiteto, e….

...ao lado, a foto mostrando o resultado final …ao lado, a foto mostrando o resultado final

Obras da arquitetura, ricas em formas e movimentos Obras da arquitetura, ricas em formas e movimentos

A maquete de mais uma obra, e ao fundo a foto do local depois de "pronto"! A maquete de mais uma obra, e ao fundo a foto do local depois de “pronto”!

Várias maquetes, inclusive, são acompanhadas da foto original da obra, para que o visitante possa ter uma ideia mais concreta do resultado.

Além das obras de Gaudí, a mostra apresenta também cerca de 40 trabalhos de outros artistas e artesãos contemporâneos de Gaudí, na Barcelona dos anos 1900, como Ramón Casas, Santiago Rusiñol etc.

Maquete de artistas que se inspiram na obra de Gaudí Maquete de artistas que se inspiram na obra de Gaudí

Obra de artistas contemporâneos a Gaudí, complementam a mostra Obra de artista contemporâneo a Gaudí, enriquece a mostra

Mobiliário original de época Mobiliário original de época

Mesa de Frederic Vidal, um dos artesãos dos anos 1900... Mesa de Frederic Vidal, um dos artesãos dos anos 1900…

Olha a riqueza dos detalhes, toda em mini pérolas …..e olha a riqueza dos detalhes, toda em mini pérolas

E não são somente arquitetos que vão se interessar! Imperdível para o público em geral!!!

Dica: compre ingressos antecipados, para garantir a sua entrada sem muito tempo de fila. As exposições no Instituto são sempre disputadas e tem longas filas para quem deixa para comprar no local; além de correr o risco de não ter ingressos disponíveis para o dia.

Para saber mais: http://www.institutotomieohtake.org.br/