Vinhedo: cidade pequena e charmosa, no interior de São Paulo, com almoço no restaurante Maria Zabbé!

A entrada da cidade

Vinhedo é mais uma das opções interessantes, localizada no interior e bem pertinho da capital, para um bate e volta! Muito charmosa e bem cuidada, a pequena cidade oferece atrações e passeios gratuitos, além de ter charmosos restaurantes!

Logo na entrada, o portal localizado em meio a praças e muito verde, nos dá as boas vindas!

Vou listar alguns dos pontos turísticos, que valem uma paradinha para conhecer e fotografar! Claro que, além dos abaixo, vale lembrar que Vinhedo também é a cidade do Hopi Hari.

Museu do Imigrante

Localizado logo na entrada da cidade, infelizmente estava fechado. Mas tem um jardim bem bacana para passear e rende boas fotos. Por fora, da para ver que é um conjunto arquitetônico bem interessante, que possui além dos prédios, uma arena para eventos meio no estilo romano.

Museu do Imigrante Museu do Imigrante

Portal do Cristo (mirante)

Localizado num dos pontos mais altos da cidade, está a imagem do Cristo, datada de 1976. Proporciona uma vista panorâmica da cidade e região. Achei que o parque ao redor está um pouco mau cuidado, bem como a estátua. Mas vale a visita para ver a cidade do alto.

Mirante do Cristo Mirante do Cristo

O Cristo

O Cristo

A linda vista da cidade, vista no mirante A linda vista da cidade, vista no mirante

Mosteiro de São Bento de Vinhedo

Em 1958 os monges escolheram Vinhedo para sua morada e construíram um prédio de arquitetura moderna e única. Local muito agradável e relaxante, esta muitíssimo bem cuidado e, além da Igreja, conta com um jardim com muito verde. Aos domingos, tem missa com canto gregoriano. Na entrada da Igreja, os produtos de padaria, feito pelos monges do local, muito saborosos e com preço ótimo, estão à venda para o público em geral. Adorei o local!

A entrada do Mosteiro, muito bem cuidado e relaxante A entrada do Mosteiro, muito bem cuidado e relaxante

Bela e moderna arquitetura Bela e moderna arquitetura

Diferente e moderna também por dentro Diferente e moderna também por dentro

Muito verde nos jardins Muito verde nos jardins

Claro que não tinha como resistir aos pães e doces, para levar pra casa! Claro que não tinha como resistir aos pães e doces, para levar pra casa!

Represa João Gasparini

Muito relaxante, com uma enorme represa e morada de vários patinhos que circulam por lá, está cercada de verde. Conta também com uma estrutura um pouco rústica, para caminhadas, ginástica e quadras de esporte. Muito agradável e relaxante! É um dos cartões postais da cidade! Perfeito para uma caminhada ao ar livre!

Para uma caminhada relaxante ao ar livre Para uma caminhada relaxante ao ar livre

Morada de vários patinhos! Morada de vários patinhos!

Igreja Matriz de Sant´Ana

Principal igreja da cidade, localizada na praça principal, a construção impressiona especialmente considerando que se trata de uma cidade pequena. É datada de 1958, mas pena que estava fechada, então não foi possível conhecê-la por dentro.

A Igreja é bem imponente A Igreja é bem imponente

Praça Francisco Hitner

Nesta cidade com tantas praças, esta é uma das que se destaca, especialmente por que recebeu uma aeronave da Força Aérea, um avião modelo AT-26 Xavante (somente carcaça) que está exposto no local. Junto ao Xavante, há uma placa em homenagem aos ex-pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira), filhos de Vinhedo, que estiveram em serviço na 2ª Guerra Mundial e foram combatentes na Itália.

Uma das muitas praças da cidade Uma das muitas praças da cidade

O Xavante O Xavante da Força Aérea Brasileira

Homenagem da cidade Homenagem da cidade

Adega Família Ferragut

Na cidade dos vinhos, essa foi a adega escolhida para conhecermos, pois trata-se da maior adega na cidade. Logo na entrada, podemos ver pés de frutas forrados com mangas, além de diversas parreiras. Tem uma loja com venda dos vinhos produzidos por eles e outros produtos típicos. Inclusive, um dos maiores parques da cidade, com várias opções de lazer, é Parque Ferragut, localizado logo na entrada. Mas este parque não deu tempo de conhecer.

A entrada da lojinha A entrada da lojinha

As árvores forradas de frutas dão as boas vindas As árvores forradas de frutas dão as boas vindas

Muitas parreiras no local Muitas parreiras no local

Restaurante e Bar Maria Zabbé

Foi o escolhido para um almoço muito agradável, ambiente com linda decoração ao estilo rústico, ótimos preços e comida muito saborosa! Adorei o local! Além da entradinha de salada e do prato principal, as sobremesas caseiras, com cara de vó, são à vontade! E ainda como agradinho, tem petiscos como amendoim e batidas muito saborosas, para ir matando o tempo e a fome enquanto o almoço não chega! Vale super a pena, excelente custo-benefício!

A charmosa entrada do restaurante A charmosa entrada do restaurante

Ambiente muito agradável e charmoso! Ambiente muito agradável e charmoso!

A saladinha de entrada está inclusa no preço do prato principal A saladinha de entrada está inclusa no preço do prato principal

Suco natural delicioso e refrescante Suco natural delicioso e refrescante

Risoto Baião de dois, delicioso! Risoto Baião de dois, delicioso!

Filet de peixe ao molho, com risoto al limone, delicioso também! Filet de peixe ao molho, com risoto al limone, delicioso também!

A hora da perdição: diversas sobremesas caseiras a vontade! A hora da perdição: diversas sobremesas caseiras a vontade!

Adorei a cidade, super recomendo para um passeio!! E além dos que listei, conta ainda com sítios para turismo rural, muitas adegas, restaurantes igualmente bacanas, etc! Vale a visita!

Para saber mais sobre a cidade: http://www.vinhedo.sp.gov.br/cultura-e-turismo/pontos-turisticos/

Para saber mais sobre o restaurante: http://www.mariazabbe.com.br/