Farol Santander: o icônico e famoso edifício Altino Arantes (antigo Banespão)é uma das melhores e mais históricas atrações do centro de Sampa!

Em 1939, começaram as obras de uma das construções icônicas de São Paulo, o Edifício Altino Arantes, conhecido também como Banespão. Sua fachada e arquitetura foi inspirado no Empire State Building, em Nova York.

E para a alegria de quem curte história e cultura, o prédio foi reinaugurado como Farol Santander, e é um dos melhores e, no momento, um dos mais concorridos passeio cultural de Sampa! E super mega recomendo, principalmente o tour com ingresso para a visitação completa! Imperdível!

Começamos no 2º, 3º e 5º andares, que são reservados para contar um pouco mais da história do prédio.  Inclusive é chamado de Memória. Por lá, podemos assistir um vídeo, navegar por uma linha do tempo e conhecer os antigos ambientes do banco, que foram totalmente restaurados e mantidos exatamente como eram na década de 40. Tem a sala do gerente, da diretoria, o atendimento ao cliente, etc.  No 4° andar, existe uma instalação permanente do Vik Muniz, a Vista 360, com fotos da vista do mirante que foi reproduzida pelo artista usando mais de 20 toneladas de sucata do próprio prédio.


https://youtu.be/Miw0DJbzsuU

https://youtu.be/w0SpxrHZFBg

 

Pulando para o 21º andar encontramos uma pista de skate que pode receber até 12 pessoas ao mesmo tempo e é ocupada por um circuito street com rampas e obstáculos, além de grafites nas paredes do local. O valor da pista, será cobrado a parte ao ingresso.

 

Nos dois andares seguintes, se encontram exposições de arte imersiva, que aliás, eu amo. A Exposição Tubo, que, claro, rende centenas de selfies, interessantíssima! e a Exposição do 23, por Haroon Mirza feat. Nik Void e Tim Burgess

Tubo é uma obra imersiva e interativa, desenhada para imergir o visitante em paisagens.

TUBO utiliza a arquitetura retangular do 22º andar do Farol Santander, o skyline e o céu de São Paulo para causar nos visitantes a sensação de caminhar nas alturas.

Essa instralação representa o símbolo do signo astrológico e da constelação de Aquário. O trabalho faz referência a ciência, xamanismo e inteligência artificial nos vídeos, que atuam ao lado de uma composição de sinais elétricos ao vivo.

A área mais esperada, como não poderia deixar de ser, é o mirante do 26° andar, que conta com uma das vistas mais famosas da cidade. Para olhar e admirar, tirar muitas fotos e selfies. E do alto, da para ver tudo de Sampa! Ate o Pico do Jaraguá!

Por lá, encontramos também uma nova unidade do Café Suplicy, que oferece lanches e almoços e ainda faz no fim de semana um brunch. O local é bem gourmet e tem preços salgados, mas um cardápio bem interessante. O que vale mesmo no café, e relaxar depois de todo esse passeio e curtir a vista!

Dica: o passeio lota, então compre seu ingresso na internet, para o primeiro horário.

Para saber mais: https://www.farolsantander.com.br/